O futuro do mercado da transição energética nacional já está na mira da Neoenergia, que firmou parceria com o Governo do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde e energia eólica offshore no estado.
Durante a última quarta-feira, (31/08), a gigante do mercado energético Neoenergia assinou um memorando de entendimento com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a viabilização de projetos de produção de hidrogênio verde e energia eólica offshore na região. A área do estado possui um forte potencial de aproveitamento das renováveis e a empresa mira agora no mercado do futuro para a transição energética brasileira com os novos empreendimentos em desenvolvimento.
Governo do RS estuda novos projetos de hidrogênio verde e energia eólica offshore após memorando de entendimento assinado com a companhia Neoenergia
A companhia Neoenergia agora mira no futuro do mercado energético brasileiro e nas tendências do ramo. E agora, começará a estudar o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde e energia eólica offshore no Rio Grande do Sul, após memorando de entendimento assinado com o governo do estado. Esse documento é o quarto do tipo firmado pela companhia, que já tem acordos do tipo com os governos de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Além disso, a empresa já está buscando projetos de energia eólica no estado do Rio Grande do Sul, visto que tem um licenciamento em andamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para geração de 3 gigawatts (GW) de energia eólica em alto-mar, com o parque Águas Claras.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Esse é um dos projetos para unir a energia eólica offshore e o hidrogênio verde na região, visto que o foco da empresa é no porto de Rio Grande, que pode servir tanto para facilitar a exportação do hidrogênio verde, quanto aproveitar as novas energias para as indústrias químicas.
O memorando de entendimento firmado com o governo do estado sulista ainda prevê a criação de um projeto piloto para o início da produção de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. O combustível é considerado o futuro da transição energética brasileira, visto que substitui de forma eficiente os poluentes utilizados no segmento de transportes.
Dessa forma, a Neoenergia busca não só contribuir com o meio ambiente, mas também uma expansão na economia nacional ao longo dos próximos anos.
Hidrogênio verde e eólica no mar são os mercados do futuro e projetos da Neoenergia no Rio Grande do Sul aproveitarão o potencial do estado
Os projetos da Neoenergia em desenvolvimento no estado do Rio Grande do Sul chegam em um momento estratégico para a ampliação da empresa no mercado nacional, visto que o hidrogênio verde e a energia eólica offshore são os grandes destaques no setor das renováveis.
“As tecnologias de hidrogênio verde e geração eólica offshore podem levar o Brasil ao protagonismo global em energia limpa, que faz parte do DNA da Neoenergia”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, destacando que a empresa está se “antecipando ao mercado do futuro”.
De acordo com o Plano Nacional de Energia (PNE 2050), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as regiões de produção de energia eólica offshore são a última fronteira de geração do recurso e o futuro do mercado nacional de energias renováveis. Além disso, um estudo do Banco Mundial calcula que o potencial desse segmento no país pode chegar a 1,2 terawatts.
Dessa forma, a Neoenergia prepara o terreno do estado do Rio Grande do Sul, um dos mais almejados do país, para iniciar a sua expansão no mercado da transição energética pelos próximos anos.