1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Motor de ônibus Volvo percorre 3,3 milhões de km sem manutenção corretiva
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Motor de ônibus Volvo percorre 3,3 milhões de km sem manutenção corretiva

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 25/03/2025 às 19:38
Volvo, motor
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Um feito notável no setor de transporte chamou atenção: o motor de um ônibus da Volvo alcançou 3,3 milhões de quilômetros rodados sem precisar de manutenção corretiva. O caso destaca a confiabilidade e a robustez da engenharia da fabricante sueca.

Em 2019, um motor de ônibus Volvo alcançou uma marca inédita no setor de transporte rodoviário. Após rodar por dez anos e meio no México, o equipamento acumulou 3 milhões e 300 mil quilômetros sem passar por nenhuma manutenção corretiva.

O feito foi conquistado pela empresa Omnibus de México, que utilizou o motor em um ônibus da rota entre Cidade do México e Ciudad Juárez, uma das mais longas do país. O veículo circulava, em média, 15 horas por dia.

Reconhecimento histórico

Diante desse desempenho fora do comum, a Volvo Buses realizou um evento especial. Na cerimônia, uma placa comemorativa foi descerrada, reconhecendo o motor como um dos mais viajados da história da Volvo.

Segundo Rafael Kisel, o motor representa o que há de mais avançado em termos de durabilidade e eficiência. “O baixo consumo de combustível é um fator-chave, e seguimos na vanguarda sem sacrificar a confiabilidade”, afirmou.

Uma década de serviço pesado

Durante mais de dez anos, o ônibus operado pela Omnibus de México percorreu a rota entre Cidade do México e Ciudad Juárez diariamente. Ao fim desse período, o motor somava mais de 3,3 milhões de quilômetros rodados.

Mesmo com esse uso intenso, o motor seguia em funcionamento, o que foi destacado pela montadora como um sinal claro de sua qualidade e durabilidade.

Esse tipo de desempenho tem impacto direto na lucratividade dos operadores, reduzindo custos com paradas e trocas.

Tecnologia e parceria

O equipamento que rodou mais de 3 milhões de quilômetros é considerado um antecessor do atual motor DC13, usado nos modelos B13R e Volvo 9800, muito populares no mercado mexicano.

Museu Volvo celebra o feito

O motor, agora fora de operação, ganhou um lugar de destaque no Museu Volvo, em Gotemburgo, na Suécia. O espaço abriga diversos marcos históricos da marca, desde sua fundação, em 1927.

Os visitantes encontram, além do motor da Omnibus de México, modelos em escala, caminhões icônicos, fotos históricas e até o caminhão híbrido mais rápido do mundo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x