GAC estreia no mercado brasileiro com cinco modelos, incluindo quatro carros elétricos e um a combustão; vendas começam ainda em maio com foco em tecnologia e autonomia
Lançamento GAC no Brasil: A gigante chinesa GAC Motor confirmou o início de suas operações no Brasil para o fim de maio de 2025 com uma estratégia ousada: cinco carros elétricos GAC serão lançados de uma só vez, sendo quatro 100% elétricos e um a combustão. Essa abordagem marca a estreia mais robusta de uma montadora chinesa no mercado automotivo brasileiro nos últimos anos, superando marcas como BYD, Omoda Jaecoo, Neta e GWM, que chegaram ao país com apenas dois ou três modelos iniciais.
A ofensiva da GAC Motor representa não apenas o aumento da concorrência no setor de carros elétricos no Brasil, mas também reforça a tendência de diversificação do portfólio automotivo chinês, que agora aposta em produtos de alto valor agregado, com diferentes tecnologias e voltados para vários segmentos de consumidores — de veículos urbanos acessíveis a SUVs sofisticados.
Cinco carros da GAC Motor devem chegar às concessionárias ainda neste semestre
De acordo com apuração da Autoesporte e dados homologados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), os primeiros modelos da GAC já estão prontos para estrear. São eles: Aion Y Plus, Aion ES, Hyptec HT e o SUV médio Aion V — todos elétricos. O quinto modelo é o SUV a combustão GS4 (também conhecido em alguns mercados como Emkoo), que será o responsável por inaugurar a linha de modelos a combustão da montadora no Brasil.
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Essa abordagem multitecnológica chama a atenção. Enquanto concorrentes como Geely estreiam com um único modelo (o SUV elétrico EX5), a GAC pretende ocupar nichos distintos de mercado desde o primeiro momento, atendendo consumidores que ainda preferem o motor a combustão, assim como quem já busca uma alternativa 100% elétrica.
GAC Aion Y Plus: elétrico entre minivan e SUV para famílias e frotas urbanas
O primeiro da lista é o GAC Aion Y Plus, um modelo que mistura o design de minivan com SUV médio. Com 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, ele aposta em um espaço interno amplo, ideal para famílias grandes ou empresas de transporte executivo.
Movido por um motor elétrico dianteiro, o Aion Y Plus entrega 204 cavalos de potência e 22,9 kgfm de torque, com autonomia oficial de 318 km, segundo dados do Inmetro. A proposta do modelo é clara: entregar versatilidade, dirigibilidade suave e conforto com um design futurista e de baixo custo operacional.
Aion ES: foco em vendas corporativas com visual refinado e autonomia urbana
Outro modelo já confirmado é o GAC Aion ES, voltado principalmente para vendas corporativas e frotas de empresas. Com dimensões similares ao do Aion Y, o diferencial do ES está em seu acabamento interno e nos recursos tecnológicos embarcados.
A marca ainda não divulgou todos os detalhes técnicos do Aion ES, mas espera-se que ele tenha uma autonomia próxima aos 300 km, com foco em custo-benefício para o uso urbano intensivo. Esse modelo deve concorrer diretamente com opções como o Renault Kwid E-Tech em frotas compartilhadas e o BYD Dolphin em vendas diretas para empresas.
Hyptec HT: SUV elétrico urbano com foco em inovação
O terceiro modelo elétrico é o Hyptec HT, que se posiciona como um SUV compacto voltado para consumidores jovens e conectados. Com visual arrojado, teto flutuante e linhas marcantes, o Hyptec HT aposta no apelo visual e em recursos como conectividade com smartphones, comandos por voz e central multimídia em tela ultrafina.
O motor elétrico deve entregar cerca de 180 cv de potência, com autonomia estimada entre 300 e 350 km, o que o coloca em pé de igualdade com modelos como o JAC E-JS1 e o Caoa Chery iCar.
Aion V: SUV médio elétrico será uma das apostas mais sofisticadas
Embora a GAC ainda não tenha confirmado oficialmente, tudo indica que o quarto modelo elétrico da marca será o Aion V, um SUV de porte médio que já foi avaliado por especialistas e traz baterias de nova geração, com recarga ultrarrápida e mais de 400 km de autonomia.
O Aion V deve ser a vitrine tecnológica da GAC no Brasil, concorrendo diretamente com modelos como o BYD Song Plus e o Haval H6 HEV. Espera-se que ele seja oferecido em versões com tração dianteira e integral, além de itens como piloto automático adaptativo, sistema de estacionamento autônomo e câmeras 360°.
GAC GS4: SUV a combustão será o modelo de entrada da marca no Brasil
Fechando a lista de lançamentos da GAC está o GS4, SUV a combustão que será vendido com motor 1.5 turbo e câmbio automático. O modelo já foi flagrado em testes no Brasil e deve ocupar uma faixa de preço entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, competindo com modelos como o Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V.
Com 4,50 metros de comprimento, o GS4 oferece bom espaço interno, acabamento refinado e uma central multimídia com painel digital integrado. Ele será a porta de entrada para quem ainda prefere motores a combustão ou híbridos leves.
GAC Motor no Brasil: posicionamento e expectativas do mercado
A chegada da GAC Motor amplia ainda mais o avanço das montadoras chinesas no mercado automotivo brasileiro, um fenômeno que vem se consolidando desde 2021 com a expansão acelerada da BYD, GWM, Chery e outras marcas.
A GAC se diferencia pela abordagem ampla e simultânea de vários segmentos: elétrico, híbrido, plug-in e combustão. A expectativa é que a marca monte uma rede nacional de concessionárias, com atendimento técnico, pós-venda estruturado e planos de expansão já no segundo semestre de 2025.
Além disso, a possibilidade de produção nacional ou CKD (com montagem no Brasil) já está sendo estudada, dependendo do desempenho de vendas nos primeiros 12 meses de operação.