1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Mulher processa empresa por não receber parabéns no seu aniversário
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Mulher processa empresa por não receber parabéns no seu aniversário

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/11/2025 às 11:47
processa empresa por não receber parabéns de trabalho e perde ação após Justiça concluir que política não era obrigatória
processa empresa por não receber parabéns de trabalho e perde ação após Justiça concluir que política não era obrigatória
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Tribunal rejeita ação de funcionária que alegou discriminação após não receber mensagem de parabéns

A britânica Rita Nunn, de 34 anos, decidiu processar seu empregador, a imobiliária HES Estate Management, por não ter recebido uma mensagem de “feliz aniversário de trabalho” em agosto de 2023. O caso ganhou repercussão após ser noticiado pelo jornal The Standard, que divulgou o resultado do julgamento no dia 16 de outubro.

A funcionária trabalhou por um ano na empresa e alegou ter se sentido discriminada, especialmente porque havia informado sua gravidez dois meses antes, em junho de 2023. Para ela, o fato de não ter recebido a saudação da empresa representava um tratamento diferenciado após o anúncio da gestação. No entanto, o tribunal decidiu contra Rita Nunn.

Mudança na política de mensagens

Durante o julgamento, a imobiliária afirmou que havia reduzido o número de mensagens enviadas via WhatsApp para comemorar aniversários de trabalho. A empresa justificou a mudança dizendo que recebeu diversas reclamações de funcionários que consideravam os parabéns muito frequentes.

Embora uma colega de Rita tenha recebido a mensagem no mesmo período, o tribunal entendeu que a política não era aplicada de forma uniforme e que isso não caracterizava discriminação. Os juízes concluíram que outros funcionários também não foram parabenizados, exceto aqueles com mais de vinte anos de casa.

Decisão final

O tribunal reconheceu que as felicitações enviadas pela HES Estate Management eram uma cortesia, e não um direito garantido aos trabalhadores. Assim, Rita Nunn não foi considerada vítima de discriminação. O caso evidenciou como questões aparentemente simples, como mensagens comemorativas, podem gerar controvérsias em ambientes corporativos.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x