O projeto do navio movido por um reator nuclear é uma forma de descarbonização da atmosfera pensada por ambas as empresas, Hyundai e Microsoft
Pela primeira vez, a Hyundai apresentou um projeto específico de navio movido por um reator modular (SMR) produzido pela Microsoft. O anúncio foi feito pela Hyundai Group, mais especificamente pela sua holding Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, onde o projeto leva em consideração um conceito de navio movido por um reator nuclear livre de carbono, de acordo com o site Portos e Navios.
O projeto do navio da Microsoft juntamente com a Hyundai está na fase básica, contando com uma embarcação movida a SMR de 240 megawatts e 4 conjuntos de 60 megawatts. Essa foi a primeira vez que a Hyundai divulgou o projeto em detalhes.
O projeto do reator nuclear do navio da Hyundai
O reator, que possui potência elétrica chegando a quase 300 megawatts, será colocado no fundo do navio, onde este irá produzir combustível livre de carbono (como o hidrogênio), e que ficará em cima do meio de flutuação do navio da Hyundai.
- Quanto custa deixar o carregador do celular conectado na tomada sem carregar nenhum aparelho?
- Empresa lança bicicleta com duas correntes — Ajuda as pessoas a percorrer mais distâncias com menos esforço
- Escândalo explosivo na Marinha Real: submarinos nucleares britânicos ficam em risco após uso de software projetado na Bielorrússia, alertam especialistas
- A verdadeira razão pela qual Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg compareceram à posse de Trump
Caso o hidrogênio produzido pelo navio da Hyundai for repassado por um preço inferior, isso poderia aumentar a competitividade entre os navios que são ecologicamente corretos produzidos por coreanos, de acordo com especialistas. A meta da Hyundai até o ano de 2025 é desenvolver um motor movido a hidrogênio perfeito.
E a Microsoft no projeto?
A Microsoft investiu US$ 30 milhões na TerraPower, em 2022, uma empresa de produção de reatores nucleares sustentáveis desenvolvida pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. O projeto da Microsoft é construir um SMR nos Estados Unidos, em Wyoming, até 2030.
Além disso, a Samsung Heavy Industries desenvolveu um projeto de uma barcaça elétrica para um reator de sal fundido compacto, uma espécie de SMR, recebendo certificado da American Bureau of Shipping.
Mais sobre navios: Pela primeira vez, navio-escola chega ao ES embarcando alunos de oceanografia da UFES para aprender mais sobre ROVs
Na quinta-feira (9), iniciou-se uma experiência única para os alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os estudantes ficarão embarcados até o dia 16 deste mês no navio-escola Ciências do Mar III, e poderão aproveitar a infraestrutura disponível para aprender sobre o ROV. Para isso, o Laboratório de Ensino Flutuante fará sua primeira viagem ao Espírito Santo. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.