A moto elétrica sustentável Zapp i300 vem com duas baterias que lhe proporciona uma autonomia de até 60 km com apenas uma recarga
Apesar de ter sido apresentada ao público pela primeira vez durante o verão de 2017, suas linhas criativas já ganharam prêmios de design. A Zapp, empresa sediada no Reino Unido, apresentou um de seus primeiros produtos, uma moto elétrica sustentável chamada i300, que combina velocidade com carregamento simples.
O Zapp i300 recebeu o prêmio “Excellent Product Form” do German Design Awards 2023 na categoria de motocicletas. Isso se deveu em parte ao design exclusivo de sua moldura, que tinha a forma de um Z.
A i300 é uma moto elétrica sustentável urbana, que foi projetada por um grupo de especialistas da indústria automotiva e de motocicletas, para oferecer um desempenho que pode superar os modelos movidos a motor de combustão interna.
- Volkswagen T-Cross 2025 revoluciona o mercado: SUV mais vendido chega com faróis full-LED, motor turbo de 150 cv e tecnologia de ponta!
- Uma Harley Davidson dos anos 1950 foi descoberta por acaso, mas o verdadeiro prêmio surpreendeu ainda mais os sortudos
- Motor a água de 400 CV e 6.500 RPM já funciona: o fim dos combustíveis fósseis pode estar mais perto do que pensamos
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
O veículo está equipado com um motor elétrico com uma potência máxima de 14 quilowatts (19 cavalos de potência), o que lhe permite atingir a velocidade máxima limitada de 97 quilômetros por hora em apenas 4,8 segundos.
Sendo a primeira motocicleta elétrica que Zapp criou, a i300 pesa apenas 92 kg e é inteiramente feita de metais leves, com alguns componentes feitos de carbono. É possível, ainda, comprar uma variante que contém componentes de plástico reciclado dos oceanos. Vale destacar que o peso citado, não leva em conta as duas baterias que equipam a moto elétrica sustentável.
O fato de cada uma das baterias pesar seis quilos e ter uma alça conveniente permite removê-las e carregá-las em uma tomada comum sem muita dificuldade. Elas são capazes de recuperar entre 20 e 80 por cento de sua energia perdida em menos de 40 minutos.
A moto elétrica Zapp i300 possui uma versão com componentes feitos a partir de plásticos reciclados do mar
Em relação ao seu nível de independência, a moto elétrica sustentável Zapp i300 é capaz de percorrer uma distância de até 60 quilômetros sem precisar de recarga, o que é considerado uma boa autonomia.
A Zapp oferece uma ampla variedade de possibilidades de customização para potenciais consumidores da nova moto elétrica i300. Essas alternativas incluem várias cores para o painel frontal e o assento, além de diversos acessórios. Como resultado, há muito poucos casos em que duas motocicletas são idênticas.
Os custos do i300 começam em 5.750 libras (cerca de 37.000 reais, em conversão direta) quando comprados online no site da Zapp. Este valor corresponde à versão parcialmente construída com plástico reciclado produzido a partir de lixo recolhido no mar.