A montadora avança com planos de ter sua própria fábrica no Brasil, em Manaus. Essa será a sua primeira unidade fora da Índia
A Bajaj, montadora indiana de motocicletas, está consolidando seus planos de estabelecer uma fábrica própria no Brasil, reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro. Segundo o diretor executivo da Bajaj Auto, Rakesh Sharma, a nova planta será instalada em Manaus e tem previsão de começar a operar em até 12 meses, com capacidade produtiva de até 20 mil motos por mês.
Investimento estratégico para fortalecer a presença da montadora no Brasil e América Latina
Ainda de acordo com Sharma, a decisão de construir uma fábrica própria no Brasil é impulsionada pelo tamanho e complexidade do mercado brasileiro, que requer uma presença de longo prazo. A montadora busca obter insights sobre desenvolvimento de produtos e comportamento do cliente ao estar presente localmente, o que fortalecerá sua atuação na região e na América Latina.
A futura fábrica da Bajaj no Brasil marcará um marco importante, pois será a primeira unidade da montadora fora da Índia. Além da produção de suas próprias motos, a fábrica também montará modelos de baixa cilindrada da marca KTM, seguindo o exemplo das unidades da Bajaj na Índia, onde produzem motos de 125 a 390 cilindradas da marca austríaca.
- Renault Niagara chega para abalar o mercado: Produção de 65.000 unidades por ano e rivalidade direta com Fiat Toro
- Partindo de R$ 85 mil, novo Toyota Taisor 2025 é o mini SUV que chega para rivalizar com Kardian, Pulse e desbancar Yaris Cross
- Ford apresenta a Ranger mais barata de sua linha: Cabine simples, conforto premium e tecnologia avançada prometem balançar o mercado de picapes
- O primeiro carro solar da história já está em movimento: ele dominará o hidrogênio e transformar a indústria automotiva global
Crescimento sólido no mercado do Brasil com a nova fábrica
Após menos de um ano de presença no mercado brasileiro, a Bajaj já conquistou mais de 1.400 motocicletas emplacadas, com o modelo Dominar 400 sendo o mais vendido até o momento. A montadora já estabeleceu oito concessionárias em diferentes cidades do Brasil e tem planos de expansão para outras capitais, como Belo Horizonte e Salvador.
A instalação da fábrica em Manaus marca um passo importante para a Bajaj, consolidando sua posição no Brasil e abrindo caminho para maior crescimento e sucesso no competitivo mercado de motocicletas do país. Com uma estratégia voltada para o futuro e investimentos na produção local, a montadora reforça seu compromisso com a inovação e o atendimento das necessidades dos clientes brasileiros e latino-americanos.
Sobre a montadora indiana Bajaj
Com uma presença global em mais de 70 países e mais de 18 milhões de motocicletas vendidas, a Bajaj se destaca como uma das marcas mais populares da Índia no cenário internacional. Como o maior exportador de motocicletas do país, a montadora conquistou um lugar de destaque ao ter seus produtos em duas em cada três motos vendidas globalmente.
Além disso, a montadora também lidera como a maior fabricante mundial de veículos de três rodas. Um feito notável da Bajaj Auto é ter alcançado uma capitalização de mercado de INR um trilhão, sendo a primeira empresa de veículos de duas e três rodas a conquistar esse marco impressionante, consolidando seu status como a empresa mais valiosa do setor.