MENU
Menu
Início Moeda rara de 50 centavos da década de 70 é cobiçada por colecionadores

Moeda rara de 50 centavos da década de 70 é cobiçada por colecionadores

2 de março de 2024 às 22:38
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Moedas raras. (Imagem: reprodução)
Moedas raras. (Imagem: reprodução)

A moeda de 50 centavos é considerada uma das mais raras. Leia a matéria e descubra se você tem essa relíquia em casa.

Nos últimos tempos, a comercialização de moedas tem virado febre. Esse aumento no interesse sobre o tema aumentou, sobretudo, após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. À época, o Banco Central liberou exemplares de moedas em comemoração aos jogos realizados em 2016.

Hoje, além das moedas das Olimpíadas, existem outras que chamam atenção de colecionadores e entusiastas do tema. Uma dessas moedas que atrai olhares dos interessados sobre o assunto é uma de 50 centavos colocada em comercialização no ano de 1975.

Artigos recomendados

Curiosidades sobre a moeda

O exemplar, que como citado, foi criado na década de 70, faz parte de uma coleção da Organização de Alimentos para o Mundo, também conhecida como FAO.

Nessa moeda, existe o desenho de um boi zebu para simbolizar a importância do animal para a economia brasileira e a necessidade de combate à desnutrição. Não suficiente, este modelo raro tem a imagem de uma figura feminina com os cabelos soltos.

Essa moeda, que teve uma tiragem de aproximadamente 85 milhões de cópias e é valiosa dependendo da qualidade de conservação, foi feita em aço inoxidável, com borda lisa e exibe em seu desenho o valor de face e a data de sua criação.

A moeda, que teve seu design feito pelo artista Benedicto de Araújo Ribeiro, tem diâmetro de 21mm e pesa 2,64g. De acordo com especialistas, apesar de desmonetizada, o modelo ainda atrai olhares por conta de sua beleza e simbologia pelo lado histórico que representa.

Moeda rara da década de 70. (Imagem: reprodução)

O valor de mercado e como vender

Hoje, dependendo da conservação, que é o principal item a ser avaliado na hora da compra, a moeda pode chegar a custar R$15 em 2024. Dessa forma, a pessoa que tenha esse modelo e queira vendê-lo pode fazer isso em lojas especializadas, físicas ou online, e casas de leilão numismática.

Atualmente, casas de leilão são bons lugares para vender esses objetos, visto que o público é, na maioria das vezes, segmentado e disposto a adquirir moedas raras. Todavia, sites e compradores especializados podem oferecer bons negócios, ou seja, também são boas opções.

Leia também: Confira SETE moedas MUITO raras e valiosas do Plano Real

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x