1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Navio colossal é visto sendo construído na Coreia do Norte — esse pode ser o maior navio de guerra do país
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Navio colossal é visto sendo construído na Coreia do Norte — esse pode ser o maior navio de guerra do país

Publicado em 15/04/2025 às 17:34
Imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte pode estar construindo o maior navio de guerra da sua história.
Imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte pode estar construindo o maior navio de guerra da sua história. Imagem: Maxar Technologies
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte pode estar construindo o maior navio de guerra da sua história.

Novas imagens de satélite captadas por empresas como Maxar Technologies e Planet Labs revelaram algo surpreendente: a construção do maior navio de guerra já fabricado pela Coreia do Norte. O projeto, que está em andamento no estaleiro de Nampo, ao sudoeste da capital Pyongyang, chamou a atenção de analistas internacionais por seu tamanho, tecnologia embarcada e o que pode representar para a segurança da região.

A embarcação, que deve ser uma fragata de mísseis guiados, está estimada em aproximadamente 140 metros de comprimento — o dobro do tamanho da maioria dos navios existentes atualmente na marinha norte-coreana. Para fins de comparação, essa dimensão rivaliza com contratorpedeiros modernos como os da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA.

Um salto tecnológico ou somente aparência?

Segundo análise do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), o novo navio parece ter sido projetado para carregar mísseis em tubos de lançamento vertical — uma tecnologia típica de marinhas mais avançadas, usada para ataques contra alvos terrestres e marítimos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Além disso, imagens revelam que o navio pode estar equipado com radares de matriz faseada, capazes de detectar e rastrear ameaças com precisão e agilidade.

Mas a questão central ainda é: a Coreia do Norte realmente tem capacidade técnica para construir um navio de guerra tão sofisticado?

Para Carl Schuster, ex-oficial da Marinha dos EUA, construir o casco é uma coisa — integrar sistemas avançados de comunicação, sensores, armas e propulsão é um desafio muito maior.

A Coreia do Norte pode bancar o projeto do maior navio de guerra?

O custo de construir, manter e operar o maior navio de guerra da Coreia do Norte não é pequeno. Além da estrutura física, é preciso considerar a formação da tripulação, o consumo de combustível e a manutenção contínua.

Kim Byung-kee, membro do Comitê de Inteligência da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, questionou se o país vizinho possui os recursos financeiros e logísticos necessários para manter esse tipo de embarcação operacional a longo prazo.

“Operar um navio de guerra militar tão grande exige um orçamento significativo. Eles não só precisam construir um navio de guerra, mas também formar uma equipe para operá-lo, e o custo inclui equipamentos e combustível. Além disso, um navio de guerra enorme não pode navegar sozinho. Então a questão é: a Coreia do Norte pode arcar com o custo?”, questionou ele.

Ajuda da Rússia por trás da modernização

Uma das teorias mais debatidas por analistas internacionais é a possibilidade de colaboração militar entre Coreia do Norte e Rússia.

Desde o início da guerra na Ucrânia, os laços entre os dois países se estreitaram. Isso levanta a hipótese de que Moscou esteja ajudando Pyongyang a superar as sanções da ONU com fornecimento de tecnologia militar.

Kim Duk-ki, almirante sul-coreano aposentado, afirmou que acredita ser possível que a Rússia esteja fornecendo know-how para sistemas de mísseis a serem utilizados na nova fragata norte-coreana. Se for verdade, isso representaria uma ameaça significativa à segurança regional, revela o ex-oficial da Marinha.

Kim Jong Un inspeciona pessoalmente a construção do navio de guerra

Não é só por meio de satélites que o mundo viu o avanço da construção. A própria TV estatal norte-coreana (KCTV) exibiu imagens do líder Kim Jong Un visitando o estaleiro de Nampo e inspecionando o progresso do projeto.

Por que o novo navio de guerra da Coreia do Norte está preocupando potências militares?
Por que o novo navio de guerra da Coreia do Norte está preocupando potências militares? Imagem: TV Central Coreana KCTV

A divulgação das imagens pode ter um efeito duplo: reforçar o prestígio interno de Kim e enviar uma mensagem ao Ocidente sobre o crescimento da capacidade militar do país.

Caso o navio seja concluído com as capacidades prometidas, incluindo o uso de mísseis balísticos hipersônicos (como os testados pela Coreia do Norte em janeiro), isso pode mudar o equilíbrio militar na Ásia.

Um navio com esse poder de fogo seria capaz de realizar ataques de precisão a longas distâncias, e poderia representar um desafio até para forças como a Marinha dos EUA ou da Coreia do Sul.

Marinha norte-coreana: grande em número, limitada em capacidade

Segundo a Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA na sigla em inglês), a Coreia do Norte tem cerca de 400 navios de patrulha e 70 submarinos, a maioria dessas embarcações é antiga e de pequeno porte. A frota atual é considerada adequada apenas para defesa costeira.

Apenas dois navios de combate de superfície são considerados “principais”, sendo eles da classe Najin, com mais de 50 anos de uso, relata o analista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Joseph Dempsey.

A chegada de uma fragata moderna poderia representar uma tentativa real de renovação, mas ainda há dúvidas sobre a sustentabilidade dessa modernização em longo prazo.

Expansão naval: novos portos e submarinos

A construção do maior navio de guerra da Coreia do Norte faz parte de um projeto maior. Kim Jong Un anunciou, ainda em 2024, a criação de uma nova base naval para acomodar embarcações de grande porte e submarinos nucleares.

“Agora que em breve possuiremos grandes navios de guerra de superfície e submarinos que não podem ser ancorados nas instalações existentes para atracação de navios de guerra, a construção de uma base naval para operar os mais recentes navios de guerra de grande porte tornou-se uma tarefa urgente”, explicou ele.

Além disso, o país está desenvolvendo submarinos com propulsão nuclear no estaleiro de Sinpo e outro navio de guerra, possivelmente um contratorpedeiro, em Chongjin. A meta é clara: transformar a marinha norte-coreana em uma força de dissuasão moderna.

O surgimento do maior navio de guerra da Coreia do Norte representa muito mais do que um avanço militar: é um símbolo das ambições estratégicas de Kim Jong Un.

Com apoio internacional (possivelmente russo) e foco em tecnologia moderna, o país parece determinado a entrar para o grupo de nações com capacidade naval de longo alcance.

Ainda é cedo para saber se o navio cumprirá todas as promessas — ou se ele conseguirá, de fato, operar de forma eficaz.

Com informações da CNN

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x