Uma motocicleta feita à mão com motor V8 da Ferrari e 400 cv está chocando o mundo: projeto californiano quebra todos os limites da engenharia
A cidade de Los Angeles acaba de testemunhar uma das construções mais ousadas da história do motociclismo moderno: uma motocicleta artesanal equipada com nada menos que o motor V8 de um Ferrari F355. A responsável por essa insanidade sobre duas rodas é a oficina Hazan Motorworks, liderada pelo renomado customizador Maxwell Hazan, que há anos transforma sonhos em máquinas de engenharia extrema.
Batizada de HF355, essa moto foi inteiramente desenhada do zero. Diferente de outros projetos que simplesmente adaptam blocos potentes a quadros existentes, Hazan decidiu construir tudo do início: chassi, suspensão, carenagem e até mesmo o sistema de escape. O resultado é uma superbike que entrega 400 cavalos de potência e desafia qualquer padrão tradicional — tanto em performance quanto em estética.
“O objetivo era criar uma moto esportiva com motor V8 que ainda mantivesse as proporções de uma moto normal, e definitivamente foi um desafio”, afirmou Hazan em uma publicação no Instagram, onde compartilha os bastidores do projeto. A frase resume bem o espírito desse projeto: uma obra de arte funcional que rompe os limites do que se considera uma motocicleta.
-
Nem crocodilo, nem cobra: o animal mais letal da Austrália não é venenoso e não possui dentes afiados; apesar de ser conhecido por seus animais exóticos, o mais “perigoso” do país é o cavalo
-
Rio de Janeiro dispara em ranking de destinos mais temidos por turistas brasileiros em 2025
-
Como é por dentro a linha de montagem da Volkswagen? Visita inédita e gratuita revela cada etapa da produção de carros emblemáticos em SP
-
Foi cargueiro, navio militar e até biblioteca — hoje, navio mais antigo do mundo é hotel de luxo de US$ 18 mi na Indonésia
Chassi artesanal, motor italiano e alma californiana
Desde o início de 2024, Hazan vem trabalhando nesse projeto que, para muitos, soaria como loucura. O motor V8 de 3.5 litros da Ferrari — originalmente projetado para carros esportivos dos anos 1990 — precisou ser adaptado com uma transmissão de seis marchas, totalizando cerca de 140 kg apenas entre motor e câmbio. Com todos os componentes instalados, incluindo 15 litros de combustível e fluidos, o peso final da moto ficou em 260 kg. A meta inicial era 226 kg, mas como o próprio criador admite, o desempenho e a integridade do projeto justificam o aumento.
Para lidar com tamanha potência e garantir estabilidade, Hazan contou com a ajuda de diversos parceiros especializados: o sistema de escapamento foi desenvolvido sob medida pela italiana SC Project, a suspensão ficou por conta da Rogue Racing, os pneus de alta performance são fornecidos pela Pirelli e os lubrificantes utilizados são da marca Motul. A seleção de componentes reforça o compromisso com desempenho e segurança, sem abrir mão da estética refinada e funcional.
No site oficial da Hazan Motorworks, o próprio Hazan descreve sua filosofia: “Cada moto que crio é feita com minhas próprias mãos aqui na oficina. São peças únicas, irrepetíveis. Me esforço para desenvolver algo inédito em cada projeto e construo os designs mais interessantes que consigo imaginar da forma mais elegante possível”.
De marceneiro em Nova York a ícone das duas rodas
O sucesso atual de Hazan é fruto de uma trajetória incomum. Antes de se tornar um dos maiores nomes da customização de motos no mundo, ele atuava como designer de interiores e empreiteiro. Seus primeiros experimentos com motocicletas começaram na marcenaria do pai, no bairro do Brooklyn, em Nova York. Com o tempo, decidiu mudar-se para Los Angeles, onde pôde dedicar-se integralmente à sua paixão: criar máquinas únicas, que misturam engenharia de ponta, design futurista e desempenho real.
A HF355 talvez seja seu projeto mais ambicioso, mas está longe de ser o único a chamar atenção. Em seu portfólio estão desde motos aerodinâmicas inspiradas em corridas de sal nas planícies de Bonneville até veículos com influências clássicas e traços que remetem ao cyberpunk. Um dos exemplos mais comentados é sua versão customizada da BSA, que combinava carenagem de alumínio com soluções técnicas inovadoras — algo que se tornou marca registrada de Hazan.
Agora, com a HF355 já em movimento e prestes a ser finalizada, a expectativa é que essa moto não só se torne referência no mundo das custom bikes, mas também entre para a história como uma das criações mais ousadas do século. Mais do que uma máquina, é uma declaração de liberdade, criatividade e obsessão pela perfeição mecânica.