MENU
Menu
Início Nem a Grande Muralha da China, nem as pirâmides do Egito: esta é a única construção humana que pode ser vista do espaço

Nem a Grande Muralha da China, nem as pirâmides do Egito: esta é a única construção humana que pode ser vista do espaço

19 de abril de 2024 às 08:09
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
construção - energia renovável
Mar de Plástico de Almería: a construção humana única que você pode ver do espaço. Descubra sua origem e efeito local aqui!

Mar de Plástico de Almería: a construção humana única que você pode ver do espaço. Descubra sua origem e efeito local aqui!

Geralmente, quando pensamos em estruturas colossais criadas pelo ser humano, a Grande Muralha da China ou as pirâmides de Gizé são as primeiras que vêm à mente. No entanto, existe uma construção moderna que, embora não tão famosa, supera essas antigas construções em um aspecto singular: sua visibilidade do espaço.

Trata-se do chamado Mar de Plástico de Almería, no sul da Espanha. Esta vasta extensão de estufas, que cobre mais de 40.000 hectares, é tão grande que é a única construção humana visível do espaço.
Mas poucos conhecem essa incrível mancha branca na borda do Mediterrâneo. Como surgiu? Do que é feita? Qual é o seu impacto ambiental?

Artigos recomendados

A história do construção do Mar de Plástico remonta à década de 1960, quando agricultores espanhóis buscavam uma maneira de cultivar frutas e vegetais fora de temporada em um clima árido e com pouca chuva. A província de Almería, no sudeste da Espanha, tem algumas das condições mais secas da Europa. Mas essa área tem acesso a águas subterrâneas e abundância de sol.
Assim, os agricultores pensaram em uma solução inteligente: a construção de estufas cobertas de plástico.

Mar de plástico de Almería. (Foto: NASA)

O que são estufas

As estufas são um fenômeno relativamente novo. Na década de 1950, o Campo de Dalías, uma região situada à beira do mar Mediterrâneo, estava coberto principalmente por vegetação de mato, pastos e algumas pequenas parcelas de cultivos sazonais que cresciam ao ar livre.

Ali, os agricultores começaram a experimentar nas décadas de 1950 e 1960, adicionando camadas de areia junto com uma cobertura de plástico, inicialmente para proteger o solo e as plantas dos ventos danosos e das águas subterrâneas salgadas. Logo perceberam que os cultivos sob plástico eram muito mais produtivos do que os cultivos ao ar livre porque o solo mantinha mais calor e retinha mais umidade.
A inovação se mostrou um sucesso retumbante. As estufas criaram um microclima perfeito para o cultivo, protegendo as plantas dos ventos, do sal do mar e das geadas. Além disso, o plástico permitiu um melhor controle da temperatura, umidade e luz, otimizando o crescimento das colheitas.

Mar de plástico de Almería. (Foto: NASA)

Assim, o mar de plástico rapidamente se tornou um motor econômico para a região. Hoje, Almería é um dos principais produtores de frutas e vegetais da Europa. Graças a essa impressionante estrutura de centenas de “barracas”, abastece mercados em todo o continente e até além.

Atualmente, as estufas de Almería produzem entre 2,5 milhões e 3,5 milhões de toneladas de frutas e vegetais por ano, o suficiente para se tornarem uma fonte importante de tomates, pimentões, pepinos e melões fora de temporada para os habitantes de toda a Europa.

Segundo estimativas publicadas pela NASA, as estufas de Almería agora cobrem mais de 40.000 hectares, quase todo o Campo de Dalías. Também se estenderam para áreas vizinhas. As estufas cobrem uma área tão grande que provavelmente até causaram um efeito de resfriamento localizado, uma vez que os telhados brancos refletem uma quantidade substancial de luz solar.

O impacto ambiental do Mar de Plástico de Almería

A construção do Mar de Plástico de Almería não está isento de críticas. O uso extensivo dos materiais necessários para os telhados das estufas gerou preocupações ambientais, como a poluição do solo e da água por resíduos plásticos, a perda de biodiversidade e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.

