A nova bateria híbrida da CATL é composta de sódio e lítio e seus principais objetivos são reduzir preços aumentar a autonomia dos veículos elétricos
A CATL, empresa que mais produz baterias para carros elétricos no mundo, está desenvolvendo uma bateria híbrida que combina sódio e lítio em sua estrutura. Huang Qisen, um dos mais importantes executivos da fabricante chinesa, comentou o potencial desse tipo de combinação, tanto a curto quanto a longo prazo.
Como o custo do lítio continua a disparar, os fabricantes de baterias estão descobrindo que o sódio pode servir como um substituto adequado. Uma composição que, por um lado, beneficia do custo reduzido, mas, por outro lado, enfrenta vários obstáculos, um dos quais é a menor densidade energética. Por isso, uma bateria híbrida é uma boa solução.
Huang Qisen sugere que as baterias que usam somente o sódio possam ser instaladas em automóveis mais compactos, com autonomia de até 400 quilômetros, como uma solução mais rápida e de curto prazo para o problema. Neste cenário específico, automóveis elétricos urbanos e econômicos, cujos custos podem ser inferiores à média.
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No entanto, ele deu a entender que a solução a longo prazo é o modelo de bateria híbrida que a CATL também está trabalhando, segundo a empresa, a tecnologia que estará disponível em um futuro próximo. Em uso real, uma bateria híbrida tem potencial para ser instalada em carros elétricos com autonomia maior, de mais de 500 quilômetros.
Bateria híbrida da CATL deve fornecer maior autonomia a carros elétricos e alto poder de carregamento mesmo em lugares frios
Espera-se que o modelo de bateria híbrida de primeira geração forneça uma densidade de energia decente, capacidade de carregamento muito rápido e desempenho especialmente forte, inclusive em baixas temperaturas.
A densidade de energia das baterias de sódio puro da CATL é de 160 Wh/kg, o que é igual a uma composição LFP, mas inferior à das células NMC. No entanto, a empresa chinesa afirma estar preparada para desenvolver um modelo de bateria híbrida com densidade 25% maior que a atual, o que elevaria o total para 200 Wh/kg.
Se por um lado a composição que contém sódio tem em média uma densidade menor, o ponto forte da composição está relacionado ao fato de ser termicamente estável. Quando colocado em prática, isso resulta em maiores poderes de recarga por um período de tempo mais longo.
Por exemplo, a bateria de um carro elétrico composta de sódio é capaz de recuperar de 0 a 80% do estado de carga em apenas 15 minutos, enquanto as células convencionais mais modernas, inclusive as usadas pela Tesla, levam em média 30 minutos para fazer a mesma coisa.
Graças às baterias compostas de sódio, fabricante de automóveis elétricos BYD quer lançar veículos super baratos em 2023
Graças ao desenvolvimento de baterias de baixo custo a base de sódio, a fabricante de automóveis chinesa BYD planeja lançar um carro elétrico super barato já em 2023. Segundo informações do site Vrum, o BYD Seagull terá o preço de cerca de 8.000 euros (em tradução direta, isso equivale a R$ 43.760).
A BYD recomendou esta data de lançamento. E como exatamente algo assim seria possível? Não seria porque o automóvel teria uma bateria híbrida da CATL, afinal de contas elas ainda estão em desenvolvimento, mas sim porque seria alimentado por uma bateria a base de sódio.
A empresa informou que planeja empregar esse tipo específico de tecnologia para fabricar, além do modelo barato de carro elétrico, uma variedade de veículos adicionais que são mais econômicos para o usuário final. Futuramente, o uso de uma bateria híbrida poderá tornar os carros elétricos ainda muito mais acessíveis que o BYD Seagull.