1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Montadora chinesa GAC lança cinco veículos no Brasil em maio; quatro elétricos e um a combustão fazem parte da linha inicial
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Montadora chinesa GAC lança cinco veículos no Brasil em maio; quatro elétricos e um a combustão fazem parte da linha inicial

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/04/2025 às 08:35
Montadora chinesa GAC lança cinco veículos no Brasil em maio
Foto: Montadora chinesa chega ao Brasil em maio – IA

GAC estreia no mercado brasileiro com cinco modelos, incluindo quatro carros elétricos e um a combustão; vendas começam ainda em maio com foco em tecnologia e autonomia

Lançamento GAC no Brasil: A gigante chinesa GAC Motor confirmou o início de suas operações no Brasil para o fim de maio de 2025 com uma estratégia ousada: cinco carros elétricos GAC serão lançados de uma só vez, sendo quatro 100% elétricos e um a combustão. Essa abordagem marca a estreia mais robusta de uma montadora chinesa no mercado automotivo brasileiro nos últimos anos, superando marcas como BYD, Omoda Jaecoo, Neta e GWM, que chegaram ao país com apenas dois ou três modelos iniciais.

A ofensiva da GAC Motor representa não apenas o aumento da concorrência no setor de carros elétricos no Brasil, mas também reforça a tendência de diversificação do portfólio automotivo chinês, que agora aposta em produtos de alto valor agregado, com diferentes tecnologias e voltados para vários segmentos de consumidores — de veículos urbanos acessíveis a SUVs sofisticados.

Cinco carros da GAC Motor devem chegar às concessionárias ainda neste semestre

De acordo com apuração da Autoesporte e dados homologados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), os primeiros modelos da GAC já estão prontos para estrear. São eles: Aion Y PlusAion ESHyptec HT e o SUV médio Aion V — todos elétricos. O quinto modelo é o SUV a combustão GS4 (também conhecido em alguns mercados como Emkoo), que será o responsável por inaugurar a linha de modelos a combustão da montadora no Brasil.

Smartphone Motorola Moto G35 5G 256GB 12GB Ram Boost e Camera 50MP com AI NFC Tela 6.7 com Superbrilho
Você não terá outra chance de comprar um celular bonito, potente e barato como este da Motorola!
Ícone de link Comprar agora!

Essa abordagem multitecnológica chama a atenção. Enquanto concorrentes como Geely estreiam com um único modelo (o SUV elétrico EX5), a GAC pretende ocupar nichos distintos de mercado desde o primeiro momento, atendendo consumidores que ainda preferem o motor a combustão, assim como quem já busca uma alternativa 100% elétrica.

GAC Aion Y Plus: elétrico entre minivan e SUV para famílias e frotas urbanas

YouTube Video

O primeiro da lista é o GAC Aion Y Plus, um modelo que mistura o design de minivan com SUV médio. Com 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, ele aposta em um espaço interno amplo, ideal para famílias grandes ou empresas de transporte executivo.

Movido por um motor elétrico dianteiro, o Aion Y Plus entrega 204 cavalos de potência e 22,9 kgfm de torque, com autonomia oficial de 318 km, segundo dados do Inmetro. A proposta do modelo é clara: entregar versatilidade, dirigibilidade suave e conforto com um design futurista e de baixo custo operacional.

Aion ES: foco em vendas corporativas com visual refinado e autonomia urbana

YouTube Video

Outro modelo já confirmado é o GAC Aion ES, voltado principalmente para vendas corporativas e frotas de empresas. Com dimensões similares ao do Aion Y, o diferencial do ES está em seu acabamento interno e nos recursos tecnológicos embarcados.

A marca ainda não divulgou todos os detalhes técnicos do Aion ES, mas espera-se que ele tenha uma autonomia próxima aos 300 km, com foco em custo-benefício para o uso urbano intensivo. Esse modelo deve concorrer diretamente com opções como o Renault Kwid E-Tech em frotas compartilhadas e o BYD Dolphin em vendas diretas para empresas.

Hyptec HT: SUV elétrico urbano com foco em inovação

YouTube Video

O terceiro modelo elétrico é o Hyptec HT, que se posiciona como um SUV compacto voltado para consumidores jovens e conectados. Com visual arrojado, teto flutuante e linhas marcantes, o Hyptec HT aposta no apelo visual e em recursos como conectividade com smartphones, comandos por voz e central multimídia em tela ultrafina.

O motor elétrico deve entregar cerca de 180 cv de potência, com autonomia estimada entre 300 e 350 km, o que o coloca em pé de igualdade com modelos como o JAC E-JS1 e o Caoa Chery iCar.

Aion V: SUV médio elétrico será uma das apostas mais sofisticadas

YouTube Video

Embora a GAC ainda não tenha confirmado oficialmente, tudo indica que o quarto modelo elétrico da marca será o Aion V, um SUV de porte médio que já foi avaliado por especialistas e traz baterias de nova geração, com recarga ultrarrápida e mais de 400 km de autonomia.

O Aion V deve ser a vitrine tecnológica da GAC no Brasil, concorrendo diretamente com modelos como o BYD Song Plus e o Haval H6 HEV. Espera-se que ele seja oferecido em versões com tração dianteira e integral, além de itens como piloto automático adaptativo, sistema de estacionamento autônomo e câmeras 360°.

GAC GS4: SUV a combustão será o modelo de entrada da marca no Brasil

YouTube Video

Fechando a lista de lançamentos da GAC está o GS4, SUV a combustão que será vendido com motor 1.5 turbo e câmbio automático. O modelo já foi flagrado em testes no Brasil e deve ocupar uma faixa de preço entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, competindo com modelos como o Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V.

Com 4,50 metros de comprimento, o GS4 oferece bom espaço interno, acabamento refinado e uma central multimídia com painel digital integrado. Ele será a porta de entrada para quem ainda prefere motores a combustão ou híbridos leves.

GAC Motor no Brasil: posicionamento e expectativas do mercado

A chegada da GAC Motor amplia ainda mais o avanço das montadoras chinesas no mercado automotivo brasileiro, um fenômeno que vem se consolidando desde 2021 com a expansão acelerada da BYD, GWM, Chery e outras marcas.

A GAC se diferencia pela abordagem ampla e simultânea de vários segmentos: elétrico, híbrido, plug-in e combustão. A expectativa é que a marca monte uma rede nacional de concessionárias, com atendimento técnico, pós-venda estruturado e planos de expansão já no segundo semestre de 2025.

Além disso, a possibilidade de produção nacional ou CKD (com montagem no Brasil) já está sendo estudada, dependendo do desempenho de vendas nos primeiros 12 meses de operação.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x