Após 28 dias fora da água para manutenção no Estaleiro Rio Grande (RS), o navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, chegou ao Rio de Janeiro para a fase final dos reparos. Com previsão de retomar suas atividades em novembro, a embarcação reforça a liderança da Foresea no setor de perfuração offshore em águas ultraprofundas no Brasil.
O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, uma das maiores empresas de perfuração offshore do Brasil, chegou à Baía de Guanabara, entre o Rio de Janeiro e Niterói, após passar por uma manutenção programada no Estaleiro Rio Grande (RS). A previsão é que a embarcação retome suas operações no próximo mês, sob um novo contrato.
Manutenção Histórica no Setor Offshore
A passagem do Norbe VIII por 28 dias em dique seco representa um marco significativo para a indústria offshore brasileira. Este tipo de operação, que envolve a retirada completa da embarcação da água para reparos e manutenção, ocorreu pela segunda vez na história do setor no Brasil. A primeira foi em 2023, quando a sonda ODN I, também da Foresea, passou por um processo semelhante, permanecendo fora da água por 66 dias.
A manutenção em dique seco é uma operação complexa, que requer um alto nível de planejamento e execução técnica. No caso do Norbe VIII, a revisão incluiu a limpeza completa da estrutura, revisão geral dos sistemas e pintura da embarcação, além da adição da logomarca da Foresea no casco e na torre. Este tipo de operação é crucial para garantir que a embarcação continue operando com alta eficiência e dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e desempenho.
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O Papel do Norbe VIII na Perfuração Offshore Brasileira
O Norbe VIII foi construído em 2011 e se destaca por ser uma das plataformas de perfuração mais avançadas em operação no Brasil. Com capacidade para operar em lâminas d’água de até 3.000 metros e perfurar poços de até 12.195 metros de profundidade, a embarcação é um exemplo de inovação no setor. Ela foi a primeira plataforma no país a oferecer a solução de perfuração com posicionamento dinâmico em lâminas d’água ultraprofundas, abaixo de 500 metros, sem a necessidade de ancoragem.
Essa tecnologia é crucial para os desafios enfrentados na exploração de águas profundas e ultraprofundas no Brasil, uma das regiões mais promissoras do mundo em termos de reservas de petróleo e gás. O uso de plataformas como o Norbe VIII tem permitido à Foresea manter uma presença forte e competitiva no mercado, com um dos maiores índices de uptime operacional do setor.
A Importância das Manutenções Regulares
Segundo Heitor Gioppo, COO da Foresea, a manutenção realizada no Norbe VIII faz parte de um processo obrigatório de classe, que ocorre a cada cinco anos. Essas revisões são essenciais para manter a excelência operacional e garantir que os ativos da empresa continuem entregando resultados superiores. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, principalmente na etapa em dique seco, que é sempre uma operação complexa. Houve intenso planejamento e tudo está correndo como previsto, de forma a garantir que a Foresea continue apresentando os melhores índices de eficiência do mercado”, afirmou Gioppo.
Essa abordagem proativa em relação à manutenção reflete o compromisso da Foresea com a segurança e a sustentabilidade. Além de garantir o desempenho técnico da embarcação, as revisões contribuem para reduzir o impacto ambiental das operações, uma prioridade para a empresa.
Foresea: Liderança em Perfuração Offshore
A Foresea é reconhecida como uma das líderes no setor de perfuração offshore no Brasil, oferecendo soluções de ponta para a exploração de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. Sua frota inclui as sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos e operando com alta performance. A empresa é certificada com o padrão internacional de qualidade APIQ2 e é conhecida por manter o maior índice de uptime do mercado.
Com uma estratégia orientada para a sustentabilidade e governança corporativa, a Foresea adota as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), buscando não apenas maximizar o retorno operacional, mas também preservar o meio ambiente e garantir a segurança de seus colaboradores.
Próximos Passos para o Norbe VIII
Com a manutenção programada concluída e o navio ancorado na Baía de Guanabara, a próxima etapa será a preparação final para que o Norbe VIII retome suas operações no início de novembro. A expectativa é que a embarcação comece a atuar em um novo contrato de perfuração, reforçando o papel da Foresea como um dos principais atores no desenvolvimento do setor de óleo e gás no Brasil.
Além de contribuir para o crescimento econômico e tecnológico do país, a Foresea desempenha um papel essencial na exploração de petróleo em águas profundas, uma área de crescente importância estratégica. O Norbe VIII, com sua capacidade tecnológica avançada e histórico de alta performance, está posicionado para continuar sendo um ativo chave para a empresa nos próximos anos.
O retorno do navio-sonda Norbe VIII às operações marca mais um capítulo na trajetória de sucesso da Foresea na indústria offshore brasileira. Com sua capacidade de operar em ambientes desafiadores e seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, a empresa continua a consolidar sua posição como líder no mercado. A conclusão da manutenção da sonda e sua volta ao trabalho em novembro demonstram o cuidado da Foresea em manter seu alto nível de eficiência e sua capacidade de enfrentar os desafios do setor de óleo e gás no Brasil.
Trabalhei 3 anos na NORBE VI, tempo maravilhoso em minha vida profissional.
Na época OOG.
Parece que o Norbe VIII tem mais necessidade de manutenção do que eu de um novo aplicativo de banking. Mas, como o tempo todo, a Foresea provou que tem habilidade para fazer a manutenção certa e ter o Norbe VIII de volta ao trabalho. É mais fácil fazer isso do que mudar de banco, né? Afinal, a Foresea não tem como mudar de ‘banco’.
Meu nome Eduardo Silva Gonçalves gostaria de uma oportunidade de trabalho, tenho meus custos todos em em dia , CBSP T-Huet, tenho curso de guindaste nível 01 e nível 02 feito na RelyOnNutec!! Gostaria de uma recolocação no mercado de trabalho!! Tenho experiência no ramo offshore!! Meu último emprego na Modec foram 09 anos de marinheiro de convés!! Gostaria de uma oportunidade de guindasteiro tenho inglês nível avançado!!
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