Revolução ou tradição? A grande aposta da Toyota na fabricação de motores a combustão a gasolina e hidrogênio vai preservar milhares de empregos em suas fábricas e de fornecedores
A Estratégia contracorrente da Toyota após escândalo envolvendo fraude anual em mais de 432 mil motores a diesel da Hilux e outros 9 modelos. Num mundo cada vez mais voltado para os veículos elétricos, a Toyota faz uma jogada ousada. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, surpreendeu a todos com uma declaração impactante: a empresa não só continua acreditando em motores a combustão a gasolina e a hidrogênio , mas também está desenvolvendo novos modelos. Esta afirmação, feita durante um encontro com mais de 200 executivos, vai na contramão de suas concorrentes.
Enquanto outras gigantes automotivas, como Volkswagen e Audi, traçam planos para um futuro exclusivamente elétrico, a Toyota mantém seu foco no motor a gasolina e em alternativas como o hidrogênio. A Toyota acredita que a liberdade de escolha é essencial, oferecendo aos consumidores a opção entre a inovação elétrica e a confiabilidade dos motores a combustão.
Mais de 11 milhões de veículos vendidos da montadora, apenas cerca de 100 mil eram elétricos
Os resultados de vendas da Toyota em 2023 refletem esta filosofia. A empresa registrou vendas recordes, com um crescimento impressionante no mercado global. No entanto, uma estatística se destaca: dos mais de 11 milhões de veículos vendidos, apenas cerca de 100 mil eram elétricos. Isso representa menos de 1% do total, um indicativo claro da aposta contínua da Toyota nos motores tradicionais.
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Toyoda acredita firmemente que, apesar dos avanços tecnológicos, os veículos elétricos de bateria não ultrapassarão 30% do mercado automotivo. Ele vê um futuro onde os 70% restantes são dominados por carros a gasolina, híbridos e veículos movidos a célula de combustível. Esta visão é parte integrante da estratégia da Toyota e molda o caminho que a empresa seguirá nos próximos anos.
Toyoda não mencionou produção de motor a diesel em seus planos futuro
A estratégia da Toyota não se limita apenas à manutenção dos motores a combustão a gasolina e a hidrogênio. A montadora está explorando novas fronteiras, incluindo a possibilidade de motores a combustão movidos a hidrogênio. Este interesse inovador em combustíveis alternativos mostra que a Toyota não está se apegando ao passado, mas olhando para o futuro de maneiras únicas.
Curiosamente, Toyoda não mencionou o diesel em seus planos futuros. Este silêncio pode sinalizar uma mudança gradual da empresa em relação a este tipo de combustível, possivelmente em resposta às crescentes preocupações ambientais e regulamentações mais rigorosas.
Preservando empregos
Em seu discurso, chefão da Toyoda também abordou um aspecto frequentemente esquecido nas discussões sobre a transição para veículos elétricos: o impacto nos empregos. Uma mudança abrupta para veículos elétricos poderia colocar em risco milhões de empregos na indústria automobilística, especialmente no Japão, onde a fabricação de motores é uma parte significativa da economia.
Toyoda expressou preocupação com os fornecedores de componentes de motores a combustão, que também enfrentariam desafios financeiros. Essa abordagem holística reflete a responsabilidade social da Toyota, equilibrando inovação com a preservação de empregos e tradições industriais.
Ford, Chevrolet, Honda, Audi, Jaguar, Chrysler, e Volvo, comprometem-se a fabricar motores elétricas nos próximos anos
Enquanto outras montadoras, como Ford, Chevrolet, Volkswagen, Audi, Jaguar, Chrysler, e Volvo, comprometem-se a ser exclusivamente elétricas nos próximos anos, a Toyota escolhe um caminho diferente. Toyoda ressalta que a infraestrutura de carregamento global ainda está em desenvolvimento e que muitas regiões do mundo não têm acesso fácil à eletricidade.
Investir pesadamente em veículos elétricos, segundo a Toyota, não seria viável considerando seu mercado global. Essa perspectiva pragmática diferencia a Toyota de seus concorrentes e mostra uma compreensão profunda das complexidades do mercado automotivo global.
Toyota não está sozinha, a montadora de carros de luxo BMW, ainda não definiu uma data para cessar a produção de motores a combustão
A Toyota não está sozinha em sua abordagem. Marcas como a BMW ainda não definiram uma data para cessar a produção de motores a combustão, e a Volkswagen planeja fabricar apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2033, deixando espaço para motores tradicionais em outras regiões.
Esta estratégia da Toyota é um reflexo de uma visão mais ampla e diversificada sobre o futuro dos transportes. A empresa parece estar apostando na coexistência de várias tecnologias, ao invés de focar em uma única solução. Esta abordagem pode ser a chave para atender a uma variedade maior de necessidades do consumidor e adaptar-se a um mundo em constante mudança.