A multinacional GE Renewable Energy anunciou que encerrará suas atividades com turbinas eólicas no Brasil, beneficiando o mercado para a WEG e gerando impactos negativos para a Aeris Energy.
A GE Renewable Energy, divisão da multinacional americana focada em equipamentos de geração de energia renovável, anunciou que finalizará a produção de turbinas eólicas no Brasil. A notícia deve gerar um grande impacto no setor de energia sustentável nacional, tendo em vista que a GE Renewable Energy é uma das maiores fornecedoras de turbinas eólicas do país.
GE Renewable Energy continuará tocando os projetos já contratados
A multinacional possui mais de 3 mil turbinas eólicas já em operação no país, cerca de 30% do mercado total, atendendo cerca de quase todas as grandes geradoras. Outros grandes fornecedores são a WEG, a alemã Nordex Acciona e a dinamarquesa Vestas.
A GE Renewable Energy confirmou o fim de suas operações, entretanto afirma que continuará tocando os projetos com turbinas eólicas já contratados e dando manutenção às turbinas em operação. A empresa afirma que o movimento tem como objetivo readequar a operação à realidade atual do mercado, preparando seu negócio para o futuro.
- Com 17 mil km de extensão, nova ferrovia unirá Brasil e China e promete revolucionar as rotas comerciais entre os continentes! Megaprojeto custará pelo US$ 490 bilhões.
- Novo esquema da farmácias: revelado o que fazem com o seu CPF em troca de desconto
- Umas das maiores rodovias (BR) brasileira será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km, R$ 7 bi em investimentos e pode gerar até 100 MIL empregos
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
Uma fonte próxima à empresa foi mais direta, afirmando que a GE Renewable Energy vinha perdendo muito dinheiro com as turbinas eólicas em operação no Brasil nos últimos anos. O movimento deve ter repercussões positivas para a WEG, que acabou de “tirar de seu caminho” um de seus maiores concorrentes no Brasil.
Já para a Aeris, que produz pás eólicas comercializadas para a WEG, Nordex, Vestas e GE Renewable Energy, a saída da empresa pode ser negativa, tendo em vista que vai perder um dos seus clientes em potencial. Um grande cliente da empresa afirma que tanto o setor no geral quanto o Brasil deveriam tentar reverter a decisão da empresa.
Fábrica de turbinas eólicas da GE Renewable Energy na Bahia continuará ativa
As áreas de serviços de manutenção e operação e as atividades da fábrica em Camaçari, na Bahia, para exportação, continuam ativas para que sejam cumpridos os projetos e contratos da empresa junto a clientes.
Em nota, a empresa afirma que compartilha com seus funcionários na América Latina um conjunto de ações relacionadas à transformação de seu negócio de Onshore Wind Internacional que visam uma adequação à realidade atual do mercado, preparando o negócio para o futuro.
A multinacional reforça seu total comprometimento em servir seus clientes e apoiar todos os colaboradores que residem na região. É importante ressaltar que além da planta de aerogeradores na Bahia, a GE também conta com uma unidade de produção de pás eólicas no Porto de Suape (PE).
Conheça melhor a GE Renewable Energy
A GE Renewable Energy utiliza os recursos mais abundantes da terra, como a força do vento, da água e o calor do sol, para alimentar as maiores economias do mundo e as comunidades mais remotas. Com um espírito inovador e uma mentalidade empreendedora, projetando produtos de energia, serviços digitais e soluções de rede que desenvolvem valor líder do setor para seus clientes em todo o mundo.
Atualmente, a empresa conta com 400 GW de energia renovável instalada em todo o mundo, 49 mil turbinas eólicas instaladas globalmente, possuindo 25% das instalações hidrelétricas globais e 90% de utilidades equipadas com suas soluções de rede.
A multinacional GE Renewable Energy observa a promessa de energia renovável em todos os lugares que passa. Sua equipe possui coragem, paixão, escala, diversidade e desenvoltura precisas para cumprir essa promessa onde e como o mundo precisa.
Ao lado de seus clientes, a empresa está demonstrando que ninguém precisava escolher entre energia econômica, acessível, confiável ou sustentável.