O motor 1.0 EA111 do Volkswagen Gol G5 tem gerado dúvidas sobre sua durabilidade. Muitos donos se perguntam por que ele parece durar menos que o motor da versão G4. Para esclarecer essas questões, o CPG ouviu Vitor Hugo, especialista em mecânica, que detalha as alterações feitas pela Volkswagen no motor 1.0 EA111 e o impacto disso na sua vida útil.
Se você acha que o motor 1.0 EA111 do Gol G5 dura menos, não está sozinho. Muitos proprietários têm notado que a versão lançada após 2009 apresenta mais problemas e desgaste prematuro em comparação com o modelo anterior, o Gol G4. Mas por que isso acontece? Será que a Volkswagen decidiu complicar a vida dos motoristas?
Vitor Hugo, especialista em mecânica, responde a essa dúvida que vem circulando em fóruns e redes sociais, explicando detalhadamente o que mudou no motor 1.0 EA111 do G5 e por que essas mudanças têm causado uma sensação de que o motor dura menos. Vamos entender as nuances dessa engenharia!
Principal mudança entre o motor 1.0 EA111 do Gol G4 e o Gol G5
Vitor Hugo comenta que a principal mudança entre o motor do Gol G4 e o Gol G5 está nas dimensões e materiais usados em componentes vitais, como pistão, biela e bronzina. “A Volkswagen optou por reduzir o tamanho do pistão e da biela, além de diminuir a largura da bronzina, que são partes fundamentais para a durabilidade do motor”, explica Vitor.
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No Gol G5, o pistão tem uma saia mais curta e o apoio lateral no cilindro foi reduzido consideravelmente, o que, na prática, diminui sua durabilidade. Esse tipo de pistão, embora favoreça o consumo de combustível e emissões, causa maior desgaste com o tempo. “A Volkswagen teve que diminuir essas peças para atender a normas mais rigorosas de emissões de poluentes”, afirma o especialista.
Ele também ressalta que o virabrequim e o bloco do motor continuam iguais ao modelo anterior, mas as novas configurações internas fazem com que o motor 1.0 EA111 do G5 sofra mais com o desgaste, especialmente nas bronzinas, que ficaram mais finas.
Muitos proprietários de Gol G5 relatam problemas de desgaste prematuro
“A bronzina do motor G5 é 2mm mais estreita em comparação com o G4. Isso faz com que ela absorva menos impacto, desgastando-se mais rapidamente”, detalha Vitor. Isso explica por que muitos proprietários de Gol G5 relatam problemas de desgaste prematuro em suas bronzinas e bielas. O especialista também destacou que, devido à menor área de contato e apoio, o pistão do motor 1.0 EA111 tende a perder eficiência e causar mais atrito dentro do cilindro.
Substituir é uma opção
Outro ponto interessante mencionado por Vitor é a tendência de adaptações no motor. Alguns donos de Gol G5 têm optado por substituir os componentes internos do motor por peças do Gol G4. “Na prática, essa substituição melhora a durabilidade do motor, pois o conjunto do G4 é mais robusto e oferece maior suporte às peças internas”, esclarece. Ele ressalta que isso não é uma solução oficial da Volkswagen, e quem decide fazer a troca corre o risco de perder garantias ou enfrentar problemas futuros.
Apesar das desvantagens em termos de durabilidade, Vitor explica que essas modificações no motor 1.0 EA111 são fruto de exigências ambientais e econômicas. “As montadoras são obrigadas a reduzir o peso das peças e aumentar a eficiência do motor para atender às normas ambientais, o que acaba comprometendo a longevidade do motor”, comenta.
Diferença de durabilidade entre o motor 1.0 EA111 do Gol G5 e do G4 é clara
Embora a diferença de durabilidade entre o motor 1.0 EA111 do Gol G5 e do G4 seja clara, a escolha de componentes mais leves foi uma estratégia necessária da Volkswagen para atender às normas ambientais. A pergunta que fica é: será que vale a pena adaptar o motor ou aceitar essas mudanças para ter um carro mais econômico?
E você, já pensou em adaptar o motor do seu Gol G5 com peças do G4? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Eu tenho um G6 comprado 0 km ano 13/14 nunca tive problema com motor atualmente já compltou 11 anos que comprei hj está com 165000 km inclusive kit de embreagem tbm é original de fábrica creio que o segredo é troca de óleo no prazo correto troco o óleo sempre em fevereiro e setembro independente da kilometragem completou 6 meses já troco logo eu usava Castrol 5w40 que a VW recomendava mas na minha região ficou difícil de encontrar há uns 2 anos passei pra o SHELL
Tenho um Gol G6 ano 2013, nunca tive problema algum com motor. Troco o óleo sempre no prazo correto, enfim, não tenho do que reclamar.
Tenho um G4 2008/2009. Comprei em setembro de 2008. Como saber se o motor do meu carro tem essas alterações?
Jogue fora esse motorzinho **** e coloque no lugar um CHT ou um AP….e esqueça o assunto de motor…por décadas.
Se a VW pudesse com certeza teria feito. Seria muito mais barato produzir AP por anos sem fim, com as mesmas máquinas, projetos e prova de anos durabilidade. Para atender exigências mundiais de emissões temos a realidade de hoje, nem mais os EA 1.6 (ou tbm os novos MSI) que até se provaram bons não conseguiram ficar no mercado. Por isso explosão dos 3 cilindros descartáveis. Enquanto isso na Europa desde sempre carro pequeno usa diesel, nos EUA produção em série de motores V8 até hoje, e o Brasil sempre vítima no tema ambiental.