1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nissan Sentra 2025: Mais equipado e mais barato, mas por que vende menos que o Toyota Corolla?
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nissan Sentra 2025: Mais equipado e mais barato, mas por que vende menos que o Toyota Corolla?

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/06/2024 às 00:52
Nissan Sentra 2025: Mais equipado e mais barato, mas por que vende menos que o Toyota Corolla?
Foto: Divulgação

Mesmo repleto de equipamentos, o novo Nissan Sentra 2025 não consegue competir com o Toyota Corolla. Descubra por que o Sentra continua vendendo menos que o Corolla em 2024.

Mesmo com o segmento de SUVs dominando o mercado, as empresas não deixam de investir em sedãs. A Nissan, por exemplo, trouxe a oitava geração do Sentra ao mercado brasileiro em 2023 e, recentemente, lançou um novo Nissan Sentra 2025 que vem com um facelift de meia vida. Ademais, mesmo com tudo isso, o Nissan Sentra 2025 vende menos que o Toyota Corolla.

Toyota Corolla vende seis vezes mais que o Nissan Sentra 2025

Toda essa mudança tem um objetivo claro: a japonesa busca “roubar” as vendas do líder Toyota Corolla. Entretanto, a tarefa é bem mais difícil do que parece. Durante os primeiros 5 meses deste ano, o Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla, com apenas 2.039 emplacamentos, enquanto o rival da Toyota garantiu 13.313 vendas.

A diferença é mais de seis vezes favorável ao rival, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para tentar diminuir esse desequilíbrio com o rival, a Nissan apostou em deixar o Sentra mais equipado desde a versão de entrada. São três versões, Advance, Exclusive e Exclusive com interior premium, custando algo entre R$ 156.490 e R$ 178.390. 

Como destaque, o novo Nissan Sentra 2025 traz de série em sua versão mais básica itens como faróis automáticos inteligentes, travamento e destravamento das portas em caso de acidentes, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, indicador de pressão dos pneus e alertas de ponto cego, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa.

Comparação de motorização do Nissan Sentra com o Toyota Corolla

O Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla e sua motorização segue inalterada. Trata-se de um motor 2.0 aspirado a gasolina. Mesmo com injeção direta de combustível, ele entrega medianos 151 cv de potência e 20 kgfm de torque. O conjunto é combinado a um câmbio CVT que simula oito marchas, sendo este um ponto do Sentra que passa longe de empolgar.

Vale lembrar que, o Toyota Corolla, não traz todos os equipamentos presentes no Sentra nem mesmo em sua opção mais cara, a Altis Premium, que sai por R$ 182.990 como motor 2.0 flex de 175 cv. No caso da versão Advance com interior premium, o interior traz tom caramelo, partida remota do motor, teto solar, retrovisor interno eletrocrômico, som Bose, retrovisores externos rebatíveis, piloto automático e câmera 360°.

No Sentra, estamos falando de um sedan médio voltado ao conforto e não de um sedan esportivo. Contudo, o visual “invocado” faz o motorista esperar por um desempenho e, na hora de dirigir, é impossível não sentir falta do turbo.

Isso acontece principalmente, porque o torque total do Sentra 2025 continua a ser entregue apenas a 4.000 RPM. Desta forma, ultrapassagens nas entradas acabam sendo tarefas mais difíceis do que se imagina. Vale mencionar que ele vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

Entenda por que o Nissan Sentra 2025 vende menos que o Corolla

Por outro lado, o consumo de combustível acrescenta um saldo positivo na conta do Nissan Sentra. Segundo o Inmetro, são 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, sempre com gasolina. Entretanto, os números ainda ficam um pouco abaixo do novo Toyota Corolla 2.0 flex, que atinge 12,3 e 14,9 km/l, respectivamente. É importante mencionar que em conforto, o Nissan ganha de lavada do Toyota, apenas empatando em porta-malas, com 466 L.

Mas, apesar de tudo isso, por que o Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla? Não há uma resposta exata para isso, mas segundo especialistas trata-se de uma questão de mercado, visto que a Toyota investiu muito em marketing há algumas décadas. Isso a tornou uma marca confiável e com produtos bons. Outro ponto é que os brasileiros já compram um veículo pensando na revenda, e o Corolla oferece essa facilidade de ser revendido, diferente do rival Sentra.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x