Você já passou por aquela situação de entrar na concessionária, olhar aquele carro zero km reluzente e se perguntar: “Será que esse motor vai me deixar na mão em pouco tempo?” Pois é, meus amigos, essa dúvida é legítima! Se você também busca os motores mais duráveis e quer entender quais carros têm os motores mais confiáveis, veio ao lugar certo. Vamos explorar juntos quais são os motores mais duráveis disponíveis em carros 0km, aqueles que vão te levar longe sem te dar dor de cabeça.
O papo é o seguinte: todo mundo se empolga com novos lançamentos, tecnologias modernas e eficiência. Claro, quem não quer um carro que consome pouco e é cheio de firulas tecnológicas? Mas existe um detalhe que poucos falam. Os motores mais novos, por mais que passem por inúmeros testes, ainda precisam de tempo para amadurecer. Isso quer dizer que, mesmo após todos os testes feitos pelos fabricantes, sempre pode surgir algum problema quando o carro chega às ruas. Um exemplo recente? O caso do GM Onix, que apesar de ter passado por inúmeros testes, enfrentou problemas de segurança e até pegou fogo. Veja os motores mais duráveis abaixo.
É por isso que, quando se trata de motores mais duráveis, a experiência dos motores mais antigos e robustos ainda tem muito valor. Eles já passaram por anos de uso, melhorias e ajustes, tornando-se uma opção extremamente confiável para quem quer um carro para durar.
Os motores mais duráveis
Agora que você já sabe por que os motores mais antigos ainda reinam quando o assunto é confiabilidade, vamos conhecer os motores que se destacam no mercado atual e os carros que os utilizam.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
1. Chevrolet Família 1
Esse motor é praticamente um dinossauro da indústria automobilística. Estreou no Brasil em 1994 com o Corsa e, desde então, foi atualizado diversas vezes. A terceira geração desse motor está presente em carros como o Joy, Joy Plus, Montana e Spin. Apesar de parecer simples, com cabeçote de oito válvulas e bloco de ferro fundido, ele é incrivelmente resistente. A simplicidade é a chave aqui, e é por isso que ele ainda é um dos motores mais duráveis no mercado.
2. Fiat Fire
O motor Fire da Fiat é uma verdadeira lenda quando falamos de durabilidade. Ele está no mercado desde o ano 2000, e hoje ainda equipa modelos como o Mobi, Uno, Grand Siena e Fiorino. Não é o mais potente, nem o mais econômico, mas se você quer um motor que nunca vai te deixar na mão, o Fire é a escolha certa. É o motor “aguenta desaforo”, como dizem por aí.
3. PSA TU5 (Peugeot/Citroën)
Esse motor começou sua trajetória em 2001 e, mesmo após algumas atualizações, mantém a base original. Equipou carros como Peugeot 206, 207, 307, Citroën C3 e C4. Atualmente, você ainda o encontra em carros novos como o Peugeot 208, 2008 e o Citroën C4 Cactus. Apesar de ser um motor com mais de duas décadas de existência, ele segue firme e forte, sendo uma ótima opção de motor mais durável.
4. Renault F4R
Se você quer um motor com fãs fiéis, esse é o cara. O F4R da Renault estreou no Brasil em 2001, equipando a Scénic, e hoje está presente no Sandero RS e na Duster Oroch. Ele tem uma ótima combinação de durabilidade, potência e disponibilidade de peças, fazendo dele uma escolha sólida para quem precisa de um carro confiável.
5. Honda L15A e R18A1
A Honda nunca decepciona quando o assunto é confiabilidade. O motor L15A, que estreou em 2005 no Fit, e o R18A1, lançado em 2007 no Civic, são exemplos de durabilidade e baixo custo de manutenção. Eles são usados atualmente no WR-V e no HR-V, respectivamente. A Honda é conhecida por produzir motores que simplesmente não quebram, e esses dois seguem essa tradição com maestria.
Por que os motores antigos ainda fazem sentido?
Além da robustez comprovada, outra grande vantagem desses motores mais duráveis é a facilidade de manutenção. Peças para esses motores estão disponíveis em qualquer esquina, o que significa que você não vai sofrer para encontrar o que precisa.
Além disso, a simplicidade mecânica dos motores antigos os torna menos suscetíveis a falhas, especialmente em relação a tecnologias mais complexas que ainda estão em fase de maturação nos motores novos.
Qual é o motor certo para você?
Se você troca de carro a cada dois anos, talvez não precise se preocupar tanto com a durabilidade do motor. Mas se você pretende rodar 400.000 km ou mais com o mesmo carro, a história muda completamente. Para quem trabalha com aplicativos, táxis, ou simplesmente roda muito, esses motores são a escolha certa.
Então, na próxima vez que você estiver na dúvida sobre qual carro comprar, pense nos motores mais duráveis que listamos aqui. Afinal, um carro pode ser lindo e tecnológico, mas se o motor não for confiável, a dor de cabeça virá. E ninguém quer isso, certo?