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Motoristas que passam por essa rodovia (BR) pagarão um pedágio até 49% mais caro a partir de hoje

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/03/2025 às 12:13
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Atenção, motoristas! O pedágio da BR-262 disparou! Agora, quem trafega por trecho da rodovia paga até 49% a mais. E tem mais: duas novas praças de cobrança vêm aí, elevando ainda mais os custos!

A partir de sexta-feira, 21 de março de 2025, a viagem pela BR-262, entre Uberaba e Betim, vai ficar mais cara.

O pedágio, que já era considerado um gasto significativo, sofreu um reajuste de até 49%, o que deve impactar diretamente o bolso dos motoristas que percorrem a Rota do Zebu, trecho de 440 km dessa importante rodovia.

O valor total da passagem para quem vai de Uberaba até Betim, ida e volta, chega a R$ 82, o que representa um aumento de cerca de 35%, já que anteriormente os motoristas pagavam R$ 60,80.

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O reajuste não foi uniforme e varia entre 15% e 49%, dependendo da praça de pedágio.

Com os novos valores, quem viajar pela BR-262 encontrará quatro praças de pedágio ao longo do percurso.

A cobrança será feita nas cidades de Perdizes (R$ 10,30), Campos Altos (R$ 10), Luz (R$ 10,40) e Florestal (R$ 10,30).

O maior aumento foi registrado em Florestal, com um reajuste de 49%, que fez o valor do pedágio subir de R$ 6,90 para R$ 10,30.

Para quem viaja toda a extensão da rodovia, o custo de pedágio passará a ser R$ 41, um aumento de 34,8% em relação ao valor anterior.

Além disso, outras duas praças de pedágio devem ser construídas em Nova Serrana e Araxá, o que elevará ainda mais o custo da viagem.

Embora os valores dessas futuras praças não tenham sido divulgados, estima-se que o total de pedágio chegue a mais de R$ 60 quando as obras forem concluídas.

Esses aumentos têm uma explicação: a transição da administração da rodovia, que antes estava sob responsabilidade da Triunfo Concebra, que gerenciava a BR-262 desde 2014.

Desde outubro de 2024, a Way-262, uma nova empresa criada para assumir a concessão, passou a administrar o trecho.

A mudança de concessão foi resultado de uma relicitação, após a Triunfo Concebra alegar dificuldades financeiras para realizar os investimentos necessários, como a duplicação e melhorias na rodovia.

Investimentos e melhorias para a BR-262

Apesar do impacto do aumento, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) garante que a nova concessão trará benefícios para os motoristas.

O diretor-geral em exercício da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, explicou que os novos valores do pedágio estão alinhados com os investimentos planejados para a estrada.

Sampaio destacou que, antes, a tarifa não contemplava os investimentos necessários e que agora os recursos serão destinados a melhorias significativas.

Para minimizar o impacto financeiro, a ANTT implementou programas de descontos.
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Já aqueles que utilizam a rodovia diariamente, como trabalhadores e estudantes, poderão contar com descontos progressivos de até 50%, reduzindo assim o valor total do pedágio.

Além disso, motociclistas seguirão isentos de pagar o pedágio, o que representa uma economia importante para quem utiliza a rodovia nessa categoria.

O futuro da rodovia: mais segurança e menos acidentes

A concessão também traz consigo um pacote de melhorias que promete transformar a infraestrutura da BR-262.

Entre os principais projetos estão a duplicação de 44,3 quilômetros, a implantação de 169 quilômetros de faixas adicionais e a construção de 17 passarelas para pedestres e 100 pontos de ônibus.

Também estão previstas a construção de três passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.

Essas mudanças são vistas como um avanço importante para aumentar a segurança viária, já que a BR-262 é considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil.

Guilherme Theo Sampaio destacou a eficiência logística que a modernização trará, não só para o estado de Minas Gerais, mas também para o agronegócio nacional, já que a região é um importante polo produtivo.

O contrato de concessão também prevê um investimento de R$ 8,54 bilhões.

Desse total, R$ 4,39 bilhões serão destinados às obras de infraestrutura e R$ 4,14 bilhões para a manutenção e operação da rodovia ao longo dos 30 anos de concessão.

A expectativa é que esses investimentos ajudem a reduzir o número de acidentes, melhorando a qualidade da estrada e, consequentemente, a segurança de quem transita por ali.

Impacto econômico e geração de empregos

Outro ponto positivo da nova concessão é a geração de empregos.

A Way-262 já absorveu a maior parte dos funcionários da Triunfo Concebra e, com as obras programadas, mais oportunidades de trabalho devem surgir.

A modernização da rodovia também deve gerar um impacto econômico positivo para os municípios cortados pela BR-262, que devem se beneficiar com a movimentação econômica gerada pelas novas operações.

Vale lembrar que o processo de modernização ocorre após a saída da Triunfo Concebra, que solicitou a revogação do contrato em 2020, alegando impossibilidade de arcar com os custos de duplicação e outras obrigações.

Do total de 600 quilômetros de obras previstas no contrato original, apenas 84 quilômetros foram entregues até hoje.

O Ministério dos Transportes, então, decidiu dividir a rodovia em trechos menores, o que possibilitou a concessão separada do trecho Uberaba-Betim, viabilizando o leilão realizado em 2024.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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