Estufas de Almería. (Captura: Google Maps)

Conscientes desses desafios, os agricultores, as autoridades e as organizações ambientais trabalham há anos para tornar a construção de estufas mais sustentável, com novas técnicas para reduzir o uso de plástico, como o uso de bioplásticos degradáveis e a reutilização de materiais.

Além disso, estão sendo fomentadas práticas agrícolas mais sustentáveis, como a agricultura orgânica e a gestão eficiente da água.

Fonte: tn.com

Inscreva-se
Notificar de
guest
Para confirmar a sua inscrição e receber notificações quando alguém responder seu comentário, coloque o e-mail no-reply@clickpetroleoegas.com.br na lista de contato confiáveis, as vezes a mensagem pode cair na caixa de lixo/spam, então verifique nestas pastas também.
40 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Uilio
Uilio
Visitante
20 de abril de 2024 06:51

Gostaria de.poder conhecer.

Guerra
Guerra
Visitante
20 de abril de 2024 07:49

Interessante não sabia desta região. .mas os ecologistas tem por o dedo em tudo….

Albedo
Albedo
Visitante
Responder a  Guerra
20 de abril de 2024 09:18

É o trabalho do ambientalista verificar danos ambientais.

Georges
Georges
Visitante
Responder a  Albedo
22 de abril de 2024 07:28

E mais importante ainda prevenir e orientar

Dada
Dada
Visitante
Responder a  Guerra
20 de abril de 2024 10:50

Se os estragas planetas colocam o dedo em tudo e destroem, porque os ecologistas não podem?

Rosane Reichert
Rosane Reichert
Visitante
Responder a  Guerra
20 de abril de 2024 20:59

Ainda bem que alguns se preocupam com as novas gerações!

Lena
Lena
Visitante
20 de abril de 2024 09:05

Para matar a fome humana… mata-se o Planeta. Imagina o que a sombra, desta estrutura, causa ao mar? Humanos se acham deuses(de pés de barro)

Luizraposo@yahoo.com.br
Luizraposo@yahoo.com.br
Visitante
Responder a  Lena
20 de abril de 2024 09:46

Vc vive sem comer?

Moacir Silva da silva
Moacir Silva da silva
Visitante
Responder a  Lena
20 de abril de 2024 10:15

Bom dia.
Vejo como problema as moléculas de plástico que se deslocam pelo desgaste do tempo e intempéries causando uma poluição tremenda.
Mas os responsáveis devem ter uma mitigação dos efeitos com práticas de reparação porém com o aumento geométrico da população nas últimas décadas precisa-se ser absolutamente inteligente para poder alimentar essa população

Carlos C
Carlos C
Visitante
Responder a  Lena
20 de abril de 2024 10:15

O problema não é o defeito, mas não tratar de sua correção. Se estiverem fazendo isso, excelente.

Hamilton
Hamilton
Visitante
Responder a  Lena
20 de abril de 2024 10:24

Pior sao os porcos q descartam toneladas de lixo em rios q vao para o mar.

José Maria
José Maria
Visitante
Responder a  Lena
20 de abril de 2024 10:51

Boa crítica + quero saber se vc deixaria de comer os alimentos produzidos para preservar o planeta , é muito fácil falar quando o problema não está com a gente

Lauredi Volmir Roman Ros
Lauredi Volmir Roman Ros
Visitante
Responder a  Lena
21 de abril de 2024 11:24

Vc já passou fome algum dia da sua vida? Vc deveria dar muito valor a comida que vai a sua mesa. Ou ecologistas não comem, não destroem? Fica a pergunta!

Sandra
Sandra
Visitante
Responder a  Lena
21 de abril de 2024 16:10

Não é no mar. Entendi que o nome da estrutura é mar de plástico.Fazem no solo onde plantam.

