A BYD, empresa chinesa fabricante de carros, concluiu nesta terça-feira (28) uma manobra que tem como foco driblar o aumento dos impostos no mercado brasileiro.
De acordo com informações do jornalista Jorge Moraes, do portal UOL, ao todo, o gigante navio da BYD desembarcou no Porto de Suape, em Pernambuco, com 5.459 híbridos e elétricos importados da China para venda no mercado brasileiro nesta terça-feira.
Conforme o comunicador, dentre esses veículos estavam dois dos próximos lançamentos da empresa chinesa. O primeiro é o SUV Song Pro, enquanto o outro é o sedã King. Os dois carros são híbridos plug-in e contam com uma autonomia no modo elétrico de cerca de 100 km.
- Carros populares da Ford, Renault, Fiat e outros usados custam menos que uma TV 4K: descubra as pechinchas que estão movimentando o mercado de seminovos!
- Por R$ 90 mil, novo SUV compacto da Toyota faz 21 km por litro e chega para tirar o reinado do Toyota Yaris
- Novos radares de trânsito se tornam o terror dos motoristas: agora, eles registram muito mais do que velocidade! Descubra tudo que eles podem captar na sua direção!
- Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!
Previsão ousada da BYD
A BYD tem uma previsão ousada para este ano de 2024. Ao todo, a empresa espera vender 100 mil carros.
Essa previsão, segundo o jornalista citado, tem se mostrado factível. Isso, caso os veículos que estão guardados nos pátios dos portos sejam comercializados ao longo do período restante de 2024.
Para driblar os impostos
Segundo Jorge Moraes, essa leva de veículos chegou ao Brasil por conta de uma estratégia que visa driblar a alta dos impostos devido à nova alíquota de importação para veículos elétricos e híbridos.
Em julho, o percentual vai sair de 10% e ir para 18%.
BYD e seu gigante navio
O gigante navio da BYD começou suas operações em janeiro deste ano, quando foi atracado no porto de Yantai, na província de Shandong, na China.
Essa é a primeira vez que ele vem para a América do Sul. De acordo com o jornalista do UOL, o navio tem capacidade para transportar até sete mil veículos.
Essa alta capacidade é possível por conta das dimensões: a estrutura conta com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura.
Por fim, o comunicador relata que essa nova leva de carros da BYD chega ao Brasil com o intuito de abastecer uma nova demanda no mercado brasileiro por automóveis elétricos e híbridos da marca.
Nos cinco primeiros meses de 2024, a empresa chinesa emplacou mais de 25,5 mil unidades. Este número é 43% maior do que o registrado em todo o ano de 2023, quando foram emplacados 17,9 mil veículos da BYD.