Volkswagen confirma nova picape intermediária com design robusto, motor potente e promessa de substituir a veterana Saveiro
A Volkswagen está acelerando os preparativos para o lançamento da Udara, sua mais nova caminhonete intermediária, que promete balançar o segmento dominado por Fiat Strada e Chevrolet Montana.
Prevista inicialmente para o primeiro semestre de 2026, a estreia foi adiada, mas por um bom motivo: a marca alemã quer um produto mais completo e competitivo. Agora, o início da produção em série (SOP) deve ocorrer no último trimestre de 2025, o que empurra a chegada às lojas para o fim de 2026 ou início de 2027.
Com R$ 3 bilhões em investimentos, o projeto Udara faz parte da nova fase industrial da montadora no Brasil e será produzido em São José dos Pinhais (PR), onde também nasce o SUV T-Cross.
Essa escolha estratégica permitirá à Volkswagen aproveitar parte da estrutura já existente e garantir custos de produção mais enxutos, um fator importante na guerra de preços entre as picapes compactas.
Design inspirado no T-Cross e alma de picape robusta
De acordo com o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, a Udara será uma caminhonete “linda” e voltada ao lifestyle, mesclando estilo urbano e espírito aventureiro.
Já o presidente da Volkswagen América Latina, Alexander Seitz, destacou que também haverá versões voltadas ao trabalho, fazendo da Udara a sucessora natural da clássica Saveiro.
-
Cansado do pedal esquerdo? Conheça os 19 carros baratos, automáticos e confiáveis de até R$ 70 mil que valem mais a pena que um 0km
-
Volkswagen Tera assume a ponta como o carro mais vendido do Brasil em outubro, superando Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo na disputa acirrada dos compactos
-
4 carros usados que são confiáveis, econômicos e de manutenção barata, que custam entre R$ 42 mil e R$ 85 mil e são um ótimo custo-benefício; modelos da Honda, Hyundai, Volkswagen e Fiat
-
Quer espaço de sobra? Novo SUV supera Corolla Cross e Jeep Compass no volume de bagagem
O design seguirá linhas semelhantes às do SUV T-Cross, mas com proporções mais musculosas e imponentes.
A carroceria será do tipo monobloco, e da dianteira até as portas dianteiras o modelo compartilhará praticamente todos os componentes com o T-Cross, incluindo o para-brisa, colunas A e B, motorização, freios e cubos de roda dianteiros.
A partir da coluna B, tudo muda: estrutura inédita para cabine dupla, caçamba generosa e suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, uma escolha inspirada na Fiat Strada para elevar a capacidade de carga.
Visualmente, a Udara deve combinar elegância e robustez, o tipo de caminhonete que tanto pode enfrentar o trabalho pesado quanto desfilar com estilo no asfalto.
Motor 1.4 turbo flex de 150 cv e planos de versão híbrida
Sob o capô, a Volkswagen Udara trará o conhecido motor 250 TSI, o mesmo dos T-Cross Highline e Extreme. Trata-se de um 1.4 turbo flex de 16 válvulas e injeção direta, capaz de entregar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível.
Esse conjunto já é elogiado por oferecer excelente equilíbrio entre desempenho e consumo, prometendo uma picape ágil e eficiente tanto para o trabalho quanto para o lazer.
Mas a montadora quer ir além.
Segundo informações internas, a empresa estuda incluir configurações híbridas em uma segunda fase do projeto: uma versão híbrida leve de 48 V e outra híbrida plena, baseada no novo motor 1.5 TSI Evo2 flex.
Caso confirmadas, essas versões fariam da Udara uma das primeiras picapes híbridas nacionais — um marco para o segmento.
Tamanho e posicionamento: entre Strada e Toro
Com 4,75 m de comprimento, 2,80 m de entre-eixos, menos de 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, a Udara terá porte semelhante ao da Chevrolet Montana, mirando uma faixa de mercado intermediária entre Fiat Strada e Fiat Toro.
A estratégia é clara: substituir a Saveiro e ocupar um espaço que hoje cresce em vendas e visibilidade, o das picapes médias-compactas com visual moderno e tecnologia SUV.
O uso da plataforma MQB A0 — a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross — garante versatilidade, segurança e custo-benefício.
A aposta da Volkswagen é conquistar não só os profissionais que usam a picape para o trabalho, mas também o público que busca conforto, tecnologia e conectividade sem abrir mão da robustez.
Um novo capítulo na história das picapes brasileiras
Mais do que um simples lançamento, a Udara representa um reposicionamento da Volkswagen no mercado nacional.
Após anos com a Saveiro como principal representante, a marca volta a mirar alto, trazendo um produto que combina design, tecnologia e eficiência mecânica.
A picape chegará para enfrentar rivais já consolidados, mas com a vantagem de carregar o DNA de qualidade alemã e a tradição da Volkswagen no Brasil.
O nome “Udara” — ainda provisório, mas cada vez mais provável, tem sonoridade leve e moderna, reforçando o apelo de lifestyle pretendido pela marca.
E você, leitor, o que acha? A Volkswagen Udara tem potencial para superar Fiat Strada e Chevrolet Montana, ou chegará tarde demais a essa disputa que já esquenta o mercado brasileiro?
Deixe sua opinião nos comentários.