Marcelobt
Marcelobt
Visitante
Responder a  Lena
21 de abril de 2024 19:07

Como assim danos por esta sombra no mar?? São estruturas de simples materiais que não passam de 3metros de altura em terra. É uma estufa do lado da outra, são milhares. Como todo produto tem que ter consciência do descarte, e o mar mediterrâneo e rios dali são extremamente limpos. Vai estudar um pouco antes de falar besteira como esses ecochatos que estão neste post

Última edição em 10 dias atrás por Marcelobt
Georges
Georges
Visitante
Responder a  Lena
22 de abril de 2024 07:31

Se você leu a reportagem, a região é árida. Bem ou mal criaram um microclima menos pernicioso por lá. Aqui temos uma tela preta que usam. Quem sabe fazê-la de tecido?

Antonio
Antonio
Visitante
20 de abril de 2024 10:36

O aproveitamento de uma região inóspita ….

Ri ardo
Ri ardo
Visitante
20 de abril de 2024 10:53

Esses agricultores só merecem elogios, por transformar uma terra improdutiva para alimentar pessoas.
Aos críticos, gostaria que fossem conhecer a Espanha, que tem uma vasta área desértica e improdutiva (lembra dos filmes de bang bang, foram filmados em terras deserticas espanholas).
E hoje exporta frutas e vegetais ancorado na tecnologia e aproveitamento de terras que eram improdutivas.

Fagner
Fagner
Visitante
Responder a  Ri ardo
20 de abril de 2024 11:45

Conhecimento nunca é demais. Obrigado pelo texto

el_carmoD
el_carmo(@el_carmo)
Membro
20 de abril de 2024 11:25

No romance Noite em Paris que se publica no blogue de mesmo nome fala-se da utilização plástico descartado na construção de barragens tanto a subterrânea como a comum para suprir a necessidade de água nas regiões secas, podendo empregado também na contenção de encostas e na construção de diques para minimizar o problema de enchentes e de aumento do nível do mar. Infelizmente isto depende de vontade política que, como se vê, não existe. Logo estamos condenados s conviver os problemas que nós mesmo criamos.

Patric
Patric
Visitante
Responder a  el_carmo
21 de abril de 2024 14:00

Não tem o que fazer rapaz

Rat
Rat
Visitante
20 de abril de 2024 13:51

Segundo o presidente Lula, as únicas construções que podem ser vistas do espaço é a muralha da China e a transposição do Rio São Francisco…

Márcia Gouveia
Márcia Gouveia
Visitante
Responder a  Rat
21 de abril de 2024 06:31

Deviam impedir a publicação de fake news também.

Cassia
Cassia
Visitante
Responder a  Rat
21 de abril de 2024 19:24

Kkkkk, bem lembrado 😁

Altair
Altair
Visitante
Responder a  Rat
21 de abril de 2024 22:45

Até recentemente “geral” acreditava nisso, a constatação de que não são vistas da Terra é bem atual, devido a propagação de informações cientificas, então, se alguém ainda repete é por hábito ou desatualização.

Joaquim
Joaquim
Visitante
20 de abril de 2024 14:13

Experimenta pintar a muralhas da China de branco pra ver se não seram visíveis

LG F
LG F(@guilherme_facciolla)
Membro
20 de abril de 2024 15:52

Mentira, de acordo com a alma mais honesta que este Universo já viu, o “nosso” God “****”, n só do espaço como da Lua é possível ver a Maior, Estupenda, Surreal, a maravilha já criada pelo homem ( porém nunca finalizada) obra do Canal São Francisco. Obra do PT ( que nunca veremos seu término nem daqui 5 bilhões de anos, mas o dinheiro já pegou p ela, construiria uma 5 Luas com água, luz, gás e internet.
The Love Win

Valdo Elísio de Souza
Valdo Elísio de Souza
Visitante
Responder a  LG F
21 de abril de 2024 13:31

Olha um gado detectado

João Caetano de campos
João Caetano de campos
Visitante
Responder a  LG F
21 de abril de 2024 17:18

fala ***** pra *******, você deve ser mais um terrorista, por acaso você já esteve no espaço para ficar espalhando ou jorrando ***** pela boca seu ******* de *****

Aparício cândido
Aparício cândido
Visitante
21 de abril de 2024 08:13

Muito bom adoro conhecer coisas diferentes

José Henrique Matias
José Henrique Matias
Visitante
21 de abril de 2024 08:31

Eu me sinto comovido pela mão de obra dos homens nessa hora. Eles trabalham pra terem um lugar pra morar. Um lugar pra cuidar e manter limpo e poder ajudar o planeta Terra. E a mãe Terra recebe seus filhos que precisam aprender lutar pela liberdade e a vida.

