Além de utilizar energias renováveis, a empresa alemã também se comprometeu a diminuir em 30% as emissões relativas até 2030, se comparado com 2018
Segundo conteúdo publicado pelo site Valor Invente, a empresa alemã Siemens Energy divulgou, na última terça-feira 25 de janeiro, o Relatório de Sustentabilidade referente ao ano fiscal de 2021. No documento, a companhia se comprometeu a utilizar apenas fontes de energias renováveis para gerar a eletricidade necessária para as suas atividades.
Mais notícias:
- Energia eólica offshore – Capão da Canoa, município do Rio Grande do Sul, irá construir parque eólico com 200 aerogeradores
- 55 vagas de emprego para trabalhar na multinacional PEPSICO, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo
- Vagas de emprego para profissionais técnicos da área de petróleo e gás que tenham disponibilidade para viagens
No relatório, consta também que a Siemens irá reduzir em 30% as emissões relativas até o ano de 2030, quando comparado a 2018. Para comprovar tal fato, a empresa irá tornar públicas as emissões da cadeia de suprimentos dos produtos vendidos no setor de gás e energia ao longo de todo o seu período de utilização.
De acordo com a empresa alemã, essa medida tem como objetivo tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável, além de possibilitar maior transparência aos atos da empresa que visam a descarbonização, incluindo o uso de energias renováveis.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Anteriormente a essa declaração, a Siemens Energy já havia divulgado a meta de conseguir atingir a neutralização climática nas suas operações autorais até o ano de 2030, bem como de minimizar em 46% as emissões diretas e indiretas das atividades de negócios da empresa. Agora, o objetivo da Siemens é alcançar essa meta provisória com cinco anos de antecedência do planejamento original, no ano de 2025.
Novas licitações da Siemens Energy
No que diz respeito ao portfólio da Siemens, houve uma decisão de mudança nas operações realizadas com carvão. No mês de novembro de 2020, a Siemens Energy fez um anúncio público de que não participaria de novas licitações para usinas que funcionarão única e exclusivamente com a utilização do carvão para gerar energia. Contudo, o prazo para o encerramento dos contratos que foram assinados sob essa forma de geração de energia não foi divulgado.
De acordo com Christian Bruch, presidente e diretor de Sustentabilidade da Siemens Energy, o objetivo interno mais importante para a empresa neste momento é tornar as próprias atividades neutras em relação à poluição do clima até o ano de 2030, sendo essa a década para implementar ações contundentes, começando pela utilização de energias renováveis.
“Pretendemos incluir a ‘Década da Implementação’ – como foi chamada na Conferência Mundial do Clima em Glasgow em novembro de 2021 – dentro de nossa esfera de responsabilidade, e contribuir ativamente para o combate às mudanças climáticas”, afirmou o Bruch.