Um feito notável no setor de transporte chamou atenção: o motor de um ônibus da Volvo alcançou 3,3 milhões de quilômetros rodados sem precisar de manutenção corretiva. O caso destaca a confiabilidade e a robustez da engenharia da fabricante sueca.
Em 2019, um motor de ônibus Volvo alcançou uma marca inédita no setor de transporte rodoviário. Após rodar por dez anos e meio no México, o equipamento acumulou 3 milhões e 300 mil quilômetros sem passar por nenhuma manutenção corretiva.
O feito foi conquistado pela empresa Omnibus de México, que utilizou o motor em um ônibus da rota entre Cidade do México e Ciudad Juárez, uma das mais longas do país. O veículo circulava, em média, 15 horas por dia.
Reconhecimento histórico
Diante desse desempenho fora do comum, a Volvo Buses realizou um evento especial. Na cerimônia, uma placa comemorativa foi descerrada, reconhecendo o motor como um dos mais viajados da história da Volvo.
-
Fiat lança SUV produzido em Betim com sete versões diferentes, incluindo híbridas-leves de 12V e esportiva de 185 cv turbo: Pulse 2025 tem opções de câmbio manual, CVT e automático
-
Moto Yamaha por menos de 18 mil reais desafia Honda CG: Factor entrega economia, painel digital e manutenção acessível em 2025
-
5 carros seminovos que são espaçosos e baratos: veja cinco opções ideais para famílias a partir de R$ 30 mil
-
4 carros usados com ótimo custo-benefício em 2025: de sedãs confiáveis a SUVs econômicos, a partir de R$ 59 mil
Segundo Rafael Kisel, o motor representa o que há de mais avançado em termos de durabilidade e eficiência. “O baixo consumo de combustível é um fator-chave, e seguimos na vanguarda sem sacrificar a confiabilidade”, afirmou.
Uma década de serviço pesado
Durante mais de dez anos, o ônibus operado pela Omnibus de México percorreu a rota entre Cidade do México e Ciudad Juárez diariamente. Ao fim desse período, o motor somava mais de 3,3 milhões de quilômetros rodados.
Mesmo com esse uso intenso, o motor seguia em funcionamento, o que foi destacado pela montadora como um sinal claro de sua qualidade e durabilidade.
Esse tipo de desempenho tem impacto direto na lucratividade dos operadores, reduzindo custos com paradas e trocas.
Tecnologia e parceria
O equipamento que rodou mais de 3 milhões de quilômetros é considerado um antecessor do atual motor DC13, usado nos modelos B13R e Volvo 9800, muito populares no mercado mexicano.
Museu Volvo celebra o feito
O motor, agora fora de operação, ganhou um lugar de destaque no Museu Volvo, em Gotemburgo, na Suécia. O espaço abriga diversos marcos históricos da marca, desde sua fundação, em 1927.
Os visitantes encontram, além do motor da Omnibus de México, modelos em escala, caminhões icônicos, fotos históricas e até o caminhão híbrido mais rápido do mundo.