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Nada de asfalto! Rodovia federal abandona tradicional piso e adota concreto, material que dura o dobro do velho asfalto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/02/2025 ร s 21:06
Rodovias no Brasil podem estar mudando para sempre: conheรงa a inovaรงรฃo que promete revolucionar a pavimentaรงรฃo urbana e rural!
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O asfalto pode estar com os dias contados! Uma nova tecnologia de concreto promete o dobro da durabilidade e jรก comeรงa a ser cogitada em Joinville. Descubra como essa mudanรงa pode transformar a infraestrutura das rodovias brasileiras e os desafios que ainda precisam ser vencidos para que essa revoluรงรฃo ganhe forรงa no paรญs.

Uma revoluรงรฃo silenciosa estรก tomando forma nas rodovias brasileiras, e vocรช pode nem ter percebido.

Por dรฉcadas, o asfalto dominou as estradas do paรญs, mas essa hegemonia pode estar com os dias contados.

Uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenรงรฃo estรก ganhando espaรงo: o concreto.

Alรฉm de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vรฃo muito alรฉm da economia. Porรฉm, essa transformaรงรฃo nรฃo acontece da noite para o dia.

Ainda existem desafios financeiros, ambientais e tรฉcnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrรฃo. Mas por que essa mudanรงa รฉ tรฃo relevante?

Prefeitura de Joinville estuda novos caminhos

Em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa estรก em estudo: a construรงรฃo de uma nova via na zona sul da cidade para conectar os bairros Adhemar Garcia, Ulysses Guimarรฃes e Paranaguamirim.

Mais do que atender os 56 mil habitantes da regiรฃo, essa nova estrada promete aliviar o trรขnsito e melhorar o acesso ร  BR-280, um dos principais corredores rodoviรกrios do estado.

O projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.

A ideia รฉ integrar trechos de ruas jรก existentes com novos caminhos que, em grande parte, passariam por รกreas rurais e terrenos desativados, como as lagoas da antiga estaรงรฃo de tratamento de esgoto do Jarivatuba.

Mas os desafios nรฃo sรฃo poucos. A maior parte do traรงado estรก em รกreas fora do perรญmetro urbano, o que exige licenรงas ambientais rigorosas.

Alรฉm disso, a prรณpria viabilidade financeira do projeto รฉ um ponto de interrogaรงรฃo, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.

O contorno Leste e seus impactos

Outro projeto ambicioso รฉ o Contorno Leste, uma rota planejada para desviar o trรกfego pesado do centro urbano de Joinville.

Esse trajeto conectaria bairros estratรฉgicos, como Boa Vista, Comasa e Jardim Iririรบ, ao Aventureiro, passando por รกreas mais afastadas da cidade.

O Contorno Leste nรฃo apenas diminuiria o trรขnsito nas vias centrais, mas tambรฉm abriria espaรงo para o desenvolvimento urbano e econรดmico das รกreas atendidas.

Contudo, como jรก ocorreu com a extinta proposta da Beira-Mangue, o licenciamento ambiental pode ser um entrave significativo.

Assim, tanto a nova via na zona sul quanto o Contorno Leste compartilham um destino incerto: dependem de estudos tรฉcnicos, recursos financeiros e da resoluรงรฃo de questรตes ambientais para sair do papel.

Concreto x asfalto: por que mudar?

O uso do concreto em rodovias nรฃo รฉ exatamente uma novidade no Brasil.

Estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em Sรฃo Paulo, e o Anel Rodoviรกrio de Belo Horizonte jรก adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Entre as principais vantagens do concreto, destaca-se sua durabilidade.

Enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiรตes com trรกfego intenso, o concreto pode durar atรฉ 30 anos sem manutenรงรฃo significativa.

Isso representa uma economia considerรกvel a longo prazo, tanto para os cofres pรบblicos quanto para os usuรกrios.

Outra vantagem รฉ a resistรชncia ao calor e ร s intempรฉries. O concreto nรฃo amolece em altas temperaturas, uma caracterรญstica importante em um paรญs tropical como o Brasil.

Alรฉm disso, ele suporta melhor o peso de veรญculos pesados, como caminhรตes e รดnibus, reduzindo a formaรงรฃo de buracos e deformaรงรตes na pista.

Segundo estudos da Associaรงรฃo Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o custo inicial do concreto รฉ, de fato, mais alto do que o do asfalto.

Porรฉm, quando analisado o ciclo de vida do pavimento, o concreto pode ser atรฉ 40% mais barato.

Curiosidades sobre estradas de concreto

Para enriquecer ainda mais o debate, veja alguns fatos interessantes sobre estradas de concreto:

Primeira rodovia de concreto no Brasil: A Avenida Paulista, em Sรฃo Paulo, inaugurada em 1891, foi a primeira via pavimentada com concreto no paรญs.

Aplicaรงรฃo global: Paรญses como Alemanha, Estados Unidos e China jรก utilizam o concreto amplamente em suas rodovias, devido ร  sua durabilidade e eficiรชncia.

Reduรงรฃo de emissรตes: Embora o processo de fabricaรงรฃo do cimento libere COโ‚‚, estradas de concreto refletem mais luz solar, reduzindo o consumo de energia para iluminaรงรฃo pรบblica e diminuindo a pegada de carbono no longo prazo.

Manutenรงรฃo mรญnima: Nos Estados Unidos, rodovias de concreto chegam a operar por mais de 40 anos com intervenรงรตes mรญnimas, enquanto o asfalto precisa de recapeamento a cada 5 a 10 anos.

Sustentabilidade crescente: Novas tecnologias permitem a produรงรฃo de concreto com materiais reciclados, como resรญduos da construรงรฃo civil, tornando-o uma opรงรฃo mais ecolรณgica.

Joinville e o futuro das rodovias brasileiras

Com os projetos em Joinville, surge a oportunidade de levar o Brasil para um novo patamar na construรงรฃo de rodovias.

Mas a questรฃo principal permanece: serรก que os custos iniciais e os desafios tรฉcnicos vรฃo justificar os benefรญcios a longo prazo?

Enquanto outras cidades brasileiras ainda hesitam em adotar o concreto em larga escala, Joinville pode ser pioneira nessa transformaรงรฃo.

A expectativa รฉ que, se os estudos forem aprovados, os novos projetos se tornem modelos para outras regiรตes do paรญs.

Conclusรฃo: o que o futuro reserva para nossas estradas?

A adoรงรฃo do concreto nas rodovias brasileiras รฉ mais do que uma questรฃo tรฉcnica; รฉ um debate sobre inovaรงรฃo, sustentabilidade e planejamento.

Embora os desafios sejam muitos, os benefรญcios potenciais sรฃo inegรกveis.

E vocรช, acredita que o concreto pode ser a soluรงรฃo definitiva para os problemas das estradas brasileiras? Ou o custo inicial ainda รฉ um obstรกculo insuperรกvel? Compartilhe sua opiniรฃo nos comentรกrios!

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Joรฃo
Joรฃo
25/02/2025 16:56

O custo de fazer a rodovia de concreto รฉ 10 vzs maior q o bom e velho asfalto , o custo de reparos do concreto รฉ absurdamente maior q o do asfalto, falar q o concreto economisa energia รฉ uma piada . Tudo q รฉ publicado aqui tem cunho publicitรกrio.

Joรฃo
Joรฃo
25/02/2025 16:51

Tudo q รฉ publicado aqui รฉ propaganda.

Maria do carmo Gonรงalves Freitas
Maria do carmo Gonรงalves Freitas
25/02/2025 08:21

Pode ser o caminho pra salvar o planeta terra das altas temperaturas!!!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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