A construção da nova ferrovia promete gerar milhares de empregos e impulsionar o desenvolvimento do Brasil. O empreendimento, liderado pela empresa Rumo, contará com um investimento de R$ 11,2 bilhões, visando transformar a infraestrutura de transporte e fortalecer a economia nacional.
A obra de construção da nova ferrovia que promete transformar o Brasil está prestes a mudar o jogo no agronegócio brasileiro. Com um investimento gigante de R$ 11,2 bilhões e a promessa de gerar mais de 230 mil empregos, essa gigantesca obra de infraestrutura promete revolucionar a logística do Brasil, conectando regiões produtoras e impulsionando a exportação de grãos. Confira os detalhes da ferrovia que está prestes a colocar o Brasil no topo do mercado global.
Obras de construção da nova ferrovia promete gerar mais de 200 mil novos empregos
A expansão da ferrovia Ferronorte promete revolucionar o agronegócio em Mato Grosso. Com um investimento de R$ 11,2 bilhões, o projeto vai gerar 230 mil empregos e mudar a logística do transporte de grãos no Brasil. A obra de construção da nova ferrovia é um marco na construção de uma infraestrutura robusta para o transporte de soja e milho.
A ferrovia ligará Rondonópolis e Cuiabá, com futura expansão até Lucas do Rio Verde. Serão 650 km de trilhos, facilitando o escoamento da produção agrícola e reduzindo os custos de frete. Além disso, essa nova ferrovia fortalecerá o Brasil como um dos líderes globais na exportação de commodities.
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A Ferronorte é vital para melhorar a logística do agronegócio, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Isso fortalece a competitividade do Brasil no mercado internacional de commodities. Operada pela Rumo Logística, a nova ferrovia, que criará diversos empregos, conectará regiões produtoras ao Porto de Santos, principal saída para a exportação de grãos.
Além dos benefícios econômicos, a obra de construção da nova ferrovia criará mais de 230 mil empregos diretos e indiretos. Essa integração logística facilitará o transporte de grãos e promoverá o desenvolvimento de outras áreas produtivas.
O investimento na nova ferrovia, que criará milhares de empregos, já está aprovado e tem como objetivo aumentar a eficiência na exportação dos produtos agrícolas brasileiros.
A obra de construção da nova ferrovia deve começar em breve, com estimativa de operação do trecho Rondonópolis-Cuiabá em 2025. A segunda fase, que se estende até Lucas do Rio Verde, será concluída em 2028. Investimentos na ferrovia é um passo fundamental para fortalecer o agronegócio brasileiro e garantir que o país mantenha sua posição como potência mundial.
Entenda os benefícios da construção da nova ferrovia
Além de interligar rodovias e ferrovias, a Ferronorte reduz os custos de transporte para os produtores de Mato Grosso. Essa integração é essencial para garantir que os produtos cheguem aos portos de forma mais rápida e eficiente. Como resultado, os custos operacionais diminuem, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro.
O Megainvestimento de R$ 11,2 bilhões em obras de infraestrutura é um verdadeiro motor de desenvolvimento econômico para o Brasil. Mato Grosso, já considerado o maior produtor de grãos do país, terá sua capacidade produtiva e exportadora amplamente ampliada com a nova ferrovia.
A renovação da concessão da Rumo Logística pela ANTT está em fase final de aprovação e, assim que assinada, dará início à obra de construção da nova ferrovia. O governo e a iniciativa privada esperam que esse projeto seja um divisor de águas para a logística e transporte no Brasil, especialmente no agronegócio.
Esse projeto de ferrovia também representa uma oportunidade para o Brasil fortalecer sua liderança no mercado global de grãos. Com a redução dos custos de transporte, o país se torna ainda mais competitivo, atraindo novos investimentos para o setor. A Ferronorte desempenha um papel essencial nessa nova fase de crescimento.
A ampliação da Ferronorte é parte de um plano ambicioso que prevê a construção de uma nova ilha ferroviária, conectando o Sul de Mato Grosso, passando por Cuiabá e chegando até o Médio-Norte. Serão 743 quilômetros de ferrovia, integrando o estado à malha ferroviária federal e facilitando o transporte de grãos até o Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
Obras de construção da nova ferrovia aumentará 10 milhões na capacidade de carga
Segundo informou ao Cenário MT, Pedro Palma, CEO da Rumo, a nova ferrovia será fundamental para transportar a produção crescente de grãos de Mato Grosso, especialmente soja e milho, destinados aos mercados internacionais, com foco especial no Sudeste Asiático, que absorve 85% da produção brasileira. O primeiro terminal desta expansão já está sendo construído em Primavera do Leste, a cerca de 160 quilômetros de Rondonópolis, e o próximo grande passo será a chegada a Lucas do Rio Verde.
Com a expansão da Ferronorte, o Porto de Santos também será ampliado para atender à nova demanda, com um aumento previsto de 10 milhões de toneladas na capacidade de carga. Ivam Jardim, consultor da Agência Porto Consultoria, ressalta que a eficiência do transporte ferroviário será um diferencial importante, barateando os custos de exportação e tornando o porto ainda mais competitivo se comparado com os Portos do Arco Norte, como Barcarena, no Pará, e Itaqui, no Maranhão.
Essa obra que criará milhares de empregos deve reposicionar a rota de exportação de grãos, que atualmente flui em grande parte por rodovias, direcionando-a para a ferrovia.
A Rumo já investiu significativamente na infraestrutura da Malha Paulista, que conecta a Ferronorte ao Porto de Santos, garantindo que a produção de grãos de Mato Grosso chegue ao seu destino internacional sem gargalos logísticos.