A nova versão de entrada do Nivus chega com preço competitivo, motor 200 TSI e alguns cortes no acabamento. Mas será que compensa mais do que os concorrentes? Vem ver tudo sobre o Nivus Sense 2025.
Se você está de olho em um carro automático, moderno e dentro do limite de R$120 mil, o Nivus Sense 2025 pode ser exatamente o que você estava procurando. A Volkswagen lançou oficialmente essa versão durante a Expo Londrina, voltada especialmente para o público PCD, mas também disponível para quem busca um carro mais barato sem abrir mão de qualidade.
O valor inicial é de R$119.990 e apesar do preço mais baixo, o modelo vem com muitos equipamentos que a gente não costuma ver nesse segmento. Claro, teve alguns cortes aqui e ali, mas o saldo final surpreendeu. Spoiler: sim, ele tem calotas. Mas calma que isso não é nem de longe o ponto mais importante.
O que tem (e o que não tem) no Nivus Sense 2025
A primeira coisa que chama atenção no Nivus Sense 2025 é que, apesar de ser a versão de entrada, ele manteve o motor 200TDI, o mesmo das versões mais caras. Isso significa até 128 cv com etanol, torque de 20,4 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Desempenho esperto, ótimo para cidade e rodovia.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
Por fora, o carro é praticamente igual às versões mais caras. O desenho é o mesmo do facelift lançado em 2023, com farois full LED, grade dianteira com acabamento em black piano e aerofólio traseiro estilizado. A única coisa que entrega o “lado mais simples” são as rodas de aço com calotas aro 16. Ainda assim, visualmente, o carro se mantém elegante e moderno.
Ah, e antes que você pergunte: os retrovisores são da cor do carro, e os farois são sim de LED, nada daquela lâmpada amarela que a gente costuma ver nas versões de entrada por aí.
Interior surpreende: painel digital e volante de couro
Por dentro, o Nivus Sense 2025 segue surpreendendo. O volante, por exemplo, vem revestido em couro algo raríssimo numa versão de entrada. Outro ponto positivo é o painel de instrumentos 100% digital, com tela de 8 polegadas e boa resolução.
Os bancos têm tecido com detalhes mais claros no centro e costuras azuis, que dão um toque exclusivo. O porta-malas tem 415 litros, e o banco traseiro é bipartido (60/40). Mesmo com algumas simplificações no acabamento (com muito plástico duro, como já era esperado), o visual interno passa uma boa impressão.
E tem mais: a central multimídia Volksplay também está presente, com boa conectividade e tela sensível ao toque. O ar-condicionado é analógico (e de zona única), mas dá conta do recado.
Equipamentos de série do Nivus Sense 2025
- Motor 1.0 200 TSI (128 cv e 20,4 kgfm)
- Câmbio automático de 6 marchas
- Painel digital de 8″
- Central multimídia Volksplay
- Volante revestido em couro
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Controle de estabilidade e tração
- Faróis full LED
- Sensor de estacionamento traseiro
- Assistente de partida em rampa
- Sistema de frenagem automática de emergência
- Rodas de aço aro 16 com calotas
Mais barato que os rivais, mas entrega mais?
Se a gente comparar com o Renegade 1.3 Turbo, por exemplo, o Nivus Sense 2025 tem um motor mais fraco (128 cv contra 185 cv do Jeep), mas compensa no consumo, no peso e no comportamento urbano. O Renegade é bem mais pesado, menos ágil e consome mais. Em preço, o Jeep parte de mais de R$143 mil, ou seja, bem acima do limite para isenção PCD.
E o T-Cross Sense? O próprio “irmão” do Nivus é mais pelado. Vem com menos itens de conforto, acabamento mais simples ainda e também custa mais caro. A diferença é que o T-Cross é um pouco mais espaçoso internamente, mas perde em estilo e equipamentos.
Na real? O Nivus Sense 2025 pode ser considerado hoje uma das opções mais equilibradas abaixo dos R$120 mil. Roda bem, é econômico, tem boa lista de equipamentos e ainda entrega um visual moderno.
Quem pode comprar com isenção e como funciona
O Nivus Sense 2025 está disponível principalmente para o público PCD. Para ter direito à isenção de IPI e ICMS (no caso de isenção estadual), é necessário apresentar laudo médico, ter CNH especial e seguir os critérios da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda do estado.
Mas a versão também pode ser comprada por pessoas físicas, fora do programa de isenção nesse caso, o valor pode variar um pouco nas concessionárias, mas ainda se mantém como uma opção competitiva.
Onde encontrar o Nivus Sense 2025
A novidade já está nas concessionárias da Volkswagen em todo o Brasil. Para saber se há disponibilidade na sua cidade ou região, é só acessar o site oficial da marca ou procurar uma loja autorizada. A Volkswagen oferece inclusive suporte para quem vai iniciar o processo de isenção de impostos.
Acesse aqui o site oficial da Volkswagen
A Volkswagen é uma das montadoras mais fortes no mercado brasileiro, com produção nacional e grande investimento em tecnologias como os motores TSI. O Nivus é produzido em São Bernardo do Campo (SP) e vem ganhando cada vez mais espaço entre os SUVs compactos, principalmente por sua eficiência e bom custo-benefício.
A marca aposta em versões como a Nivus Sense 2025 para atingir um público que busca carros mais acessíveis, mas sem abrir mão de conectividade, segurança e desempenho.