Moto HF355, criada por Max Hazan, combina motor V8 de Ferrari F355 com 400 cv em um projeto artesanal no estilo café racer.
Colocar um motor V8 de 3,5 litros da Ferrari em uma motocicleta parece algo impossível. Porém, para o construtor Max Hazan, a ideia virou realidade. Ele não apenas pensou nisso, mas construiu uma moto inteira sob medida para receber o propulsor.
O projeto começou há meses, quando a Hazan ainda estava na fase inicial de construção. Agora, a máquina está pronta e funcional, no estilo café racer.
O modelo recebeu o nome de HF355, inspirado no motor que equipou a Ferrari F355 entre 1994 e 1999.
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Esse V8 naturalmente aspirado é famoso pelo som, capaz de girar até quase 10.000 rpm. São 400 cavalos de potência disponíveis, acoplados a uma caixa de câmbio de seis marchas.
Peso e desempenho
A HF355 pesa 250 kg a seco e 267 kg com todos os fluidos. Quase metade disso, 107 kg, vem apenas do motor. Isso significa cerca de 45 kg a mais que uma esportiva de 1.000 cc comum, mas a troca se justifica pelo desempenho.
A relação potência-peso é de aproximadamente 0,67 cv/lb, superando até a BMW S1000 RR, que tem 0,46 cv/lb.
Para lidar com o calor gerado, Hazan instalou um radiador canalizado sob o motor, trabalhando com quatro ventiladores elétricos controlados por computador.
O motor usa sistema de cárter seco, com o tanque de óleo na parte superior, liberando espaço e facilitando a manutenção.
Estrutura totalmente personalizada
Não há chassi original nesta moto. Hazan projetou tudo para que os componentes fossem aparafusados diretamente ao motor e à transmissão.
A HF355 conta com ECU personalizada, carroceria de carbono interna, coletores e escapamento exclusivos, além de suspensões dianteira e traseira feitas sob medida.
A carenagem frontal recebeu um para-brisa de acrílico e aletas aerodinâmicas.
Toda a carroceria foi produzida pelo próprio Hazan, usando materiais compostos e moldes personalizados. Não houve moto doadora para o projeto, reforçando o caráter artesanal.
Ajustes de ergonomia
O comprimento geral é similar ao de uma moto de aventura, mas Hazan encurtou a distância entre eixos para 1.600 mm. Isso ajudou a manter a aparência clássica de uma esportiva.
A ergonomia exigiu atenção especial, com ajustes na altura do assento, posição dos pedais e alcance do guidão para tornar a pilotagem possível.
Esses detalhes mostram que o foco não foi apenas na estética ou na potência, mas também na experiência de condução. Afinal, pilotar um V8 sobre duas rodas exige mais que coragem — precisa de controle.
Exclusividade garantida
As especificações finais ainda não foram divulgadas e aparecem como “em desenvolvimento” no site da Hazan. Portanto, nem todos os números são conhecidos.
O que se sabe é que a HF355 não será produzida em série. Trata-se de uma peça única, feita para demonstrar até onde a personalização extrema pode chegar.
Quem será o piloto disposto a encarar essa criação ainda é um mistério.
Mas o mais importante é que, com o HF355, Hazan provou que até as ideias mais improváveis podem ganhar vida — desde que haja visão, técnica e dedicação.