Mudanças nas categorias Comfort e Black da Uber surpreendem motoristas que compraram carros novos para atuar nas modalidades premium, após a exclusão de SUVs híbridos e lançamentos recentes, com relatos de prejuízo financeiro e replanejamento das rotinas de trabalho.
A Uber atualizou as regras de elegibilidade das categorias Comfort e Black e retirou da lista modelos recém-lançados no Brasil.
Entre os excluídos estão Renault Kardian e Citroën Basalt, decisão que gerou forte reação de motoristas em redes sociais.
Segundo reportagem publicada pelo portal UOL, a medida causou indignação especialmente entre motoristas que investiram recentemente em veículos para atender às categorias superiores.
-
A guerra silenciosa dos minerais: a jogada chinesa com terras raras que expôs o verdadeiro ponto fraco de Trump
-
INSS suspende novos empréstimos consignados de quatro bancos: Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio; proibição imediata de novas operações com aposentados
-
Fim da obrigatoriedade das autoescolas pode não sair do papel: deputado tenta barrar mudança — “um crime contra a segurança no trânsito”
-
Novo Aeroporto de R$ 1,3 bi construído pela China no deserto do Paquistão não tem passageiros, só um voo por semana e parece mais base militarizada que polo econômico ou turístico
As mudanças começam a valer para o Uber Black em 5 de janeiro de 2026.
Para o Comfort, o Renault Logan deixará de ser aceito a partir de 5 de julho de 2026.
Reação imediata dos motoristas
O anúncio surpreendeu profissionais que investiram recentemente em veículos mirando as categorias premium.
Douglas Silva, motorista no Rio de Janeiro, comprou um Basalt zero-km no fim de junho com a ideia de atender a família e operar “todas as categorias dos dois aplicativos”, citando também a 99.
Ele relata que colegas “já tinham dado entrada e pediram o dinheiro de volta na concessionária”.
No seu caso, o financiamento foi contratado há três meses: “Paguei só três parcelas e ainda faltam mais 45”, afirma.
De acordo com a apuração do UOL, diversos motoristas afirmam ter sido pegos de surpresa e relatam prejuízos significativos com financiamentos de longo prazo feitos especificamente para atender às exigências da Uber.
Outro relato é de Jonas Silva, com quase cinco anos na plataforma e mais de 17 mil viagens.
Ele adquiriu o Basalt no lançamento para trabalhar no Black, esperou três meses pela entrega e financiou em 60 meses.
“Não fazia ideia de que isso iria acontecer. É um carro novo, com bom espaço interno e porta-malas, e todo mundo elogia”, diz.
Com a exclusão, antecipa que priorizará corridas na 99, onde o Plus “chega mais perto do Uber Black”.
O que muda no Uber Black
A partir de 5 de janeiro de 2026, sete modelos deixam de ser aceitos no Black: Renault Kardian, Citroën Basalt, Caoa Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Hyundai Kona Hybrid e os JAC J3 Turin e JAC iEV40.
A lista atinge SUVs compactos, inclusive híbridos e elétricos, que vinham sendo considerados por motoristas justamente por custos operacionais menores e percepção de conforto.
O jornal UOL também apontou que a medida foi vista como contraditória por parte dos motoristas, já que alguns desses modelos se destacam justamente pelo desempenho e pelo nível de conforto, características valorizadas no segmento Black.
Segundo a empresa, a atualização reflete “pesquisas com usuários e análises da evolução do mercado” para alinhar a frota aos aspectos apontados como mais relevantes nas categorias premium.
Impacto financeiro e decisões forçadas
Para quem comprou veículo recentemente, a mudança altera o cálculo de retorno.
Douglas Silva conta que deu R$ 30 mil de entrada no Basalt, fruto de economia familiar.
Ele estuda negociar com a loja para devolver o carro ou trocá-lo por um modelo “até mais simples e caro” do que o atual, de forma a voltar a se enquadrar nas regras.
Já Eduardo Guimarães, com mais de mil corridas no Black, adquiriu um Basalt há quatro meses por R$ 117 mil “pensando no Black”.
Ele diz que analisou e pesquisou antes da compra e que “não houve indício” de que o modelo sairia da categoria.
Agora, avalia que rodar no Comfort derrubaria sua meta diária e cogita abandonar a plataforma se não conseguir manter a rentabilidade.
Comfort também terá mudanças
No Comfort, a alteração mais sensível é a retirada do Renault Logan, válido a partir de 5 de julho de 2026.
Até lá, seguem vigentes critérios de ano de fabricação por modelo, mas a empresa indica que a base de veículos aceitos passará por ajustes para preservar um padrão mínimo de conforto percebido pelos passageiros.
Em paralelo, a Uber afirma que as medidas vêm de avaliação contínua de preferências do usuário, envolvendo fatores como espaço interno, acabamento e conveniência.
O UOL também informou que, além da revisão do Comfort, a Uber avalia ajustes em outras modalidades para acompanhar a renovação do mercado automotivo brasileiro, especialmente diante do avanço dos veículos híbridos e elétricos.
UberX dependerá de regras locais
Para o UberX, a companhia informou que o impacto varia conforme a regulamentação municipal.
Em cidades que fixam idade máxima de 10 anos para os veículos de transporte por aplicativo — casos de Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo — haverá bloqueio para carros ano/modelo 2015 ou anterior.
A política, diz a empresa, busca manter a frota dentro de um ciclo de renovação compatível com exigências de segurança, emissões e conforto.
Por que modelos novos estão fora
A exclusão de lançamentos chama atenção porque, em tese, eles atendem a requisitos de tecnologia e eficiência.
A Uber não detalhou os parâmetros técnicos individualmente, mas sustenta que a revisão foca atributos valorizados pelos clientes das categorias superiores.
Entre eles, costumam pesar nível de acabamento, silêncio a bordo, desempenho, porta-malas e itens de conveniência.
Ainda que alguns desses veículos ofereçam economia de combustível ou eletrificação, a avaliação final da plataforma prioriza a experiência percebida no segmento Black e, em menor grau, no Comfort.
Alternativas consideradas pelos motoristas
Com menos de três meses para o início da nova regra no Black, parte dos condutores tenta renegociar compras ou redirecionar a operação.
Alguns, como Jonas Silva, avaliam migrar o foco para a 99 nas modalidades com tarifas mais próximas do Black.
Outros buscam troca por modelos aceitos, mesmo com perda financeira, para não comprometer a receita.
Há também quem opte por permanecer no Comfort, embora relate que a rentabilidade seja inferior à do Black, o que exigiria maior volume de corridas para manter o faturamento.
De acordo com o UOL, a reação nas redes sociais cresceu nos últimos dias, com grupos de motoristas trocando informações sobre possíveis alternativas e discutindo a viabilidade de continuar investindo em veículos caros diante das constantes mudanças de política da empresa.
O que diz a Uber
Em nota, a empresa afirma que a atualização da lista “foi determinada com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”.
Para o Comfort, confirma a saída do Logan em julho de 2026.
Sobre o UberX, reforça que o cumprimento do limite etário municipal implicará restrições a carros mais antigos nas cidades com regra de 10 anos.
A plataforma não comentou, até o momento, mecanismos de compensação para quem comprou recentemente veículos que serão excluídos do Black.