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Moto Kawasaki com motor de 48 cilindros e 4200 cilindradas é vendida por valor recorde de 120 mil dólares!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/11/2024 às 01:09
Moto, motor, Kawasaki
Foto: Reprodução

Motocicleta gigante Kawasaki, com motor de 48 cilindros e 4200 cc, é leiloada por 120 mil dólares, marcando recorde histórico

A impressionante “Tinker Toy” de 48 cilindros, construída por Simon Whitelock, é uma das motocicletas mais icônicas e excêntricas do mundo. Esta máquina foi projetada para estabelecer um novo padrão no cenário de motocicletas personalizadas no Reino Unido, e acabou se tornando um recorde mundial do Guinness.

O Histórico de Whitelock no Universo das Motocicletas Customizadas

Desde 1985, Simon Whitelock é um nome conhecido na cena das motocicletas customizadas no Reino Unido. Inicialmente, ele realizava construções mais simples, utilizando motores de dois tempos e peças de várias máquinas. A popularidade de suas criações cresceu rapidamente, e ele passou a explorar projetos mais ambiciosos.

Alguns desses incluem motores de configurações inovadoras, como o “triplo-triplo” de nove cilindros e um motor em linha com sete cilindros. Todas essas máquinas foram montadas utilizando motores da Kawasaki.

A Corrida Armamentista dos Cilindros

A cena de motocicletas customizadas começou a seguir uma tendência peculiar: a busca pelo maior número possível de cilindros. Diversos construtores tentavam superar uns aos outros, e, em certo ponto, Whitelock decidiu levar essa ideia ao extremo, criando uma máquina que seria o auge dessa “corrida armamentista”.

Foi assim que surgiu o Kawasaki de 48 cilindros, uma motocicleta que impressiona tanto pelo design quanto pela complexidade mecânica. Apelidada de “Tinker Toy”, em homenagem a um bombardeiro B-17 Flying Fortress da Segunda Guerra Mundial, essa máquina é composta por seis blocos de oito cilindros.

A Estrutura da Tinker Toy

A motocicleta Tinker Toy foi construída a partir da Kawasaki KH250, escolhida por sua ampla disponibilidade e baixo custo. Esse fator facilitou o desenvolvimento do projeto, que também exigiu a adição de um cilindro auxiliar de 125 cc para dar partida no motor principal de 48 cilindros. Esse cilindro extra funciona como um “motor burro”, sendo desligado assim que o motor principal entra em funcionamento.

Além disso, o projeto conta com uma caixa de câmbio BMW K100, um alternador adaptado de um carro e um sistema de combustível e ignição modificado. Por conta de sua estrutura robusta, a moto pesa aproximadamente 600 kg. Para suportar esse peso, foram adicionadas rodas reforçadas Hagon e uma suspensão dianteira de uma Honda Goldwing.

O Sistema de Escape e Configurações Adicionais

O sistema de escape da Tinker Toy é singular: ele é configurado como 24 para 1 em cada lado da moto. Cada um dos seis bancos de cilindros possui seu próprio carburador Mikuni e ignição individual. O tanque de gasolina, construído a partir de tubos de aço inoxidável de 150 mm de diâmetro, está localizado entre os blocos de cilindros, enquanto a parte superior da motocicleta, que se assemelha a um tanque, é na verdade uma carcaça que abriga componentes elétricos e sistemas de ignição.

O projeto, iniciado em 1998, foi concluído apenas em 2003, sendo que a maior parte do trabalho foi realizada no último ano, segundo Whitelock. A Tinker Toy possui uma licença ativa na Inglaterra e atende a todos os requisitos regulatórios.

A Experiência de Ligá-la Pela Primeira Vez

Simon Whitelock descreveu a primeira experiência de ligar a Tinker Toy como algo memorável. Ele comparou o som do motor a um Rolls-Royce Merlin, um motor clássico da aviação britânica. Durante uma tentativa recente de ligar a motocicleta, o motor apresentou falhas, provavelmente devido a entupimentos nos carburadores Mikuni. Felizmente, Whitelock precisaria apenas de seis carburadores para resolver o problema.

A Venda na Bonhams e o Valor da Máquina

Em abril deste ano, a Tinker Toy foi vendida na Bonhams Spring Stafford Sale. O preço final, incluindo a taxa do comprador, foi de £92.000, o que equivale a aproximadamente US$120.000. Isso significa que cada cilindro custou cerca de US$2.500, um valor considerável para uma moto que, segundo o próprio Whitelock, não foi projetada para velocidade ou potência, mas sim para estabelecer um recorde mundial.

“Ela não foi feita para velocidade ou potência. Foi feita para entrar no Guinness Book of Records”, afirmou Whitelock. A Tinker Toy atinge cerca de 120-130 mph (193-209 km/h), mas sua importância vai além do desempenho: ela é um ícone de inovação e audácia no universo das motocicletas personalizadas.

O Futuro da Tinker Toy e o Legado de Whitelock

Apesar de ser um projeto finalizado há mais de uma década, a Tinker Toy continua a despertar a curiosidade dos apaixonados por motocicletas. Mesmo antes da era das redes sociais, ela já era uma máquina “WTF” em diversos fóruns e eventos. E hoje, com a popularidade de plataformas como Instagram e YouTube, a motocicleta ainda se destaca nos feeds de entusiastas.

Whitelock já afirmou que não pretende construir outra máquina de tamanha complexidade, mas seu legado permanece. A Tinker Toy não é apenas uma moto com 48 cilindros; ela é um símbolo de criatividade e ousadia.

Reflexões Finais

O Kawasaki de 48 cilindros, embora tenha um valor de mercado impressionante, é antes de tudo uma obra de arte mecânica. Whitelock conseguiu criar algo que transcende os limites da engenharia convencional, e é improvável que outra motocicleta do mesmo calibre seja construída em breve. Mesmo com algumas falhas na última tentativa de dar partida, essa máquina continua a fascinar aqueles que a veem.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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