1. Início
  2. / Economia
  3. / Nova fábrica de cachaça no Ceará inova ao utilizar energia solar e prevê a criação de 400 novos empregos
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova fábrica de cachaça no Ceará inova ao utilizar energia solar e prevê a criação de 400 novos empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/03/2023 às 11:45
Atualizado em 10/03/2023 às 00:40
Nova fábrica de cachaça no Ceará inova ao utilizar energia solar e prevê a criação de 400 novos empregos
Foto: Divulgação

Empresa de bebidas alcoólicas acaba de inaugurar uma nova fábrica no Ceará, gerando centenas de novos empregos. A unidade é abastecida com 90% de energia solar.

Uma nova fábrica da Diageo, uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas do mundo, chega ao Ceará, gerando diversos empregos e inovando com o uso de energia solar. A empresa é dona de marcas como o uísque Johnnie Walker, a vodca Smirnoff e o gin Tanqueray. No Brasil, a multinacional está realizando diversos investimentos em sua cachaça Ypióca, adquirida há 11 anos.

Fábrica da Diageo conta com mais de 1,8 mil painéis de energia solar

A bebida está sendo produzida em uma nova fábrica da empresa no Ceará, no município de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, com os recursos mais avançados de envasamento e distribuição. Os 1.826 painéis de energia solar instalados na nova fábrica, que está gerando diversos empregos, contam com capacidade para gerar 931,26 kWp. Além disso, são responsáveis por 90% da eletricidade que move a unidade. A sustentabilidade é um elemento essencial na operação.

A nova fábrica da Diageo no Ceará foi entregue nesta segunda-feira (3) e contou com a presença de Elmano de Freitas (PT), governador do estado, e uma comitiva de secretários, além de representantes do setor empresarial do estado.

Foram investidos R$ 250 milhões no empreendimento, com a oferta direta de 400 empregos, onde 41% desta equipe é formada por mulheres. Essa equipe produzirá, anualmente, 12 milhões de caixas de nove litros de cachaça.

Nova fábrica no Ceará é um dos investimentos mais relevantes da empresa

O parque industrial que utiliza energia solar conta com 90 mil metros quadrados, sendo 23 mil de área construída. Segundo a presidente da empresa no Brasil, Paula Lindenberg, a empresa conta com iniciativas sustentáveis em sua nova fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contar com projetos que geram impactos positivos às comunidades que estão em seu entorno, gerando empregos e renda. O resultado é uma das unidades de produção de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no país.

A executiva ressaltou que a expansão do parque industrial da Diageo é um dos investimentos mais relevantes da empresa no mundo inteiro nos últimos 10 anos. Presente em mais de 180 países, a empresa contou com uma ampliação de 9% global de vendas.

Na América Latina, esse percentual chegou a 22%. Segundo Paula Lindenberg, o país é um mercado estratégico para a empresa. Com tradição de quase duas décadas, a Ypióca, do Ceará, é uma das marcas mais conhecidas do Brasil e, segundo Lindenberg, lidera o mercado acirrado de cachaças premium.

Baixo impacto ao meio ambiente

As inovações e o baixo impacto ao meio ambiente da nova fábrica da empresa em Itaitinga, no Ceará, foram extensamente destacados durante a inauguração da unidade, que gerou diversos empregos. Além do uso da energia solar como base para a geração de eletricidade para as operações do complexo, haverá o uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio.

Segundo os responsáveis pela nova fábrica da empresa, apenas a economia de eletricidade da planta, gerada pelos painéis solares, tem capacidade para abastecer 800 casas. Haverá também uso de lâmpadas de LED em todo o parque.

A expansão da unidade em Itaitinga permitirá à empresa, que se instalou no Ceará com a compra da Ypióca, criada ainda no século 19, expandir suas operações com outros rótulos da marca. Atualmente, a gigante multinacional oferece 43 produtos de cachaça, todos produzidos a partir do complexo na região metropolitana de Fortaleza.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos