O primeiro trimestre de 2023 foi marcado por um aumento na movimentação portuária no Brasil, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
O crescimento registrado em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 1,64%, totalizando cerca de 279,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
De acordo com o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq, a composição das cargas transportadas se divide em diversas categorias. Dentre elas, destaca-se o minério de ferro, responsável por cerca de um terço do total, com 75,8 milhões de toneladas transportadas. Além disso, também foram transportados milho, farelo de soja, petróleo bruto e derivados de petróleo, bem como contêineres e outras cargas gerais.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, comemorou o resultado positivo e destacou a importância de novos investimentos do Governo Federal para ampliar o ritmo de desenvolvimento do setor. “O Brasil voltou! O crescimento voltou! Importante destacar que há planos para modernizar e ampliar a infraestrutura dos portos, com a intenção de aumentar a capacidade de movimentação de cargas e reduzir os custos logísticos, gerar empregos e impulsionar a economia”, afirmou.
- Descoberta milionária! Jazida de diamantes com 1,8 MILHÕES de quilates será LEILOADA pelo Brasil em novembro
- Governo Lula mais de R$ 140 MILHÕES para organizar evento (G20) no Rio de Janeiro
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Escala 6×1: como o modelo que esgota trabalhadores brasileiros ainda reflete as marcas da escravidão na economia atual
Márcio França reforçou a necessidade de se manter a transparência e eficiência na gestão dos portos brasileiros, garantindo que as autoridades portuárias públicas sejam mantidas e que o lucro das operações seja aplicado em melhorias para o setor.
A movimentação portuária é um importante indicador econômico, uma vez que está diretamente relacionada às exportações e importações de produtos. Para o ministro Márcio França, é essencial manter um ritmo de crescimento no setor para movimentar a economia brasileira.
Os planos para modernização e ampliação da infraestrutura dos portos envolvem a construção de novos terminais portuários, aumento da capacidade de armazenamento de cargas e investimentos em tecnologia e sistemas de automação portuária.
Além disso, a expectativa é de que o setor portuário esteja cada vez mais integrado com outros modais de transporte, como ferrovias e rodovias, de modo a agilizar o transporte de cargas e reduzir os custos logísticos.
O Brasil possui uma extensa costa marítima e um grande potencial para o desenvolvimento do setor portuário. Por isso, investimentos no setor são fundamentais para garantir o crescimento econômico do país, bem como a geração de empregos e a redução dos custos logísticos, fatores que têm impacto direto na competitividade da indústria nacional.
Com o cenário econômico favorável e os investimentos previstos para o setor, a expectativa é de que a movimentação portuária continue crescendo nos próximos anos, impulsionando a economia brasileira e gerando novas oportunidades de negócios.