José de arimateia
José de arimateia
Visitante
21 de abril de 2024 10:22

O aumento do nível do mar, não destruiu o forte dos Reis Magos no RN/Brasil, construído a quase 500 anos, onde está subindo esse falado nível do mar.

Antonio Kvarnak Barbosa
Antonio Kvarnak Barbosa
Visitante
21 de abril de 2024 11:13

O nordeste brasileiro vários lugares assim , áridos, com poucas chuvas e sol,praticamente o ano todo. O governo estadual deveria incentivar o agricultor, dando condições e acompanhamento técnico, para que se produzissem frutas e verduras para abastecer o comércio local ou quem sabe, o externo.

Rodrigo Ciwinski
Rodrigo Ciwinski
Visitante
Responder a  Antonio Kvarnak Barbosa
21 de abril de 2024 22:57

Pra que?! É para isso que existe o “Bolsa Família” (contém ironia)

Victor Hugo Pinheiro Cunha
Membro
Member
Responder a  Antonio Kvarnak Barbosa
22 de abril de 2024 09:33

Que eu saiba vários lugares assim no nordeste hoje também são grandes produtores de frutas. Destacam-se, especialmente, o melão, a ******, o abacaxi, a uva e a manga como as frutas mais produzidas na região. .. talvez não precisem de tantas estufas

Carlos Roberto da Silva
Carlos Roberto da Silva
Visitante
21 de abril de 2024 12:24

Parabéns pelo desenvovimento
Como projetista
Até fiz um projeto de estufa irrigada de baixo custo para agricultura feita de conexões de pvc de mercado coberto com tela de nylon
Mas faltou estímulo de agricultura para desenvolver o projeto em grande escala.
Meu seguimento em projeto é outro
Segurança em energia elétrica (quadro de medidores de energia elétrica)
Att.
Carlos

Veras388
Veras388
Visitante
21 de abril de 2024 12:44

É muito fácil resolver o problema é só reduzir a população e deixar de ser consumista. Muitos desses “ambientalistas” vivem muito bem sem dá a mínima para àqueles necessitados.

Márcio Veloso
Márcio Veloso
Visitante
21 de abril de 2024 18:47

Sempre tem os ecochatos para criticarem sem observar que algumas práticas são o sustento econômico para milhares de famílias e produzem alimentos para outros tantos milhões de pessoas, inclusive eles.

Renato Freire
Renato Freire
Visitante
21 de abril de 2024 19:21

ACHO QUE FOI UMA ÓTIMA IDÉIA, IMAGINO QUANTO DE ALIMENTO É PRUDUZIDO E DISTRIBUIDI POR TODA A EUROPA, COM ISSO, GERA TRABALHO, GANHOS… INTERESSANTE ESSAS ESTUFAS… DIMINUI O TEMPO DAS PLANTAS PRODUZIREM, E AINDA PROTEGEM AS PLANTAS DA MARESIA, SOL FORTE, E FRIO INTENSO NO INVERNO👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Marcelo Rodrigues
Marcelo Rodrigues
Visitante
22 de abril de 2024 06:39

Bom! Além da reportagem deixar claro mais uma BRAVATA do MENTIROSO CONTUMAZ. Não foi confirmado o tal impacto ambiental, além do chamado “Mar de Plástico” , pois se um empreendimento dessa magnitude não tem um efeito significativo abordado por outro lado foi evidenciada uma produção agrícola importantíssima para alimento humano. Um local que com certeza tem um acompanhamento ambiental fora de série!

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
40
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x