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Não cometa esse erro: o maior descuido ao completar o sistema de arrefecimento pode destruir radiador, bomba d’água e até o motor

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/10/2025 às 05:39
Usar aditivo concentrado direto no radiador provoca corrosão e danos graves ao motor; saiba como diluir corretamente e evitar prejuízos caros
Usar aditivo concentrado direto no radiador provoca corrosão e danos graves ao motor; saiba como diluir corretamente e evitar prejuízos caros
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Muitos motoristas acreditam que estão cuidando do carro ao usar aditivo puro, mas o excesso causa corrosão, entope o sistema e pode até comprometer o motor.

Um dos erros mais graves cometidos por motoristas é colocar aditivo concentrado diretamente no radiador ou no reservatório de expansão. A prática, segundo o canal Car Up Dicas Automotivas, pode causar danos irreversíveis a todo o sistema de arrefecimento, incluindo radiador, bomba d’água, válvula termostática, mangueiras e até o próprio bloco do motor.

O apresentador explica que o problema acontece porque o produto, quando concentrado, contém uma alta dosagem de aditivos detergentes e anti-incrustantes. Esses componentes têm a função de limpar o sistema, mas em excesso acabam produzindo o efeito contrário, gerando corrosão acelerada.

A diferença está na dosagem

Segundo o vídeo, a diferença entre “remédio e veneno” está justamente na dosagem. O aditivo é essencial para manter o sistema limpo e garantir que o motor funcione na temperatura ideal, mas ele precisa estar na proporção correta.

Para completar o sistema de arrefecimento, o ideal é usar o aditivo pronto para uso, que já vem diluído com as proporções exatas dos componentes necessários — como o anti-incrustante, o antiespumante e o anticongelante. Essa mistura garante a lubrificação adequada, evita superaquecimento e assegura a durabilidade e economia de combustível do veículo.

Como preparar o aditivo concentrado corretamente

Quem compra o aditivo concentrado deve fazer a diluição antes da aplicação, seguindo as orientações específicas de cada fabricante e modelo de veículo. O canal cita como exemplo a linha Volkswagen, que recomenda uma mistura com 60% de água e 40% de aditivo.

Usar a proporção certa mantém o sistema em perfeito funcionamento e impede a formação de crostas e ferrugem internas. Além disso, o apresentador reforça que é importante consultar o manual do veículo e escolher o tipo de aditivo indicado pelo fabricante.

Para quem nunca utilizou aditivo, o canal promete novos vídeos explicando como introduzir o produto corretamente em veículos que ainda utilizam apenas água no sistema de arrefecimento.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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