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Ferrari deixa carros de lado e foca em nova Moto elétrica “retrô-futurista”

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/01/2023 às 14:59
Atualizado em 10/01/2023 às 03:46
Moto elétrica "retrô-futurista" desenvolvida por estúdio da Ferrari promete preço de CB 1000
Eysing PF40 / Divulgação: Eysing

Estúdio da Ferrari deixou um pouco de lado os carros e agora está trabalhando em uma moto elétrica com design inspirado na década de 1930. O modelo conta com 100 km de autonomia e preço de CB 1000.

Como um gigante no mundo do design, o sobrenome Pininfarina é muito conhecido no segmento de carros, seja pelas criações de seus fundadores ao lado da Ferrari com os modelos F40, Dino e Testarossa, como para outras marcas. Do estúdio da Itália, que possui o mesmo sobrenome, também saíram modelos como o Jaguar XJ-S, o Mitsubishi Pajero, o Peugeot 306 CC e o Fiat Coupé. Entretanto, agora a lendária casa de design busca levar a sua magia ao mundo das motos elétricas

Moto elétrica conta com 100 km de autonomia e preço de CB 1000

https://www.youtube.com/watch?v=-xtWvU9CcvI

O estúdio italiano que desenvolveu modelos da Ferrari se dedicou aos traços da moto elétrica PF40, um modelo que é inspirado no design da década de 1930. Este veículo, que conta com um design retro-futurista, é desenvolvido pela empresa holandesa Eysing.

Em seu conjunto, a moto elétrica com preço de CB 1000 conta com um farol dianteiro arredondado e um hodômetro analógico. Detalhes que não podiam ficar de fora de um veículo que apela ao melhor estilo de época.

O desenho da PF40 em si, é muito minimalista. Em termos de desempenho, o veículo apresenta um motor montado no cubo da roda traseira, com potência nominal de 1,5 kW, o equivalente a 2 cavalos de potência, com duas versões disponíveis, onde uma possui velocidade máxima de 25 km/h e 50 km/h.

A bateria conta com autonomia para até 100 km e pode ser totalmente carregada em apenas 8 horas, ou, caso seja utilizado um carregador rápido, em até 4 horas. A suspensão conta com garfos de mola, no estilo “old School”, enquanto a traseira é totalmente rígida.

Modelo custa mais de R$ 77 mil

Assim como os veículos da época, a frenagem conta com freios a tambor mecânicos traseiros e dianteiros. Entretanto, as rodas da moto elétrica possuem a modernidade da liga leve, mas calçam pneus de padrão antigo com nervuras.

Em ordem de marcha, pronta para circulação, a moto elétrica, criada pelo estúdio responsável por modelos da Ferrari, pesa apenas 60 kg. As pré-encomendas para a Eysing PF40 já estão abertas, com cobrança de uma taxa de reserva de 1000 euros.

Entretanto, o preço total do veículo é de 13.780 euros, o equivalente a mais de R$ 77 mil em conversão direta, ou seja, a nova moto elétrica custa mais que uma Honda CB 1000 R por lá. Na Europa, a naked da Honda é vendida por 13.590 euros. Já no Brasil, este veículo com estilo Neo Sports Café, que também une as clássicas linhas com um design minimalista, parte dos R$ 76.570.

Mobylette da Caloi também ganha versão elétrica

Com uma visão voltada à sustentabilidade, a Caloi também anunciou no último ano a volta de sua Mobylette, mas dessa vez com um motor elétrico que pode entregar uma autonomia de até 30 km com apenas uma carga.

Por enquanto, o veículo, inspirado no modelo da década de 80, está sendo comercializado por meio da página da empresa no Mercado Livre. Já em relação ao preço, a empresa está vendendo a Mobylette com motor elétrico por apenas R$ 9.199.

O ciclomotor ainda conta com um estilo clássico, trazendo um motor de cubo sem escova com uma potência de 350W. O modelo pode ser conduzido tanto através da clássica pedalada, quanto por um acelerador que vem integrado ao display. O modelo conta com uma bateria bivolt de íon-lítio de 36V e 10.4 Ah, que pode facilmente ser removida.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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