A moeda de 50 centavos é considerada uma das mais raras. Leia a matéria e descubra se você tem essa relíquia em casa.
Nos últimos tempos, a comercialização de moedas tem virado febre. Esse aumento no interesse sobre o tema aumentou, sobretudo, após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. À época, o Banco Central liberou exemplares de moedas em comemoração aos jogos realizados em 2016.
Hoje, além das moedas das Olimpíadas, existem outras que chamam atenção de colecionadores e entusiastas do tema. Uma dessas moedas que atrai olhares dos interessados sobre o assunto é uma de 50 centavos colocada em comercialização no ano de 1975.
Curiosidades sobre a moeda
O exemplar, que como citado, foi criado na década de 70, faz parte de uma coleção da Organização de Alimentos para o Mundo, também conhecida como FAO.
- Bill Gates: criador da Microsoft cometeu o ‘maior erro de todos os tempos’ e isso lhe custou 400 BILHÕES de dólares
- Demissão de concursados choca trabalhadores em cidade brasileira
- Brasil agora é o país com o maior imposto do mundo após reforma tributária polêmica que divide economistas, políticos e assusta a população
- Crescimento do PIB brasileiro atinge 2,8% em 2024, mas Banco Mundial alerta para desafios fiscais devido a gastos previdenciários e dívida pública
Nessa moeda, existe o desenho de um boi zebu para simbolizar a importância do animal para a economia brasileira e a necessidade de combate à desnutrição. Não suficiente, este modelo raro tem a imagem de uma figura feminina com os cabelos soltos.
Essa moeda, que teve uma tiragem de aproximadamente 85 milhões de cópias e é valiosa dependendo da qualidade de conservação, foi feita em aço inoxidável, com borda lisa e exibe em seu desenho o valor de face e a data de sua criação.
A moeda, que teve seu design feito pelo artista Benedicto de Araújo Ribeiro, tem diâmetro de 21mm e pesa 2,64g. De acordo com especialistas, apesar de desmonetizada, o modelo ainda atrai olhares por conta de sua beleza e simbologia pelo lado histórico que representa.
O valor de mercado e como vender
Hoje, dependendo da conservação, que é o principal item a ser avaliado na hora da compra, a moeda pode chegar a custar R$15 em 2024. Dessa forma, a pessoa que tenha esse modelo e queira vendê-lo pode fazer isso em lojas especializadas, físicas ou online, e casas de leilão numismática.
Atualmente, casas de leilão são bons lugares para vender esses objetos, visto que o público é, na maioria das vezes, segmentado e disposto a adquirir moedas raras. Todavia, sites e compradores especializados podem oferecer bons negócios, ou seja, também são boas opções.
Leia também: Confira SETE moedas MUITO raras e valiosas do Plano Real