Perua híbrida alia autonomia de carro a diesel, tecnologia de ponta e preço de entrada, em uma nova aposta da BYD para mercados além dos SUVs.
A BYD apresentou na China a Seal 06 DM‑i Wagon, nova station wagon híbrida que combina eficiência e versatilidade a um preço equivalente ao de carros populares.
O modelo traz autonomia de até 2.000 km, consumo médio que pode chegar a 31,7 km/l e um valor inicial de 109.800 yuans (cerca de US$ 15.320 ou R$ 81.160).
Design moderno e espaço interno ampliado
A Seal 06 segue o estilo “Ocean” da marca, já presente no Seal e no Dolphin vendidos no Brasil.
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Possui linhas elegantes, com faróis LED finos, grade trapezoidal invertida e frente limpa, resultando em visual moderno e aerodinâmico.
Mede 4.850 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.505 mm de altura e entre-eixos de 2.790 mm.
Oferece porta-malas de 670 litros, que se expande para 1.535 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Motorização híbrida DM‑i de última geração
O conjunto híbrido combina motor 1.5 litro a gasolina (101 cv) com motor elétrico que atinge até 218 cv, totalizando torque de até 32,2 kgfm, conforme a versão selecionada.
A bateria LFP (fosfato de ferro e lítio) oferece até 150 km de autonomia elétrica no ciclo CLTC (ciclo chinês), com capacidade de 18,7 kWh.
Com tanque cheio de 65 litros é possível alcançar os 2.000 km de autonomia combinada informados pela BYD.
O consumo divulgado varia de 31,7 km/l a 23,5 km/l, dependendo do tipo de uso.
Esse desempenho aproxima a station wagon do sedã King com tecnologia DM‑i, disponível no Brasil para clientes que buscam eficiência e alcance.
Recursos tecnológicos e segurança do BYD Seal
Todas as versões incluem painel digital de 8,8″ e central multimídia de 12,8″, com opção de tela de 15,6″ para os modelos topo de linha.
A segurança é reforçada com seis airbags (ou sete airbags em versões superiores), faróis em LED e rodas de 17″ ou 18″.
O modelo ainda oferece bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, controlador de velocidade semi-autônomo DiPilot 100, que integra câmeras, radares e sensores ultrassônicos.
Outro destaque é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite utilizar a wagon como fonte de energia externa para equipamentos diversos.
Preço competitivo e posicionamento estratégico do BYD Seal
A versão de entrada tem preço sugerido de 109.800 yuans, valor comparável a veículos populares no Brasil como Renault Kwid ou Fiat Mobi, que custam na faixa de R$ 70 mil a R$ 85 mil.
Essa estratégia posiciona a perua da BYD como uma opção híbrida acessível, de perfil racional e orientado ao uso familiar, em um patamar tradicionalmente dominado por modelos compactos a combustão.
Interesse por peruas cresce na China
Embora SUVs continuem dominando o mercado global, as peruas têm voltado a ganhar espaço, especialmente na China, impulsionadas pela transição aos veículos eletrificados.
A BYD já manifestou interesse em exportar a Seal 06 DM‑i Wagon para mercados internacionais.
Até o momento, porém, não foi encontrada confirmação pública de lançamento no Brasil.
Potencial de mercado no Brasil
Em um contexto em que SUVs compactos representam mais de 70 % das vendas no país, a chegada de uma station wagon híbrida com autonomia ampliada e porta‑malas generoso poderia atender a famílias com perfil racional de uso.
Além disso, o apelo ambiental e de economia de combustível pode tornar a Seal 06 DM‑i uma alternativa interessante para quem busca eficiência sem abrir mão de praticidade.
No entanto, não há informações oficiais sobre data de eventual lançamento no mercado brasileiro.
Estratégia da BYD e liderança global
A BYD é uma das líderes do mercado global de veículos elétricos, com presença crescente na América Latina.
A adoção de tecnologias híbridas como a DM‑i reforça o compromisso da marca com eficiência energética e inovação acessível.
Entretanto, até o momento, nenhuma fonte oficial brasileira confirma a chegada dessa perua ao país.
A Seal 06 DM‑i Wagon reúne motorização híbrida de última geração, pacote tecnológico avançado e capacidade útil significativa.
Apesar de ainda sem confirmação para o mercado brasileiro, o modelo representa uma abordagem incomum no segmento de carros populares.
Até que ponto você acha que a chegada de uma station wagon híbrida como a BYD Seal 06 DM‑i poderia fazer sentido no mercado brasileiro, hoje dominado por SUVs compactos e econômicos?
Eu queria muito que a BYD fizesse o carro King com bateria de 60 eu compraria na hora!
Conversão direta não reflete o preço real aqui no Brasil.
O calor será bem superior a estes 81k informado!
Tinha que trazer o Qin L EV, seria o sedã 100% elétrico com melhor custo benefício no Brasil, assim como é no exterior.