1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Moto aquática elétrica se eleva e “voa” sobre as águas para atingir velocidade incrível e tem autonomia de mais de 100 km com apenas uma carga em sua bateria
Tempo de leitura 3 min de leitura

Moto aquática elétrica se eleva e “voa” sobre as águas para atingir velocidade incrível e tem autonomia de mais de 100 km com apenas uma carga em sua bateria

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 09/01/2023 às 10:59
Moto aquática elétrica se eleva e voa sobre as águas para tingir velocidade incrível e tem autonomia de mais de 107 quilômetros com apenas uma carga em sua bateria
FONTE: Boundary Layer Technologies/Divulgação

A moto aquática elétrica Valo Hyperfoil é para quem procura uma experiência única, pois ela é equipada com hidrofólios para cortar as ondas e se elevar sobre as águas

Desde há algum tempo, temos assistido a um aumento do número de embarcações equipadas com hidrofólios, como a moto aquática elétrica Valo Hyperfoil. Seguindo os passos do anfíbio elétrico Trident LS-1 ou do barco híbrido elétrico e a hidrogênio SeaBubble, a embarcação elétrica pessoal também é capaz de voar na água.

A Boundary Layer Technologies, uma empresa iniciante com sede na Califórnia, surgiu com essa nova ideia que faz muitas promessas empolgantes para quem gosta de misturar: água e velocidade.

O Valo é uma moto aquática elétrica semiautomática de alto desempenho e vem equipada com hidrofólios que, combinados com um sistema de estabilidade ativa e um software de controle, garantem uma experiência única na água, incomparável a qualquer outra moto de água, elétricas ou não.

Como a embarcação está navegando acima da superfície da água, mais particularmente a uma altura de aproximadamente 60 centímetros, as ondas não impedem o trajeto e o nível da água não aumenta à medida que a embarcação se move pela área. Com isso, a Valo Hyperfoil pode atingir altas velocidades.

Os hidrofólios da moto aquática elétrica são retráteis, facilitando a movimentação da mesma quando ela não está sendo utilizada para “voar” na água. Esta é uma das características que diferencia a Valo de outras motocicletas aquáticas.

Segundo a fabricante, a moto aquática elétrica Valo Hyperfoil, tem um alcance de até 107 quilômetros e pode se mover a uma velocidade de 64 quilômetros por hora no modo mais econômico. 

A Valo Hyperfoil pode chegar a velocidade próxima de 100 km/h ao se elevar sobre as águas e reduzir o atrito

FOTO: Boundary Layer Technologies

Devido ao seu mecanismo que usa hidrofólios para se elevar sobre a água, a Valo Hyperfoil pode chegar a velocidades próximas aos 100 km/h, obviamente, nesse modo a autonomia diminuirá. Ao carregar usando um carregador de veículo de nível 2 de 240 volts, levará três horas para atingir 95% da capacidade.

O primeiro protótipo está quase pronto, e a empresa responsável pela moto elétrica aquática prevê ter os primeiros veículos disponíveis para testes já no próximo mês, fevereiro de 2023. O ano de 2024 foi escolhido como o ano de lançamento oficial. 

De acordo com a empresa, o ponto de partida para a fixação do preço deverá ser de 59 mil dólares, que em conversão direta ultrapassa a incrível bagatela de R$ 300 mil. A fabricante ainda não informou se a Valo Hyperfoil será comercializada no mercado externo.

Geovane Souza

Geovane Souza é especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Compartilhar em aplicativos