Com níveis de poluição até 16 vezes acima do limite da OMS, Nova Délhi enfrenta uma névoa tóxica agravada pelos fogos de Diwali e avalia provocar chuva artificial para tentar limpar o ar
A capital da Índia, Nova Délhi, amanheceu nesta segunda-feira (20) envolta por uma espessa névoa tóxica, com índices de poluição do ar mais de 16 vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cidade, com mais de 30 milhões de habitantes, aparece frequentemente entre as mais poluídas do mundo, sobretudo durante o inverno.
O ar frio retém os poluentes próximos ao solo, o que cria uma combinação perigosa de emissões provenientes de queimadas, fábricas e do tráfego intenso.
Essa mistura se torna ainda mais letal porque impede a dispersão das partículas no ar.
-
A travessia mais difícil da história humana: Travessia pelo Estreito de Bering foi por pântanos e canais fluviais, não por planícies; descoberta muda visão sobre chegada do homem às Américas
-
Brasil consolida posição entre os maiores produtores de mel do mundo e exporta mais da metade da produção anual
-
Falha global na Amazon Web Services derruba mais de 500 aplicativos e paralisa serviços como Mercado Livre, Roblox e Duolingo
-
Com sabor de chocolate? Cientistas brasileiros criam mel feito com casca de cacau e prometem revolucionar o mercado com um produto saudável e sustentável
Fogos de Diwali pioram a situação
A poluição aumentou também em razão dos fogos de artifício usados nas celebrações do festival hindu de Diwali, que se estendem por vários dias e culminam nesta segunda-feira.
A Suprema Corte da Índia havia flexibilizado recentemente a proibição desses artefatos, permitindo apenas os chamados “fogos verdes”, considerados menos poluentes.
Mesmo assim, os níveis de PM2.5 – micropartículas cancerígenas que penetram na corrente sanguínea – chegaram a 248 microgramas por metro cúbico em alguns bairros, de acordo com dados da organização de monitoramento IQAir.
Autoridades avaliam semeadura de nuvens
A Comissão Governamental de Gestão da Qualidade do Ar alertou que as condições devem piorar nos próximos dias.
Por isso, as autoridades locais estudam realizar “semeadura de nuvens”, técnica que usa aviões para injetar sal ou produtos químicos nas nuvens, provocando chuva artificial.
Um estudo publicado na revista The Lancet Planetary Health apontou que 3,8 milhões de mortes na Índia entre 2009 e 2019 foram causadas pela poluição do ar.


Wow superb blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is magnificent as well as the content
Your blog is like a beacon of light in the vast expanse of the internet. Your thoughtful analysis and insightful commentary never fail to leave a lasting impression. Thank you for all that you do.