Batalha das picapes: nova Fiat Strada 1.0 Turbo deixa a Chevrolet Montana 1.2 comendo poeira?
A guerra das picapes compactas esquentou com o lançamento da nova Fiat Strada Cabine Dupla 1.0 Turbo 2025 e a Chevrolet Montana 1.2 Turbo 2025. Mas, afinal, qual delas oferece mais vantagens para quem está pensando em comprar uma picape 0 km?
Quando falamos em picapes compactas, a Fiat Strada sempre teve uma posição de destaque, especialmente com a introdução da versão cabine dupla. Agora, em 2025, a Fiat traz a nova Strada Cabine Dupla 1.0 Turbo, que promete manter essa liderança. Por outro lado, a Chevrolet Montana chega com seu modelo 1.2 Turbo, também de cabine dupla, buscando conquistar seu espaço nesse mercado acirrado. A questão é: qual delas compensa mais?
Motor e consumo da Fiat Strada e Chevrolet Montana
A Fiat Strada Cabine Dupla 1.0 Turbo 2025 vem equipada com um motor 1.0 turbo de 130 cavalos e torque de 20,4 kgf.m, acoplado a um câmbio CVT de sete velocidades. Já a Chevrolet Montana 1.2 Turbo 2025 traz um motor 1.2 turbo com 133 cavalos e torque de 21,4 kgf.m, combinado com um câmbio automático de seis marchas. Embora a Montana tenha um leve aumento em potência e torque, a Strada se destaca por ter uma relação peso-potência mais eficiente, o que se reflete em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, contra 10,1 segundos da Montana.
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
Além do motor, no quesito consumo, a Fiat Strada leva a melhor na cidade, fazendo 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. A Montana, por sua vez, entrega 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, ambas são praticamente equivalentes, com a Strada registrando 9,4 km/l no álcool e 13,2 km/l na gasolina, enquanto a Montana faz 9,3 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.
Conforto e espaço interno
Agora, se o seu foco é o conforto, a Chevrolet Montana começa a ganhar pontos. O espaço interno traseiro da Montana é superior ao da Fiat Strada, sendo mais adequado para quem tem uma família maior ou precisa acomodar passageiros com mais conforto. A Strada, apesar de eficiente na frente, deixa a desejar no espaço traseiro, sendo apertada e pouco prática para quem tem mais de dois passageiros no banco de trás.
Dimensões e capacidade de carga
Quando olhamos para as dimensões, a Chevrolet Montana também se destaca, sendo mais comprida, larga e alta do que a Fiat Strada. A Montana mede 4,71 metros de comprimento, 2,80 metros de entre-eixos e 1,79 metros de largura, enquanto a Strada mede 4,44 metros de comprimento, 2,73 metros de entre-eixos e 1,73 metros de largura. Além disso, a Montana possui uma caçamba maior, com capacidade de 874 litros contra 844 litros da Strada. No entanto, a Strada ainda é a preferida para trabalhos mais pesados, com uma capacidade de carga útil de 650 kg, superando os 600 kg da Montana.
Escolha entre a Fiat Strada Cabine Dupla 1.0 Turbo 2025 e a Chevrolet Montana 1.2 Turbo 2025 depende muito…
No final das contas, a escolha entre a Fiat Strada Cabine Dupla 1.0 Turbo 2025 e a Chevrolet Montana 1.2 Turbo 2025 depende muito do seu perfil de uso. Se você busca uma picape robusta, com bom desempenho, economia de combustível e não precisa de muito espaço traseiro, a Fiat Strada é a sua melhor opção. Ela ainda oferece um pós-venda sólido, uma melhor revenda e se destaca nas vendas gerais.
Por outro lado, se conforto, espaço interno e um design um pouco mais refinado são importantes para você, a Chevrolet Montana pode ser a escolha certa, especialmente se você tem uma família maior. Ambas as picapes têm seus pontos fortes e fracos, e cabe a você decidir qual atende melhor às suas necessidades. De qualquer forma, ambas são excelentes escolhas no segmento de picapes compactas com cabine dupla.