Modelo nacional aposta em tecnologia híbrida flex e propõe nova referência em sustentabilidade, desempenho e conectividade entre as picapes compactas fabricadas no Brasil.
A montadora Lecar, fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis e reconhecida por sua atuação totalmente nacional, anunciou nesta terça-feira (29) a data oficial para apresentar a inédita picape híbrida Campo.
O modelo, que marca uma nova aposta do setor automotivo brasileiro, será lançado ao público na edição 2025 da Fenasucro & Agrocana, maior feira de tecnologia para o setor sucroenergético da América Latina, entre os dias 12 e 15 de agosto, em Sertãozinho (SP).
A fabricante, com sede no Espírito Santo, já iniciou a pré-venda da Lecar Campo com preço sugerido de R$ 159.300 e previsão de entrega para 2026, estabelecendo novos parâmetros de inovação e autonomia para picapes nacionais.
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Lançamento da Lecar Campo destaca inovação e sustentabilidade
A Lecar Campo chega como uma resposta direta à crescente demanda por veículos sustentáveis e eficientes, sendo a primeira picape compacta híbrida flex do Brasil.
Equipada com motor 1.0 turbo flex da Horse – consagrado por seu uso no Renault Kardian e no Nissan Kicks –, associado a um powertrain elétrico, o modelo atinge potência máxima combinada de 165 cavalos e torque de 26,3 kgfm.
O motor elétrico, desenvolvido pela empresa brasileira WEG, é responsável por toda a tração do veículo, enquanto o propulsor a combustão atua exclusivamente como gerador de energia, não estando conectado diretamente às rodas.
Esse conjunto resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, além de garantir uma impressionante autonomia de 1.000 quilômetros, utilizando apenas 30 litros de etanol, com consumo médio calculado em 33,3 km/l, segundo informações da própria fabricante.
Sistema híbrido flex e uso de etanol ganham protagonismo
Ao optar pelo sistema híbrido flex, a Lecar abandona de vez o projeto inicial de veículos 100% elétricos, concentrando seus esforços em soluções voltadas ao uso do etanol.
Segundo representantes da empresa, o uso do biocombustível nacional alinha-se à tendência de descarbonização e amplia as alternativas de mobilidade sustentável no Brasil.
Esse diferencial reforça o posicionamento da Lecar como uma marca comprometida com tecnologias limpas e com o desenvolvimento de produtos adaptados à realidade do mercado brasileiro.
Dimensões, caçamba e capacidade de carga da picape híbrida flex
No quesito dimensões, a Lecar Campo apresenta medidas de 4,50 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e entre-eixos de 2,70 metros, com vão livre do solo de 20 centímetros.
Sua caçamba possui 1,35 metro de comprimento e capacidade volumétrica para 900 litros, superando a média do segmento em termos de espaço útil.
A capacidade de carga é de 650 kg, equivalente às versões cabine dupla das principais concorrentes, como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Estrutura, suspensão e tecnologia embarcada
Entre os destaques construtivos, a Campo adota estrutura monobloco, suspensão independente nas quatro rodas e freios a disco com ABS e EBD em todas as posições, afastando-se do tradicional sistema de feixe de molas presente em rivais do mesmo porte.
Essa solução proporciona maior estabilidade, conforto e segurança ao dirigir, aspectos considerados essenciais por consumidores que buscam versatilidade tanto no uso urbano quanto rural.
O design do modelo também reforça sua proposta inovadora.
A dianteira segue o visual adotado no cupê Lecar 459, trazendo capô esculpido, iluminação full LED e para-choques exclusivos confeccionados em diciclopentadieno (DCPD), material que se destaca pela leveza e alta resistência a impactos.
Nas laterais, destacam-se as maçanetas retráteis e as rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado.
Já a traseira incorpora uma faixa de LED que conecta as lanternas e o nome do modelo gravado em uma peça plástica na coluna C, simulando um santo-antônio integrado ao design da carroceria.
Segurança e pacote tecnológico diferenciam a Lecar Campo
No campo da tecnologia e segurança, a Lecar promete equipar a Campo com seis airbags, controle de tração e estabilidade, além de um pacote Adas (sistemas avançados de assistência ao condutor) considerado completo para o segmento.
Entre os recursos confirmados, estão o sistema de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem de emergência, alerta de ponto cego e direção semi-autônoma.
De acordo com a fabricante, nenhuma concorrente nacional oferece atualmente tantos itens de assistência ativa nesta faixa de preço.
Início das operações da fábrica e pré-venda no Brasil,
O lançamento da Lecar Campo ocorre em um momento estratégico do setor automotivo brasileiro, com foco crescente em eficiência energética, sustentabilidade e incorporação de tecnologias globais.
A fábrica da Lecar, atualmente em construção na cidade de Sooretama, Espírito Santo, tem início de operações previsto para agosto de 2026.
Até lá, consumidores interessados podem reservar a picape híbrida flex diretamente pelo site oficial da marca, mediante pagamento de sinal no valor de R$ 1.593 – equivalente a 10% do preço total do veículo.
Na sua visão, leitor, com características inovadoras e foco em sustentabilidade, será que a Lecar Campo vai conquistar espaço entre rivais como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro e realmente fazer sucesso no mercado brasileiro?
Não tem como competir com nenhuma montadora. O Lecar tem carroceria em PRFV, ( fibra de vidro) como os antigos Puma e Gurgel. Algum veículo Lecar já fez crash test? Se fez, quantas estrelas obteve?