Com preço inicial de R$ 109.130, a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT é uma das motos mais caras da Honda e combina alta tecnologia, conforto e desempenho off-road. Veja os detalhes.
A Honda lançou oficialmente em 2023 a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT, fabricada em Manaus (AM), e marcou uma nova etapa para o segmento das big trails no país. Com preço inicial de R$ 109.130, ela é considerada uma das motos mais caras da Honda no Brasil. E não é à toa.
Sobre a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT
Reunindo tecnologia de ponta, desempenho robusto e conforto para longas viagens, o modelo foi projetado para quem exige o máximo em aventura sobre duas rodas.
O lançamento também contou com uma expedição de 5.000 km, saindo do coração da Amazônia e reunindo quatro pilotos que testaram a máquina em um roteiro desafiador, reforçando o espírito aventureiro da marca.
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiáveis por até R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
Big trail robusta e confortável, feita para longas distâncias
Ao integrar recursos de segurança, ciclística refinada e um sistema de câmbio automatizado DCT (Dual Clutch Transmission), a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT reafirma seu lugar como uma das big trails mais completas e versáteis do mercado.
A Africa Twin é sinônimo de resistência e versatilidade.
A versão Adventure Sports foi especialmente pensada para viagens longas, oferecendo mais conforto sem abrir mão da vocação off-road.
Entre os diferenciais dessa moto cara da Honda estão o tanque de combustível ampliado para 24,8 litros, o cruise control (controle de cruzeiro) e os pneus sem câmara (tubeless), que garantem mais segurança e praticidade em caso de furos.
Além disso, há protetores de manoplas, protetor de cárter e suspensão eletrônica SHOWA EERA™, que se ajusta automaticamente conforme os modos de pilotagem e o tipo de terreno.
Suspensão e estrutura herdadas do Rally Dakar
A estrutura da CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports tem DNA de competição.
O quadro em aço, o subchassi em alumínio e a balança traseira são derivados das motocicletas CRF 450, usadas no exigente Rally Dakar.
O resultado é uma motocicleta leve e ágil, mesmo sendo uma big trail. Isso melhora a estabilidade e o controle em terrenos irregulares, além de reduzir o cansaço em longas distâncias.
A altura do assento, que pode ser ajustada entre 850 mm e 870 mm, oferece mais conforto e segurança para pilotos de diferentes estaturas.
Há ainda a opção de adquirir um banco ainda mais baixo, como acessório.
Câmbio DCT: a tecnologia que redefine a pilotagem
Um dos maiores diferenciais da Africa Twin Adventure Sports DCT está na transmissão DCT (Dual Clutch Transmission).
Trata-se de um sistema de dupla embreagem, que realiza as trocas de marcha de forma automática e quase imperceptível.
Nesse sistema, uma embreagem é responsável pelas marchas ímpares e outra pelas pares, ambas pré-engatadas, garantindo trocas rápidas, suaves e contínuas.
Isso elimina a necessidade de manete de embreagem ou alavanca de câmbio tradicional.
O piloto pode escolher entre três configurações de troca de marchas: uma manual, controlada por botões no guidão, e duas automáticas, que se adaptam ao estilo de pilotagem e ao terreno.
Essa tecnologia exclusiva da Honda em motocicletas é comparável aos câmbios borboleta de carros esportivos e proporciona uma experiência de condução muito mais intuitiva e fluida, tanto no asfalto quanto no fora de estrada.
Segurança de alto nível para encarar qualquer terreno
A CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT não economiza em recursos de segurança.
O sistema de freios ABS com Cornering ABS é integrado à central IMU (Unidade de Medição Inercial), que monitora seis eixos da moto para aplicar a frenagem ideal em curvas, considerando a inclinação e a desaceleração.
Esse sistema oferece dois modos distintos para uso em estrada ou off-road e ainda pode ser totalmente desligado, caso o piloto deseje maior liberdade em trechos mais técnicos.
Outro recurso importante é o Wheelie Control, que atua para evitar que a roda dianteira perca contato com o solo em acelerações bruscas.
São três níveis de intervenção, além da opção de desativação, oferecendo personalização total ao estilo do condutor.
A moto também vem equipada com o Emergency Stop Signal (ESS) — um sistema que aciona o pisca-alerta automaticamente em caso de frenagens fortes, alertando motoristas que vêm atrás e evitando colisões traseiras.
Potência controlada com precisão eletrônica
O motor da Africa Twin Adventure Sports DCT é um bicilíndrico de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cavalos de potência e 10,5 kgf.m de torque.
Em conjunto com o câmbio DCT e a estrutura leve, o conjunto oferece uma aceleração vigorosa e progressiva, seja na estrada ou no barro.
O segredo está no sistema Throttle by Wire (TBW) — um acelerador eletrônico que interpreta a intensidade da aceleração e ajusta o torque e a potência com precisão milimétrica.
Isso garante respostas rápidas e maior controle sobre o comportamento da moto em diferentes situações.
Tecnologia embarcada que impressiona
A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT também se destaca pela eletrônica embarcada.
A motocicleta oferece seis modos de pilotagem, que influenciam diretamente no freio motor, entrega de potência, controle de tração, ABS e até no sistema G-switch (quando disponível).
Esses modos são acessíveis por meio do painel TFT touchscreen, que permite configurações detalhadas e personalizadas para cada trajeto.
Para quem quiser explorar todas as possibilidades da moto antes mesmo de sentar no banco, a Honda disponibiliza um simulador digital do painel Multi Information Display (MID) — ideal para conhecer os comandos e funcionalidades diretamente do computador ou celular.
CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT: Dimensões, freios e rodas preparados para aventura
A CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT é equipada com rodas raiadas douradas, de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, montadas com pneus tubeless, mais seguros e práticos.
O sistema de freios conta com disco de 310 mm na frente e 256 mm atrás, oferecendo excelente capacidade de frenagem, mesmo em condições extremas.
A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT é, sem dúvidas, uma das motos mais caras da Honda à venda no Brasil, mas também é uma das mais completas.
Com design refinado, tecnologias de segurança avançadas e o exclusivo câmbio DCT, ela entrega um pacote premium para quem não abre mão da aventura — com o máximo de conforto e controle.
Fabricada em solo nacional, a big trail representa o compromisso da Honda em oferecer produtos de ponta para o público brasileiro, alinhando inovação e confiabilidade em uma moto pronta para qualquer jornada.