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Navio movido a vento transforma o transporte de açúcar no Porto de Santos

Escrito por Carla Teles
Publicado em 10/06/2025 às 22:24
Navio movido a vento transforma o transporte de açúcar no Porto de Santos
Um navio movido a vento embarca 72 mil toneladas de açúcar no Porto de Santos. Saiba como a tecnologia inovadora do Pyxis Ocean está tornando o transporte marítimo mais sustentável. Foto: Agência Wiliams Brazil

Embarcação Pyxis Ocean, equipada com velas de aço, realiza o embarque de 72 mil toneladas do produto no porto santista com destino à China, promovendo um transporte mais ecológico.

O Porto de Santos foi palco de uma operação inovadora com o navio movido a vento Pyxis Ocean. Esta embarcação, que utiliza a força do vento como propulsão auxiliar, embarcou uma carga de 72 mil toneladas de açúcar. A operação, realizada pela agência marítima RZ Mura, destaca um avanço significativo em direção a um transporte marítimo mais sustentável.

Tecnologia de propulsão a vento no porto de Santos

Pela primeira vez, um navio graneleiro com tecnologia de propulsão a vento operou no Porto de Santos. O Pyxis Ocean, pertencente à Mitsubishi Corporation e afretado pela Cargill, representa um marco para o setor. Sua presença no cais do terminal da Copersucar, no bairro da Ponta da Praia, chamou a atenção pela sua tecnologia diferenciada.

A carga: 72 mil toneladas de açúcar com destino à China

O navio movido a vento foi carregado com uma grande quantidade de açúcar. Ao todo, 72 mil toneladas do produto foram embarcadas, tendo como destino final a China. Este tipo de carga, essencial para a exportação brasileira, agora conta com uma alternativa de transporte que busca reduzir o impacto ambiental.

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Detalhes do Pyxis Ocean e sua tecnologia de velas

O grande diferencial do Pyxis Ocean são suas velas de aço, chamadas de WindWings. Desenvolvidas pela BAR Technologies, essas velas podem ser acionadas em mar aberto para capturar o vento. Com 37,5 metros de altura, elas proporcionam uma economia de combustível significativa, que pode chegar a até 30%. Isso representa uma inovação crucial para a indústria naval.

O impacto da tecnologia de um navio movido a vento na redução de emissões

O uso de um navio movido a vento tem um propósito claro: a descarbonização do transporte marítimo. A tecnologia WindWings permite uma redução considerável no consumo de combustível fóssil. Consequentemente, há uma diminuição na emissão de gases de efeito estufa, alinhando a logística a metas globais de sustentabilidade.

A operação logística da RZ Mura

A RZ Mura Agenciamento Marítimo foi a responsável pela complexa operação de embarque no Porto de Santos. A empresa, com escritórios em Santos e São Sebastião, conduziu todos os procedimentos para que o navio movido a vento pudesse atracar, carregar e partir com segurança e eficiência, consolidando o sucesso desta missão pioneira no Brasil.

Com informações de Portos e Navios.

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Carla Teles

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