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Motor THP: um propulsor turbo 1.6 que revolucionou o mercado automotivo com sua combinação de potência e eficiência

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/09/2025 às 17:56
Atualizado em 09/09/2025 às 21:20
Conheça o motor THP, um propulsor turbo 1.6 que revolucionou o mercado automotivo com sua combinação de potência e eficiência.
Conheça o motor THP, um propulsor turbo 1.6 que revolucionou o mercado automotivo com sua combinação de potência e eficiência. Imagem: Motor1
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Descubra a história e os principais fatos sobre o motor THP, fruto da parceria entre PSA e BMW. Conheça suas vantagens, desvantagens e por que ele divide opiniões no mercado automobilístico brasileiro.

O motor THP (Turbo High Pressure) é um dos propulsores mais discutidos no mercado automobilístico, especialmente no Brasil, onde equipou modelos populares de marcas como Peugeot, Citroën e Mini.

Lançado inicialmente pela parceria entre PSA (Peugeot-Citroën) e BMW, o THP ficou conhecido por sua combinação de alta potência e eficiência de combustível.

Porém, sua complexidade e os custos de manutenção geraram críticas ao longo dos anos. Se você está curioso sobre o motor THP, continue lendo para descobrir 9 fatos essenciais sobre esse propulsor que divide opiniões.

Origem do motor THP: a parceria entre PSA e BMW

O motor THP nasceu de uma joint venture entre o grupo PSA Peugeot-Citroën e o BMW, sendo lançado na Europa em 2004 sob o nome de projeto “Prince”. Inicialmente, o motor foi oferecido em versões aspiradas e turboalimentadas.

No Brasil, o motor chegou com o Peugeot 3008, em 2010, e logo se espalhou por outros modelos das marcas do grupo, como Peugeot 208 e Citroën C4 Lounge.

Com seu desenvolvimento e variantes, o THP conquistou tanto admiradores quanto críticos.

Como funciona o motor THP?

O motor THP é um 1.6 turboalimentado com quatro cilindros e bloco de alumínio.

Um dos seus maiores diferenciais é a combinação de turboalimentação com comando variável de válvulas, tanto na admissão quanto no escape.

Isso permite que o motor ofereça mais potência e torque, com um menor consumo de combustível, característica que define a filosofia de downsizing (motores menores com maior eficiência e desempenho).

Inovações do THP: eficiência e potência no Downsizing

O motor THP é um dos pioneiros do downsizing, que busca combinar motores menores com mais potência.

Além da tecnologia de turboalimentação, o motor recebeu sistemas de injeção direta desenvolvidos pela Bosch, o que ajudou a melhorar sua eficiência.

Também foi equipado com bomba de óleo variável, uma inovação que contribui para reduzir o consumo e melhorar o desempenho.

O motor THP no Brasil: a chegada do Peugeot 3008

O Peugeot 3008 foi o primeiro carro no Brasil a receber o motor THP. Lançado em 2010, o crossover médio francês veio equipado com o motor 1.6 turbo, capaz de gerar 156 cv de potência e 24,5 kgfm de torque.

Imagem: Divulgação

A partir de 2014, o motor passou a oferecer 165 cv com a nova tecnologia de injeção da Bosch, sendo utilizado em diversos modelos do grupo PSA, como os Peugeot 208, 308, 408, 508, 2008 e o Citroën C4 Lounge.

Motor THP Flex: a versão que rodava com etanol e gasolina

Um dos marcos do motor THP no Brasil foi a introdução da versão flex, que estreou no sedã médio Citroën C4 Lounge.

Com a flexibilidade de utilizar etanol ou gasolina, a versão flex do motor THP gerava 173 cv de potência com etanol e 165 cv com gasolina.

O torque era sempre de 24,5 kgfm, independente do combustível utilizado, o que representou um grande avanço em relação ao antigo motor 2.0 do C4 Pallas.

Performance Esportiva: O Peugeot 208 GT

Em 2016, o motor THP foi responsável por transformar o Peugeot 208 em um modelo esportivo.

O 208 GT, com seus 173 cv de potência, acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 222 km/h.

Equipado com câmbio manual de seis marchas e calibragens específicas para a versão, o 208 GT se tornou o modelo mais potente da linha 208, atraindo os fãs de esportividade.

O motor THP na marca de luxo DS

A DS, uma marca de luxo derivada da Citroën, também usou o motor THP em seus modelos.

Entre 2012 e 2017, o motor 1.6 turbo foi equipado nos modelos DS3, DS4 e DS5, oferecendo uma combinação de desempenho e sofisticação.

