YongLE Risheng CG une energia solar e eólica em que design lembra a clássica Honda CG 125, prometendo mobilidade sustentável no mercado asiático.
A fabricante chinesa YongLE Risheng anunciou o lançamento de um novo modelo de moto elétrica que funciona com energia eólica e solar. Com design que lembra a clássica Honda CG 125, a novidade aposta em fontes de energia renovável para se locomover e já está disponível para venda no mercado asiático.
O modelo, chamado YongLE Risheng CG, combina energia solar e força do vento por meio de uma estrutura adaptada com painéis solares e uma turbina eólica. Ainda sem testes públicos ou verificação independente, a moto promete ser uma alternativa sustentável em um mercado que cresce com foco na redução de emissões de carbono.
Moto elétrica da YongLE combina tecnologias sustentáveis
A moto elétrica lançada pela YongLE Risheng foi desenvolvida com uma proposta inusitada: unir energia solar e eólica para recarregar sua bateria. A estrutura conta com um painel solar de 250 W instalado sobre um teto fixado ao chassi, além de uma turbina eólica que aproveita o vento enquanto o veículo está em movimento ou estacionado em locais ventilados.
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A bateria de lítio-fosfato possui capacidade de 30 Ah, e o motor de 1500 W proporciona uma velocidade máxima de até 59 km/h. Com uma carga completa da bateria, o modelo pode percorrer entre 80 e 120 quilômetros, de acordo com a fabricante. Já quando utiliza exclusivamente a energia solar ou eólica, o alcance é reduzido para cerca de 50 quilômetros.
Design adaptado e estrutura leve
Visualmente, a YongLE Risheng CG remete ao modelo clássico Honda CG 125, lançado na década de 1970. Apesar das modificações e do teto com equipamentos, o peso total da moto é de 133 kg. Isso se deve ao uso de materiais leves e ao foco em eficiência energética.
A moto elétrica é equipada com freios a disco nas duas rodas, garfo telescópico na suspensão dianteira, amortecedores hidráulicos na parte traseira e um sistema de transmissão com três marchas. Esses elementos contribuem para melhorar a dirigibilidade, mesmo com a estrutura adicional instalada sobre o veículo.
Energia renovável ganha espaço no setor automotivo
A aposta da YongLE Risheng em uma moto elétrica que funciona com energia eólica e solar acompanha uma tendência crescente no setor automotivo global: o uso de energia renovável para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Nos últimos anos, soluções baseadas em energia solar têm se multiplicado em projetos de veículos, principalmente em países asiáticos e europeus. Embora a eficiência dessas fontes ainda enfrente limitações, especialmente em veículos de pequeno porte, o desenvolvimento de alternativas segue em ritmo acelerado.
Dados técnicos ainda não foram validados por testes independentes
Apesar do anúncio oficial e das informações divulgadas pela fabricante, os dados de desempenho da moto elétrica não foram comprovados por órgãos reguladores ou testes técnicos públicos. No site oficial da YongLE Risheng, também não há informações sobre o preço de venda da CG com teto solar e turbina eólica.
Segundo o portal New Atlas, a empresa é conhecida por desenvolver veículos movidos a energia renovável, com características fora do padrão do mercado tradicional. Entre seus projetos anteriores estão triciclos com turbinas eólicas, barcos elétricos e outros veículos elétricos com visual diferenciado.
Moto elétrica que funciona com energia eólica e solar já está à venda
A moto elétrica que funciona com energia eólica e solar já foi lançada comercialmente, embora a fabricante não tenha informado os valores ou os mercados internacionais em que o modelo poderá ser oferecido futuramente. Com foco em inovação sustentável, o projeto ainda depende de aceitação do público e verificação prática de suas capacidades.
A estrutura criada pela YongLE Risheng reforça o potencial de veículos compactos movidos a energia renovável, embora o desempenho real possa variar conforme as condições de uso. Em áreas com maior incidência de sol e vento, a utilização direta da energia solar e eólica pode contribuir para uma mobilidade mais autônoma e econômica.
Especificações principais da moto elétrica
Item | Especificação |
---|---|
Comprimento × Largura × Altura (mm) | 2200 × 750 × 2300 |
Potência (W) | 1500 |
Peso total | 133 kg |
Modo de transmissão | Transmissão de três marchas |
Autonomia (km) | 80–120 |
Distância de frenagem com vento (m) | ≥50 |
Velocidade (km/h) | 30–60 |
Fonte de alimentação de carregamento | AC110–220V~50Hz |
Parâmetros de carregamento | 72V/5A |
Tempo de carregamento | 6–8 horas |
Painel de instrumentos | Painel digital |
Especificações técnicas adicionais
Item | Especificação |
---|---|
Valor de baixa tensão (V) | 72 ± 0.5 |
Tensão do sistema de sinal (V) | 15 |
Ângulo máximo de subida (°) | 15 |
Tipo de freio dianteiro | Freio a tambor |
Tipo de freio traseiro | Freio a tambor |
Amortecedor dianteiro | Amortecedor hidráulico |
Amortecedor traseiro | Amortecedor hidráulico |
Pneu dianteiro | 1.75-17 |
Pneu traseiro | 3.00-17 pneu a vácuo |
Capacidade máxima de carga (kg) | 75 |
Motor eólico | 300W / 72V (motor de ímã permanente) |
Controlador de energia eólica | 10A / 72V |
Painel solar | 250W / 72V |
Bateria de chumbo-ácido | 30Ah / 72V |
Fonte: Olhar Digital