1. Início
  2. / Economia
  3. / Negócios e Economia – Nova queda em portos brasileiros decorrentes do novo coronavírus
Tempo de leitura 2 min de leitura

Negócios e Economia – Nova queda em portos brasileiros decorrentes do novo coronavírus

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/04/2020 às 15:14
portos, economia, portuário, governo
portos, economia, portuário, governo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Portos e empresas de navegação começam a sofrer a segunda queda de movimentações provocada pela pandemia do coronavírus, que continua a impactar na economia brasileira. A primeira queda de movimentações de cargas nos portos foi gerada com a paralisação da China. Agora, os portos sofrem a baixa nas movimentações, por conta da redução na demanda brasileira, provocada pela queda da economia e paralisação de fábricas e lojas no país.

Veja ainda:

Mesmo com o retorno gradativo do mercado asiático, os portos brasileiros terão várias viagens canceladas ou suspensas nas próximas três semanas, é o que é esperado por Luigi Ferrini, vice-presidente no Brasil da empresa de navegação Hapag-Lloyd.

Além da paralisação das atividades no Brasil, a oscilação cambial é outro fator que pode estar influenciando diretamente na importação e gerando insegurança, segundo o presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), um dos maiores operadores de contêineres em Santos.

Com o dólar caro e o alto tempo levado nas viagens (duração de até 1 mês), torna difícil prever qual será o valor de câmbio quando a carga importada chegar ao Brasil.

Por outro lado, se as importações estão em queda, o cenário é outro para o Brasil no caso das exportações. O dólar alto nesse caso é um fator favorável e a safra recorde de grãos também contribui para os volumes de exportação da economia brasileira. Além disso, como os produtos exportados são principalmente alimentos, que são indiscutivelmente necessários, a expectativa é que o consumo não caia, ou caia em uma pequena quantidade.

Com a baixa nas importações e a alta nas exportações, um problema logístico acaba sendo gerado: a falta de contêineres. O mesmo problema já foi enfrentado em uma primeira etapa, quando houve um acúmulo de contêineres na Ásia, impactando inclusive em outros países no restante do mundo.

A solução proposta anteriormente foi o envio de embarcações adicionais com contêineres vazios, porém, com esses novos cancelamentos, a escassez volta a ser um temor, de acordo com o Ferrini, da Hapag-Lloyd.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos