Nissan e NASA precisam correr contra o tempo, porque vários rivais globais da montadora japonesa, como Toyota, Volkswagen, Ford e GM, também estão pesquisando baterias de estado sólido
A Nissan está trabalhando com a NASA para revolucionar as baterias EV no mundo! O novo tipo de bateria de estado sólido promete carregar mais rapidamente os carros elétricos, ser mais leve, mais segura, além de estável o suficiente para ser usada em marcapassos, disse a montadora japonesa no dia 8 de julho.
Colaboração com o programa espacial dos EUA, bem como com a Universidade da Califórnia em San Diego, envolve o teste de vários materiais, disse o vice-presidente corporativo Kazuhiro Doi aos repórteres. “Tanto a NASA quanto a Nissan precisam do mesmo tipo de bateria”, disse ele.
Assista ao vídeo abaixo e confira o plano ambicioso da montadora japonesa e da NASA para revolucionar as baterias de carros elétricos no mundo
Nova bateria de estado sólido ignoraria o uso de materiais raros e caros que alimentam baterias de íons de lítio
O objetivo é criar uma bateria menor e mais barata de estado sólido que substitua as baterias de íons de lítio usadas atualmente nos veículos elétricos da Nissan (e, de fato, na maioria dos EVs.) Idealmente, a bateria resultante ignoraria o uso de materiais raros e caros que alimentam baterias de íons de lítio, incluindo cobalto e lítio em si. A segurança e a estabilidade das baterias também serão uma prioridade.
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Quando terminar, a bateria carregará totalmente em apenas 15 minutos, em vez das várias horas exigidas pelas tecnologias atuais (embora esse tempo de espera possa ser reduzido significativamente pelo uso de carregadores rápidos de corrente contínua). Esse potencial de velocidade pode mudar o cenário de carregamento, tornando a experiência de “reabastecimento” mais análoga à de um posto de gasolina tradicional.
As baterias de estado sólido usam eletrodos sólidos e outros componentes, em vez de depender dos componentes líquidos ou poliméricos das baterias de íons de lítio. Historicamente, eles têm sido de baixa densidade de energia, mas os recentes desenvolvimentos tecnológicos renovaram o interesse em explorar seu uso em VEs e outras aplicações. Com a necessidade de conseguir mais pessoas em VEs o mais rápido possível para lidar com a crise climática, quanto mais inovação na frente da bateria, melhor.
Para realizar suas pesquisas, a Nissan e a NASA estão usando um banco de dados informatizado chamado de “plataforma de informática de material original” para testar combinações de centenas de milhares de materiais, para avaliar o que funcionaria melhor. Conforme já mencionado acima, a Universidade da Califórnia, em San Diego, também está envolvida na pesquisa.
A principal oferta de VE da montadora japonesa até agora tem sido o Leaf. O veículo estava realmente à frente de seu tempo quando chegou ao mercado, em 2010.
Vários rivais da Nissan, como Toyota, Volkswagen, Ford e GM, também estão pesquisando baterias de estado sólido
A parceria Nissan-NASA está programada para lançar uma fábrica piloto em 2024 e um lançamento de produto em 2028. Se tudo sair conforme o planejado, a bateria resultante pode revolucionar os EVs no mundo.
Algumas das principais barreiras para a adoção de VE em larga escala são a despesa e a raridade dos materiais necessários para baterias de íons de lítio, bem como o tempo necessário para carregá-las. Vários rivais da Nissan também estão pesquisando baterias de estado sólido, incluindo Toyota, Volkswagen, Ford e GM.