Mesmo repleto de equipamentos, o novo Nissan Sentra 2025 não consegue competir com o Toyota Corolla. Descubra por que o Sentra continua vendendo menos que o Corolla em 2024.
Mesmo com o segmento de SUVs dominando o mercado, as empresas não deixam de investir em sedãs. A Nissan, por exemplo, trouxe a oitava geração do Sentra ao mercado brasileiro em 2023 e, recentemente, lançou um novo Nissan Sentra 2025 que vem com um facelift de meia vida. Ademais, mesmo com tudo isso, o Nissan Sentra 2025 vende menos que o Toyota Corolla.
Toyota Corolla vende seis vezes mais que o Nissan Sentra 2025
Toda essa mudança tem um objetivo claro: a japonesa busca “roubar” as vendas do líder Toyota Corolla. Entretanto, a tarefa é bem mais difícil do que parece. Durante os primeiros 5 meses deste ano, o Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla, com apenas 2.039 emplacamentos, enquanto o rival da Toyota garantiu 13.313 vendas.
A diferença é mais de seis vezes favorável ao rival, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para tentar diminuir esse desequilíbrio com o rival, a Nissan apostou em deixar o Sentra mais equipado desde a versão de entrada. São três versões, Advance, Exclusive e Exclusive com interior premium, custando algo entre R$ 156.490 e R$ 178.390.
- Conheça o Austin FX4, o táxi londrino que marcou a história do país e hoje vive abandonado em um cemitério
- 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil: a tecnologia que resiste há mais de 35 anos!
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
- Toyota abala o mercado e revela novo carro elétrico que promete autonomia impressionante de 605 km, capaz de fazer São Paulo ao Rio em uma só carga
Como destaque, o novo Nissan Sentra 2025 traz de série em sua versão mais básica itens como faróis automáticos inteligentes, travamento e destravamento das portas em caso de acidentes, ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, indicador de pressão dos pneus e alertas de ponto cego, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa.
Comparação de motorização do Nissan Sentra com o Toyota Corolla
O Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla e sua motorização segue inalterada. Trata-se de um motor 2.0 aspirado a gasolina. Mesmo com injeção direta de combustível, ele entrega medianos 151 cv de potência e 20 kgfm de torque. O conjunto é combinado a um câmbio CVT que simula oito marchas, sendo este um ponto do Sentra que passa longe de empolgar.
Vale lembrar que, o Toyota Corolla, não traz todos os equipamentos presentes no Sentra nem mesmo em sua opção mais cara, a Altis Premium, que sai por R$ 182.990 como motor 2.0 flex de 175 cv. No caso da versão Advance com interior premium, o interior traz tom caramelo, partida remota do motor, teto solar, retrovisor interno eletrocrômico, som Bose, retrovisores externos rebatíveis, piloto automático e câmera 360°.
No Sentra, estamos falando de um sedan médio voltado ao conforto e não de um sedan esportivo. Contudo, o visual “invocado” faz o motorista esperar por um desempenho e, na hora de dirigir, é impossível não sentir falta do turbo.
Isso acontece principalmente, porque o torque total do Sentra 2025 continua a ser entregue apenas a 4.000 RPM. Desta forma, ultrapassagens nas entradas acabam sendo tarefas mais difíceis do que se imagina. Vale mencionar que ele vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Entenda por que o Nissan Sentra 2025 vende menos que o Corolla
Por outro lado, o consumo de combustível acrescenta um saldo positivo na conta do Nissan Sentra. Segundo o Inmetro, são 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, sempre com gasolina. Entretanto, os números ainda ficam um pouco abaixo do novo Toyota Corolla 2.0 flex, que atinge 12,3 e 14,9 km/l, respectivamente. É importante mencionar que em conforto, o Nissan ganha de lavada do Toyota, apenas empatando em porta-malas, com 466 L.
Mas, apesar de tudo isso, por que o Nissan Sentra 2025 vende menos que Corolla? Não há uma resposta exata para isso, mas segundo especialistas trata-se de uma questão de mercado, visto que a Toyota investiu muito em marketing há algumas décadas. Isso a tornou uma marca confiável e com produtos bons. Outro ponto é que os brasileiros já compram um veículo pensando na revenda, e o Corolla oferece essa facilidade de ser revendido, diferente do rival Sentra.