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Motocicleta indiana invade o Brasil, se torna fenômeno e agora tem fila de espera de 4 meses

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 27/08/2024 às 18:34
Motocicleta indiana invade o Brasil, se torna fenômeno e agora tem fila de espera de 4 meses
Motocicleta indiana invade o Brasil, se torna fenômeno e agora tem fila de espera de 4 meses

Super Meteor 650 se tornou a nova sensação das motos no Brasil, com fila de espera de quatro meses e preços competitivos.

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado um crescimento expressivo no setor de vendas de motocicletas. Dados da Fenabrave indicam que, entre janeiro e julho de 2024, foram emplacadas 1,089 milhão de motos, quase 200 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.

Essa expansão reflete uma economia mais estável e a busca por meios de transporte mais ágeis e econômicos, especialmente em grandes centros urbanos.

Embora a Honda continue liderando o mercado com mais de 760 mil unidades emplacadas apenas nos primeiros sete meses do ano, um segmento específico tem se destacado: o das motocicletas de estilo Custom. Essas motos, com design clássico mas equipadas com tecnologias modernas, têm atraído um público crescente e fiel.

A líder inesperada: Royal Enfield e a Super Meteor 650

Entre as marcas que vêm conquistando espaço nesse nicho, a Royal Enfield é, sem dúvida, a que mais chama atenção.

Presente no Brasil há sete anos, a marca indiana tornou-se líder no segmento Custom, com a Hunter 350 liderando as vendas com 3.027 unidades emplacadas em 2024.

No entanto, foi o lançamento da Super Meteor 650 que realmente mexeu com o mercado, causando uma verdadeira revolução.

Em apenas 48 horas, foram vendidas 650 unidades da Super Meteor 650, e hoje, a lista de espera já conta com 1.300 pessoas, com um tempo estimado de entrega de quatro meses.

“O projeto da Super Meteor 650 tinha a missão de combinar o DNA da nossa marca com a personalidade cruiser que nosso público espera, além de oferecer um motor potente e leve ao mesmo tempo”, explica Renato Ferri, gerente de marketing da Royal Enfield Brasil.

Super Meteor 650. (Imagem: divulgação)
Super Meteor 650. (Imagem: divulgação)

O que torna a Super Meteor 650 tão especial?

Um dos principais atrativos da Super Meteor 650 é o seu preço, significativamente mais acessível que o de concorrentes diretos.

Os valores começam em R$ 33.990 para a versão Astral, R$ 34.490 para a versão Interstellar, e R$ 34.990 para a versão Celestial, incluindo a entrega até a casa do cliente, um diferencial no mercado.

Mas o preço não é o único fator de sucesso. A Super Meteor 650 oferece um motor bicilíndrico de 648 cavalos e 53,3 Nm de torque, garantindo uma aceleração potente e trocas de marcha precisas, ideais para estradas.

Além disso, o design é um show à parte, com um assento baixo e confortável, painel de instrumentos digital-analógico de estilo retrô com tela LCD, e navegação Tripper integrada.

Fábrica e crescimento da marca no Brasil

A Royal Enfield, fundada em 1901 na Inglaterra e atualmente de propriedade indiana, é uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo.

No Brasil, a marca opera uma fábrica na Zona Franca de Manaus desde dezembro de 2022, em parceria com a Dafra, responsável pela montagem dos kits enviados da Índia. Esse modelo de operação tem permitido à marca atender à crescente demanda de forma mais ágil e eficiente.

Entre 2023 e 2024, a Royal Enfield registrou um crescimento de 44% nas vendas no Brasil, e a previsão é de que o número de concessionárias passe de 28 para 38 até o final de 2024.

As novas lojas estarão localizadas em cidades como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Cuiabá. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: 60 concessionárias em todo o país.

Novidades à vista

Para os fãs da marca, as novidades não param por aí. Está previsto para 2024 o lançamento do modelo Himalayan, seguido pela chegada da Shotgun 650 em 2025. A expectativa é que esses lançamentos sigam o sucesso da Super Meteor 650, ampliando ainda mais a base de clientes da Royal Enfield no Brasil.

Com tantos lançamentos e uma demanda crescente, fica a pergunta: os preços das motocicletas no Brasil estão justos ou será que o mercado está inflacionado em comparação com outros países? Deixe sua opinião nos comentários!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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