Um estado brasileiro entrou na rota da neoindustrialização com a chegada de uma montadora multimarcas que produzirá veículos elétricos e híbridos. Com investimento inicial de R$ 400 milhões e capacidade para produzir 40 mil carros, o projeto promete gerar 9 mil empregos e transformar a economia do estado.
Um estado está prestes a se tornar o epicentro de uma revolução industrial no Brasil, com a instalação de uma montadora que promete transformar a economia local e gerar milhares de empregos.
O acordo, que envolve cifras bilionárias e a produção de carros elétricos e híbridos, marca o início de uma nova fase para o estado, que há anos buscava retomar sua relevância no setor automotivo. Mas quais são os detalhes desse empreendimento que promete fazer história?
O Ceará finalmente conseguiu atrair um investimento de peso para o setor automotivo, após anos de tentativas frustradas e uma perda significativa de relevância com o fechamento da última montadora no estado.
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Agora, com um investimento inicial de R$ 400 milhões, o estado se prepara para abrigar uma indústria automotiva multimarcas em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O projeto, anunciado pelo governador Elmano de Freitas e pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, promete colocar o Ceará na vanguarda da produção de veículos elétricos e híbridos no Brasil.
Modelo multimarcas e a produção de 40 mil veículos
Segundo o jornalista Victor Ximenes, do portal Diário do Nordeste, a nova montadora terá capacidade para produzir até 40 mil veículos na primeira fase de operação, prevista para começar no primeiro semestre de 2025.
Essa planta industrial será pioneira no Brasil por operar sob um modelo de multimarcas, já consagrado em outros mercados internacionais. Esse modelo permitirá que diversas empresas do setor automotivo produzam seus modelos em um mesmo complexo industrial, proporcionando uma diversidade de opções e aumentando a competitividade.
Geração de empregos
O impacto econômico desse empreendimento é inegável. Além dos 40 mil veículos previstos para a primeira fase, o projeto pode gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativas do governo estadual.
Na fase inicial, estão previstas 255 vagas diretas, mas o número deve crescer significativamente à medida que o projeto avança. Conforme o governo, as cifras de investimento devem ultrapassar bilhões de reais nas próximas fases, consolidando o Ceará como um polo automotivo de referência no país.
A neoindustrialização do Ceará
Conforme o vice-presidente Geraldo Alckmin, esse novo polo industrial será um marco na neoindustrialização do Ceará, que já conta com vantagens competitivas, como energia limpa e renovável, além de uma localização estratégica.
O estado também se destaca pela qualidade da educação, o que faz diferença na formação dos recursos humanos que irão atuar no complexo industrial.
Esse projeto vem acompanhado do Mover – Programa de Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal, que estabeleceu diretrizes para a produção e comercialização de veículos de nova energia no Brasil, oferecendo incentivos significativos para empreendimentos como este.
O processo de negociação e a escolha do Ceará
A chegada dessa montadora ao Ceará é fruto de um longo processo de prospecção e negociações, liderado pelo governador Elmano de Freitas e pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.
Diversas reuniões e viagens, tanto no Brasil quanto no exterior, foram necessárias para viabilizar o acordo, que agora coloca o estado em uma posição de destaque no cenário industrial nacional.
Um dos fatores decisivos para a escolha do Ceará como sede desse novo polo automotivo foi a existência de uma área já preparada para receber a indústria.
O terreno, localizado em Horizonte, onde antes funcionava a fábrica da Troller, foi cedido pela Adece à Comexport, empresa responsável pelo empreendimento, em regime de comodato. Essa área já possui a infraestrutura necessária para a instalação da nova montadora, o que facilita e acelera o processo de construção da fábrica.
Você acredita que o Ceará está preparado para se tornar um dos principais polos automotivos do Brasil, ou ainda há desafios a serem superados? Comente sua opinião!