Uma inovação apresentada pela startup Avadi está chamando atenção do setor automotivo: um motor a combustão interna de apenas 250cc e 24 libras, que promete superar em desempenho e eficiência os motores elétricos e de hidrogênio, reacendendo a discussão sobre o futuro da mobilidade.
O novo motor compacto é baseado em um sistema inovador de “halfshaft”, que transforma o movimento do pistão em rotação com maior eficiência. Segundo a descrição técnica da Avadi, o projeto utiliza dois braços de ligação e engrenagens pinhão para compactar o sistema sem perda de potência, otimizando o desempenho com baixo peso.
A busca por soluções sustentáveis e eficientes tem pressionado a indústria automotiva a encontrar alternativas ao motor a combustão tradicional. No entanto, apesar da crescente adesão aos motores elétricos e de hidrogênio, tecnologias como a da Avadi demonstram que há espaço para melhorias significativas nos motores a combustão.
A ascensão dos motores elétricos e de hidrogênio
Nos últimos anos, motores elétricos se tornaram símbolo de inovação, liderados por empresas como Tesla, que popularizaram veículos com pegada ecológica e design futurista. O crescimento dos híbridos plug-in consolidou essa opção como a mais procurada entre os consumidores que buscam reduzir a emissão de carbono.
-
Conheça o SUV elétrico da Hyundai com tração de 312 cv, estrutura “Mão de Deus”, bateria LFP da BYD e autonomia de até 700 km em testes extremos
-
Quais carros usados da Toyota, Fiat e Honda têm bom porta-malas, motor com injeção direta e câmbio CVT? Veja 3 opções fora do óbvio que ainda oferecem baixo consumo e ótima revenda
-
Volkswagen Lamando L 2026: modelo irmão do Jetta ressurge com novo motor 1.5 TSI com turbina de geometria variável de 220 cv e visual GTS com ‘sorriso sinistro’ que chama atenção na China
-
Carros lançados em julho agitam o Brasil: Ford, Audi, Fiat e Chevrolet trazem propostas ousadas
Paralelamente, o hidrogênio vem ganhando espaço como alternativa para setores nos quais o elétrico ainda não é viável, como aviação e transporte de carga pesada. Montadoras como Toyota, Hyundai e BMW têm investido em motores a hidrogênio, ampliando as possibilidades de mobilidade sustentável no médio e longo prazo.
Apesar disso, a adoção em massa ainda enfrenta desafios logísticos, como infraestrutura de abastecimento e alto custo de produção de hidrogênio verde. Isso reforça o papel estratégico de manter motores a combustão em desenvolvimento, especialmente quando há avanço em eficiência.
Tecnologia da Avadi reacende potencial da combustão
Com o lançamento de seu novo motor compacto, a Avadi desafia a ideia de que a combustão está ultrapassada. Além da leveza e design inovador, o motor promete maior rendimento energético em comparação aos modelos alternativos atuais, o que pode significar uma revolução para setores específicos.
Apesar da expectativa, a empresa ainda não divulgou data oficial de lançamento, o que tem gerado dúvidas no setor. A última atualização foi feita em 2023, mas até agora não houve novos anúncios formais.
Enquanto isso, outras montadoras continuam com suas apostas. A Toyota, por exemplo, apresentou durante o Seminário de Hidrogênio e Células de Combustível de 2025 uma visão de futuro baseada na integração do hidrogênio não só em veículos, mas também em redes energéticas urbanas e industriais.
As informações foram divulgadas em artigo publicado pelos portais Interesting Engineering e Ecoticias, com dados técnicos do site oficial da Avadi e informações adicionais do Hydrogen and Fuel Cell Seminar 2025.
Só quero se for chinês.
Blá blá blá…
Eu torço pelos motores a combustão …na minha opinião o motor a combustão é o maior advento da humanidade. Agora essa coisa de startup …já vimos várias promessas dessas..como painéis de energia solar… e outras especialmente startups de EV. Depois de alguns meses.. vc não ouve mais falar e após algum tempo…a startup fecha as portas…então é esperar pra ver..pois nessa fase do desenho animado…o mérito ainda é só de quem fez a animação…precisaria no mínimo de um protótipo funcional…sem isso..é pura teoria.