Com lançamento previsto para 2026, Lada Azimut promete conforto, tecnologia e motores a gasolina — mas futuro no Brasil ainda é incerto
A Lada está de volta ao mercado. A marca russa, conhecida no Brasil pelo Niva nos anos 1990, considerado por muitos o “carro mais feio do mundo”, acaba de apresentar o Lada Azimut, seu primeiro SUV. O anúncio foi feito durante o Fórum Internacional de São Petersburgo.
O novo utilitário é considerado o “sucessor espiritual” do antigo Niva, mas traz um visual completamente diferente. Esqueça o estilo quadrado e simplório do passado. O Lada Azimut tem linhas retas e harmônicas, conjunto óptico moderno, rodas renovadas e proporções equilibradas.
Interior com foco em conforto e tecnologia
Ao entrar no Azimut, o motorista encontra um painel com tela dupla, central multimídia de 10 polegadas, GPS integrado e comandos por voz. O acabamento interno é sofisticado, bem distante do visual rústico do antigo Niva.
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Além disso, o veículo conta com seis alto-falantes, ar-condicionado digital de duas zonas e câmera de ré. A marca apostou em um interior moderno e recheado de itens que costumam aparecer apenas em modelos mais caros.
Motores tradicionais e sem eletrificação
Apesar do visual repaginado e da cabine tecnológica, o Azimut mantém a tradição nos motores. A montadora russa optou por versões exclusivamente a gasolina, sem nenhum nível de eletrificação por enquanto.
Serão três opções de motorização: 1.6 aspirado com 120 cv, 1.8 aspirado com 132 cv e, futuramente, uma versão 1.5 turbo com 150 cv. A transmissão também varia conforme a versão: manual de seis marchas na mais simples, CVT na intermediária e automática convencional na versão turbo.
Lançamento em 2026 com preço estimado
O Lada Azimut começará a ser produzido em 2026, na fábrica de Togliatti, na Rússia. A mídia local já estima o preço inicial em cerca de 2,5 milhões de rublos, o que equivale a aproximadamente R$ 175 mil, sem considerar impostos ou taxas de importação.
Ainda não há confirmação oficial sobre em quais países o SUV da montadora russa será vendido. Até agora, sabe-se apenas que o lançamento será feito primeiro no mercado russo. A possibilidade de o modelo chegar ao Brasil permanece indefinida.
Com informações de Canal Tech.
Nunca o Lada foi mais **** que o **** da Ford.
Considero os carros da Lada, muito bons, dada a estrutura e durabilidade das pecas. Quanto a ser bonito ou ****, nao me interessa: a eficiencia deve sobrepujar a aparencia. Por outro lado, so vou me interessar em comprar um carro da Lada, quando houver no Brasil, uma fabrica desta empresa, ja que e mais dificil e caro, importar pecas para reosicao. Alem disso, o desenvolvimento de veiculos hibridos seria muito mais interessante…
Essa informação está muito equivocada. A Lada sempre esteve em atuação, na Rússia, todos esses anos. O Niva ainda é fabricado por lá, na versão antiga e em uma menos antiga (que não veio para o Brasil). Esse carro dessa matéria não é o primeiro SUV da Lada. O Niva antigo, que ainda é fabricado na Rússia, já é um SUV desde os anos 80.