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Motor do carro esquentando demais: Veja 6 causas comuns e como evitar prejuízos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/07/2025 às 10:53
Motor do carro esquentando reflete o estado do veículo. Ao entender a causa do superaquecimento, é possível evitar problemas irreversíveis. Fonte: Canva
Motor do carro esquentando reflete o estado do veículo. Ao entender a causa do superaquecimento, é possível evitar problemas irreversíveis. Fonte: Canva
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Motor do carro esquentando pode ser um indicativo sobre o bem-estar do seu veículo. É importante entender a causa do superaquecimento e como agir para evitar problemas irreversíveis.

Você está dirigindo e, de repente, percebe que o marcador de temperatura sobe rápido demais. Esse é um dos sinais mais claros de que o motor do carro está esquentando. Ignorar o problema pode custar caro, já que o superaquecimento pode comprometer peças essenciais e até inutilizar o motor.

Por que o superaquecimento é perigoso

Quando a temperatura passa do limite seguro, o calor excessivo pode deformar componentes internos, danificar juntas e comprometer todo o sistema.

É como transformar seu carro em uma panela de pressão sobre rodas. Entender as causas é o primeiro passo para evitar prejuízos.

6 causas comuns para o motor do carro esquentar demais

1. Falta ou vazamento no líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento mantém o motor em temperatura adequada. Se o nível está baixo por falta de reposição ou vazamento, a troca de calor falha.

Fique atento ao líquido de arrefecimento do carro.

Fonte: Canva

Vazamentos podem ocorrer no radiador, nas mangueiras ou na bomba d’água. Sempre confira o reservatório e procure manchas de líquido sob o carro.

2. Radiador ou ventilador com defeito

O radiador resfria o líquido, e o ventilador garante que a troca térmica funcione mesmo com o carro parado.

Entupimentos, sujeira acumulada e falhas no ventilador ou sensores podem impedir o resfriamento adequado.

Limpeza regular e testes no ventilador evitam surpresas desagradáveis.

3. Problemas na bomba d’água

Ela circula o líquido pelo motor. Se quebra ou apresenta desgaste, a circulação para e o calor não dissipa. Ruídos estranhos e vazamentos na região da bomba indicam defeito.

4. Termostato travado

Esse componente controla a passagem do líquido para o radiador. Se fica preso fechado, a água não circula e o superaquecimento é imediato. Um indício é o radiador frio mesmo com o motor quente.

5. Correia danificada ou frouxa

A correia que movimenta a bomba d’água pode se desgastar, soltar ou quebrar, parando o sistema de arrefecimento. Inspeções frequentes e substituições no tempo certo evitam esse problema.

6. Uso incorreto do líquido de arrefecimento

Colocar apenas água ou misturar em proporções erradas reduz a eficiência do sistema. Água da torneira provoca ferrugem e entupimentos.

Prefira sempre o líquido certo, misturado com água destilada ou desmineralizada.

Pode usar só água no radiador?

Em emergências, a água pode salvar o motor, mas apenas por pouco tempo. Ela não tem aditivos que aumentam o ponto de ebulição e evitam corrosão.

Apesar de ser uma solução momentânea, a água não vai resolver o superaquecimento do seu carro a longo prazo.

Fonte: Canva

Se precisar usar, troque o quanto antes pelo líquido correto e faça a limpeza do sistema.

Quando procurar ajuda?

Se o ponteiro do painel indicar alta temperatura, sair fumaça do capô ou o carro perder desempenho, pare imediatamente.

Não abra o radiador quente para evitar queimaduras. Espere esfriar e procure um mecânico.

Com informações do Olhar Digital.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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