Imagem: Divulgação

A DS se diferenciava pela qualidade superior de acabamento e equipamentos, e o motor THP ajudava a complementar a experiência de condução com potência e eficiência.

O fim de uma era: o motor THP e a transição para a Stellantis

Com a fusão entre PSA e Fiat Chrysler (Stellantis), o motor THP começou a perder espaço.

A partir de 2021, com o lançamento de novos modelos, o grupo passou a adotar motores de origem Fiat, como o 1.0 turbo GSE.

Isso significou o fim da utilização do motor THP no Peugeot 208 e 2008, além do Citroën C3 e C4 Cactus, que passaram a utilizar novas tecnologias de motorização.

Em 2023, a produção da primeira geração do Peugeot 2008 e do Citroën C4 Cactus foi encerrada, marcando o fim do ciclo do motor THP no Brasil.

Principais problemas: o que preocupa os proprietários?

Embora o motor THP seja admirado por sua eficiência e desempenho, ele também apresenta alguns problemas recorrentes.

Entre os principais estão o consumo excessivo de óleo e vazamento de lubrificante, além de ruídos estranhos ao dar a partida.

Esses problemas podem ser minimizados com manutenção preventiva, como a troca regular de óleo conforme as especificações do fabricante.

A atualização dos retentores de válvulas e da corrente de distribuição também são recomendadas para modelos usados, garantindo um funcionamento mais seguro e eficiente.

Vale a pena comprar um carro com motor THP?

O motor THP é uma excelente opção para quem busca potência e economia, especialmente em modelos como o Peugeot 208, Peugeot 3008 e Citroën C4 Cactus.

No entanto, os custos de manutenção e a complexidade do motor podem ser um fator de preocupação para quem não está disposto a realizar a manutenção preventiva.

Se você está considerando um carro com motor THP, certifique-se de que pode arcar com os cuidados necessários para manter o motor funcionando de maneira eficiente e sem falhas.

Fonte: AutoPapo

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Sílvio Luis
Sílvio Luis
12/09/2025 06:51

Tenha um C$ Lounge 2017 Exclusive, estou há 4 anos, maravilhoso em todos os aspectos. Tive um Peugeot 408 que também era fantástico. Esses dias coloquei no anúncio e bombou, até pela conservação e cuidado que tenho.

Jorge Sant' Anna
Jorge Sant' Anna
10/09/2025 01:42

Tenho um Peugeot 408 THP já com atualização. Quando fui comprar, busquei todas essas informações. Inclusive sobre o câmbio. Porque o AL4 não dá. Esse já tem o câmbio Aisin de 6 marchas. Estou com ele a 4 anos. Excelente conjunto motor e câmbio. Econômico e muito esperto.

Francisco Pereira
Francisco Pereira
09/09/2025 22:00

A questão do THP é a próprio relaxo da montadora em entregar um produto de ponta:
– Problemas na tampa de válvulas, demoraram anos pra substituir por uma tampa que trocasse a membrana.
– Problema na corrente de comando, material fraco tornava ela elástica gerando folgas.
– Problema nos retentores das hastes de válvulas, material muito fraco ressecava rápido gerando queima de óleo, os com tecnologia de retentor de viton demoraram a chegar.
– Bomba de alta pressão nas versões mono combustível, pagar em torno de 8k em uma bomba de combustível é impraticável no Brasil, ainda mais que por conta da gasolina podre e batizada vai detonando tudo.
– Anéis de pistão, os anéis raspadores de óleo tinham baixa durabilidade e tornavam um carro uma máquina de baixar óleo.
Dito isso os motores THP só tiveram todas as correções depois de 2018, quase 10 anos após o lançamento no Brasil, isso fez o mercado de seminovos e usados se afastarem do motor THP, fazer todas as manutenções necessárias faziam o dono gastar quase 50% do valor do carro, isso fez o carro que tem esse motor se tornar uma loteria, será que vou ser premiado com esse custo na manutenção?

Allan
Allan
Em resposta a  Francisco Pereira
10/09/2025 14:27

Realmente. Tenho o THP no DS5 com 120 mil km e baixa 1 litro d óleo a cada 1000 km. Mecânicos não recomendam retificar pois vai voltar a consumir óleo em menos d 40 mil km. Melhor deixar assim e no futuro comprar outro motor novo…

Arnaldo
Arnaldo
Em resposta a  Francisco Pereira
11/09/2025 17:00

Por favor, o C4 CACTUS 2019 já é o motor com todas as correções? Se sim, qual os cuidados que devo ter?

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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