Máquina agrícola é um transportador poderoso e de grande extensão com implementos intercambiáveis que podem realizar tarefas de preparo do solo, semeadura, proteção de plantas e colheita
O futuro da produção global de culturas agrícolas foi revelado depois de receber uma Medalha de Ouro nos Prêmios de Inovação Agritechnica 2022 da Sociedade Agrícola Alemã (DLG). O elogio foi para a Nexat GmbH, por seu sistema holístico de produção agrícola de revolução, baseado em um único veículo transportador que pode ser equipado com todos os implementos necessários para tarefas, desde o preparo do solo até a colheita.
Leia também
- Seadrill que faturou contrato milionário da Petrobras para outra plataforma que terá operação no campo de Búzios e convoca para centenas de vagas de emprego para atividade offshore no Rio de Janeiro
- Líder mundial de mercado em tecnologias de acionamento e controle, a Bosch Rexroth oferece cursos online de capacitação gratuita para profissionais da indústria, professores e estudantes de escolas técnicas e universidades
- Icônico Red Pearl, o único Scania conversível do mundo, é o caminhão com um monstruoso motor V8 de 1.000 cv de potência, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5 segundos!
- Multinacional fabricante de veículos General Motors traça plano audacioso e entra na disputa com a Ford para desbancar Tesla, a montadora do bilionário Elon Musk
A empresa alemã Nexat foi formada em 2017 com o objetivo de revolucionar a produção agrícola. Na verdade, o diretor Felix Kalverkamp disse: “Não precisamos de mais otimização da tecnologia existente, mas de algo holisticamente novo!” Essa é uma afirmação ousada, mas apoiada pelo envolvimento de seu pai e colega diretor Klemens Kaverkamp, cujo currículo inclui cargos seniores de gerenciamento no Grimme.
A empresa também conta com o apoio de outros fabricantes líderes de máquinas agrícolas, incluindo o especialista em pulverização Dammann, especialistas em colheita Geringhoff e a gigante de cultivo e perfuração Väderstad, cujo presidente Crister Stark disse: “Para agricultura de longo prazo, neutra em termos climáticos e economia de recursos, um repensar deve ocorrer, tanto agrícola quanto tecnologicamente, em harmonia com a natureza”.
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Estado mais pobre dos Estados Unidos: Em menos de um século, este estado americano viu sua economia despencar do topo da riqueza para o fundo da pobreza
Veja no vídeo a máquina operando no campo. O valor não foi divulgado.
O primeiro e único sistema holístico de produção agrícola do mundo que pode responder aos desafios do futuro em termos técnicos, econômicos e ecológicos
A Nexat salienta que sua inovação não é apenas uma visão ou um sonho do futuro. O novo sistema de produção agrícola já está em uso há vários anos em fazendas selecionadas em condições reais. E com grande sucesso.
“É a sinergia de 50 anos de experiência em desenvolvimento e tecnologia de ponta de fabricantes líderes de mercado de máquinas agrícolas”, afirma a empresa. “O resultado é a revolução Nexta: o primeiro e único sistema holístico de produção agrícola do mundo que pode responder aos desafios do futuro em termos técnicos, econômicos e ecológicos. É um marco para o desenvolvimento da agricultura neutra em CO2 na Alemanha, na Europa e no mundo.”
No centro do sistema da Nexat, está um veículo transportador poderoso e de grande extensão com implementos intercambiáveis que podem realizar tarefas de preparo do solo, semeadura, proteção de plantas e colheita, usando acessórios modulares desenvolvidos em estreita colaboração com fabricantes conhecidos e respeitáveis. Os módulos podem ser trocados por uma pessoa em menos de 10 minutos, e há planos para automatizar totalmente esse processo em um futuro próximo.
Pode-se argumentar que as colheitadeiras montadas em trator significam que não há nada de novo aqui, mas a revolução Nexat leva o conceito vários passos adiante: primeiro, o sistema tem 14m de largura e foi projetado para uso em sistemas de tráfego controlado – isso significa que apenas cinco por cento do campo é conduzido, em comparação com 60 a 80 por cento sob a máquina comum.
Nexat diz que o novo conceito está intimamente alinhado com as metas e os desafios dos agricultores de hoje, como por exemplo aumentar sua produtividade por hectare e melhorar a lucratividade de sua fazenda, como resultado. Também ajuda os agricultores a dar passos significativos em direção a práticas agrícolas mais voltadas para o futuro e neutras para o clima, gerenciando recursos valiosos de forma mais sustentável e responsável. Os benefícios potenciais são:
- potencial de ganhos > 10-30 por cento aumentado
- consumo de energia > 30 por cento reduzido
- custos/técnica > 20 por cento economizado
- aumento de lucro > 50 por cento possível
A combinação Nexat-NexCo, portanto, dá origem a uma dimensão completamente nova do desempenho da debulha quando você leva em conta que o veículo transportador é usado ao longo do ano. O conceito anuncia uma mudança de paradigma na agricultura e deve ser visto positivamente em termos de economia de recursos e ecologia.
Outra afirmação ousada é que a Nexat não é apenas mais um desenvolvimento que promete ganhos de curto prazo em lucro e rendimento. É um plano sólido de trazer a agricultura permanentemente de volta à sincronia com a natureza.