Com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2022. A expectativa é que o poço possa contribuir significativamente para o aumento da produção de petróleo na região, impulsionando a economia local e nacional.
O navio-sonda encarregado de realizar a perfuração do poço de Pitu Oeste deixou o Rio de Janeiro ontem (05/12) com destino à localização no Rio Grande do Norte. A perfuração está programada para iniciar ainda em dezembro na concessão BM-POT-17, marcando o retorno da Petrobras à Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá ao longo da costa brasileira.
A Petrobras obteve a licença de operação do IBAMA em outubro de 2023 para perfuração de poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira, conforme anunciado em comunicado divulgado pela Agência Petrobras de Notícias.
No âmbito da mesma Licença ambiental, a Petrobras planeja perfurar o poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.
- Petrobras pode comemorar! Exploração de novo pré-sal que promete render BILHÕES de barris de petróleo para a estatal deve ser finalmente autorizada, diz ministro
- ExxonMobil celebra a Tenaris como Fornecedora do Ano 2024!
- Trabalhe embarcado ou em terra, em Macaé e no Rio de Janeiro: vagas de emprego on e offshore hoje na Wood! Empresa busca profissionais de nível médio, técnico e superior
- Explosão de riqueza no Pré-Sal Brasileiro: R$ 10.320.000.000 aos cofres públicos em 2024!
“Em nosso Plano Estratégico 2024-2028 está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões em investimentos em atividades exploratórias na Margem Equatorial. Esse esforço já dá a medida da confiança em que depositamos no potencial dessa faixa do litoral brasileiro, muito promissora e fundamental para garantirmos a segurança energética do país”, explicou Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
Pitu Oeste será o terceiro poço da concessão BM-POT-17 e a previsão é de que a sua perfuração dure de 3 a 5 meses. O último poço dessa concessão foi perfurado em 2015. A sonda contratada pela Petrobras estava na Baía de Guanabara para limpeza de casco e abastecimento.
“O poço de Pitu Oeste significa a retomada de nossas atividades na Margem Equatorial e uma campanha exploratória na qual acreditamos, pois expandirá ainda mais as atividades da Petrobras para o nordeste e o norte e ajudará a financiar a nossa transição energética”, declarou Joelson Falcão Mendes, diretor de Exploração e Produção da Petrobras.
Fonte: Petrobrás